O armazém de produtos farmacêuticos e médicos da Chiggiato Trasporti

O armazém de produtos farmacêuticos e médicos da Chiggiato Trasporti

Estantes convencionais para armazenamento de material farmacêutico e médico dos clientes da Chiggiato Trasporti

O armazém de produtos farmacêuticos e médicos da Chiggiato Trasporti

O armazém do operador logístico Chiggiato Trasporti, localizado ao norte da Itália, está equipado com estantes para paletes da Mecalux com uma capacidade de armazenamento para mais de 15.000 paletes. Esta instalação destaca-se devido à sua segurança no momento de armazenar, sobretudo no que se refere a material médico e farmacêutico, bem como pela sua agilidade e eficiência operacional para garantir a pontualidade na entrega dos produtos aos seus clientes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém do Chiggiato Trasporti
    Capacidade de armazenamento: +15.000 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 750 kg
    Altura das estantes: 13,5 m
    Comprimento das estantes: 48 m
  • Baixar PDF

O valor da logística

Em 1972, o empresário Giuseppe Chiggiato fundou esta empresa que armazena, gerencia e fornece serviços de transporte aos seus clientes de qualquer setor (principalmente farmacêutico e alimentício). Distribui toda a mercadoria ao redor da Itália e ao resto da Europa, mas também em países como Rússia, Marrocos, Turquia e Irã.

A Chiggiato Trasporti tinha diversos armazéns distribuídos por toda a Itália, mas manter tantos centros implicava um custo difícil de assumir para a empresa. Emanuele Mura, responsável pela logística, afirma que "era necessário concentrar toda a logística em um único centro de grandes dimensões".

Em 2015, a Mecalux já tinha equipado um de seus armazéns na cidade italiana de Castelminio com estantes convencionais. Depois dessa experiência, a Chiggiato Trasporti solicitou a colaboração da Mecalux para projetar seu novo centro de distribuição em Piombino Dese (ao norte da Itália). Mura afirma que "a Mecalux demonstrou ser uma colaboradora que cumpre os prazos, ativa e sempre disponível para aconselhar e resolver todas as eventualidades que tivemos ao longo dos últimos anos".

Grande capacidade de armazenamento

Desde o início, o responsável pelo processo logístico tinha muito bem definido que precisaria de estantes convencionais para seu centro de distribuição: "esta escolha deve-se ao fato de que, além de ser um sistema muito flexível para armazenar qualquer tipo de produto, seu acesso direto nos ajuda a localizar cada produto a qualquer momento," acrescenta.

A Mecalux equipou o centro de distribuição da Chiggiato Trasporti com quatorze estantes para paletes duplos e dois simples. Com sete níveis, medem 13,5 m de altura e 48 m de comprimento. No total, oferecem uma capacidade de armazenamento superior a 15.000 paletes.

As estantes foram calculadas considerando as indicações da norma italiana NTC 2008 e a europeia UNE-EN 16681, por isso foram reforçadas especificamente para suportar eventuais abalos sísmicos que possam ocorrer na região.

Recebe diariamente uma média de 1.000 paletes provenientes principalmente da Itália, do Japão e da Malásia, enquanto outros 1.000 são distribuídos. "A Chiggiato Trasporti encarrega-se do fornecimento diário de matéria-prima para seus respectivos centros de produção e da expedição de produtos finais de muitas empresas em toda a Europa", indica Emanuele Mura.

Segurança em primeiro lugar

No armazém são depositados, principalmente, material médico e farmacêutico para clientes desse setor profissional. "80% do estoque armazenado correspondem a paletes de matéria-prima e produto final de uma multinacional farmacêutica líder", afirma Mura.

"A fragilidade do material armazenado exige a máxima segurança no transporte e em seu manuseio", explica. Por isso, os operadores estão cientes de que devem gerenciar os paletes com muito cuidado para manter em perfeitas condições os produtos.

Além disso, a Mecalux incorporou prateleiras aramadas em todos os níveis. Trata-se de uma tela eletrossoldada, colocada nas travessas, que age como elemento de rigidização evitando a queda acidental dos materiais. Emanuele Mura afirma que "estas prateleiras garantem a segurança da mercadoria caso os operadores façam movimentos bruscos".

Devido às grandes dimensões do armazém, foi aberta uma passagem inferior que cruza de forma transversal as estantes para facilitar o fluxo de movimentos, ao mesmo tempo que cumpre a função de saída de emergência.

Emanuele Mura, Responsável pela logística da Chiggiato Trasporti
"Concentramos toda a nossa logística em um único centro de grandes dimensões equipado com estantes convencionais da Mecalux. Essa solução nos proporcionou a capacidade de armazenamento necessária para gerenciar o grande volume de paletes de entrada e saída com o qual trabalhamos diariamente."

Benefícios para a Chiggiato Trasporti

  • Máxima capacidade de armazenamento: as estantes convencionais adicionam, no total, uma capacidade de armazenamento superior a 15.000 paletes.
  • Alta produtividade: o acesso direto das estantes permite movimentar diariamente 1.000 paletes, tanto de entrada quanto de saída.
  • SSistema seguro: as estantes incorporam prateleiras de tela eletrossoldada que garantem a estabilidade e proteção das cargas, algo essencial quando se trata de material médico e farmacêutico.
Armazém do Chiggiato Trasporti
Capacidade de armazenamento: +15.000 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 750 kg
Altura das estantes: 13,5 m
Comprimento das estantes: 48 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento