UTE: serviço urgente com software de última geração

UTE: serviço urgente com software de última geração

Easy WMS em sua modalidade na nuvem ajuda esta empresa de transporte urgente a otimizar sua logística

UTE: serviço urgente com software de última geração

A empresa francesa de transporte urgente UTE otimizou os fluxos de seu armazém em Le Mesnil-Amelot (França) com a ajuda do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. Com esta solução, a empresa estabeleceu objetivos diferentes: modernizar sua imagem, manter um controle preciso e em tempo real do estoque de seus clientes e agilizar a entrada e saída de mercadoria. O Easy WMS, em sua modalidade na nuvem, ajuda este operador logístico a oferecer um alto nível de serviço aos seus clientes, com entregas pontuais e sem erros.

Flexibilidade e agilidade

UTE comemorou seu 30º aniversário renovando mais uma vez seu negócio e sua cadeia de suprimentos. Desde sua inauguração, em 1991, a empresa francesa de transporte rodoviário tem transformado continuamente suas operações e serviços com um único propósito: "atrair novos clientes", enfatiza Stéphane De Oliveira, diretor técnico da empresa. 

A capacidade de se adaptar às necessidades de seus clientes, constitui o DNA da UTE. A empresa transporta todos os tipos de produtos, desde equipamentos utilizados em turnês europeias de muitos grupos musicais até produtos perigosos. No entanto, nos últimos anos tem se especializado em transporte urgente. "Para isto, ampliamos a frota de veículos com mais de cem caminhões e vans que nos permitem entregar a mercadoria em qualquer lugar da Europa, já que contamos com uma logística ágil, flexível e sem erros", diz Stéphane De Oliveira. 

Nesta linha, a empresa recentemente melhorou a organização de seu armazém em Le Mesnil-Amelot (no norte da França) graças à implementação do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. "Recorremos à Mecalux pela sua longa história de oferta de soluções logísticas para todo o tipo de empresas, incluindo as que se dedicam ao transporte ou são operadoras logísticas, porque sabíamos que iriam resolver as nossas necessidades", explica o diretor técnico da UTE. 

Mudança para a logística digital

A complexidade enfrentada por qualquer operador logístico em seu armazém é considerável: gerenciar muitas referências de diferentes clientes (com tratamento específico para cada um deles) e preparar múltiplos pedidos no menor tempo possível. 

No caso da UTE, seu armazém de 4.000m2 acomoda cerca de 450 referências armazenadas em paletes, caixas e contêineres. A maioria são artigos pertencentes a uma empresa de sistemas de ar condicionado e fabricante de máquinas de refrigeração para o setor hoteleiro. 

Anteriormente, UTE controlava todo o seu estoque (e até fazia inventário) com a ajuda do programa Excel. Os operadores anotavam manualmente quais produtos chegavam ao armazém e quais eram expedidos. No entanto, à medida que o número de produtos e pedidos aumentavam, esta forma de trabalhar estava se tornando cada vez menos prática. 

Stéphane De Oliveira comenta que "o risco dos operadores cometerem erros era excessivamente alto, algo que não poderíamos permitir se quiséssemos expandir nosso portefólio de clientes". Após esta conclusão, a empresa tomou a decisão de implementar um sistema de gerenciamento de armazém

A razão é que, com um WMS, a empresa poderia ter informações em tempo real sobre o estoque do seu armazém e controlar sua rastreabilidade durante os diferentes processos. 

Após consultar a Mecalux, UTE percebeu que o Easy WMS era o software necessário para modernizar sua logística. "Percebemos que com este WMS poderíamos organizar a mercadoria de forma estratégica, colocando os produtos com maior demanda de forma mais acessível para facilitar sua entrada e saída. Isto teria um efeito direto em todas as operações, minimizando o percurso dos operadores ao localizar os artigos necessários", diz o diretor técnico.

Easy WMS na nuvem

UTE implementou o Easy WMS em sua modalidade SaaS (Software as a Service), ou seja, na nuvem. Esta solução simplificou a instalação do Sistema de Gerenciamento de Armazém e tornou-o muito mais acessível para a empresa. O armazenamento de dados foi transferido para servidores externos do armazém, negligenciando a aquisição e manutenção de servidores próprios. 

Estas são alguns dos benefícios da modalidade SaaS do Easy WMS: 

  • Investimento inicial menor: não ter seus próprios servidores, reduz substancialmente o investimento inicial.
  • Flexibilidade: poder ter um número variável de licenças, muito útil com operações com alta sazonalidade. Além disso, empresas com vários armazéns podem sincronizar o estoque entre as instalações e controlar todas as operações.
  • Manutenção e segurança: não é necessário pessoal de TI para manutenção. Os dados são armazenados em servidores externos com total segurança.
  • Atualizações automáticas: com software na nuvem, a empresa sempre tem a versão mais recente do Easy WMS.
  • Acessibilidade: A empresa pode acessar o Easy WMS de qualquer computador ou dispositivo com conexão à internet para verificar o status das várias operações de armazém.

WMS: o cérebro do armazém

"O Easy WMS direciona todas as operações que ocorrem em nosso armazém: recebimentos, armazenamento, preparação de pedidos e expedições", diz Stéphane De Oliveira. O WMS rastreia os produtos desde o momento em que chegam ao armazém até serem distribuídos aos clientes. 

Para isto, envia instruções precisas aos operadores sobre o que fazer com cada produto através de seus terminais de radiofrequência. Com a supervisão do WMS, podem ser muito mais rápidos fazendo qualquer tarefa "e, mais importante: eliminamos qualquer possibilidade de erro", comemora o diretor técnico da empresa. 

Todos os dias são recebidos uma grande variedade de produtos que os operadores identificam lendo o rótulo com seu terminal de radiofrequência. Desta forma, o Easy WMS verifica que os produtos recebidos correspondem aos artigos que o cliente havia notificado (em quantidade, modelo e características). 

O recebimento é uma operação crucial no armazém de UTE, sendo aquele que inicia o fluxo de produtos. "Estamos cientes que, sem o auxílio do WMS, pode ser o ponto de partida para muitos erros que posteriormente surgiriam no inventário e limitariam nossa produtividade", diz Stéphane De Oliveira. Graças ao Easy WMS, todas as informações são registradas e a chegada dos produtos é registrada para controlar sua rastreabilidade. 

Uma vez identificados os produtos, o WMS atribui-lhes uma localização no armazém automaticamente considerando as particularidades de cada produto, como o cliente a que pertence, a referência ou sua rotatividade. 

Para a preparação do pedido, o Easy WMS direciona os operadores, dizendo-lhes para aonde ir, quais produtos coletar e qual quantidade. "O software é tão intuitivo e as mensagens são tão detalhadas que os operadores aprenderam a trabalhar com o Easy WMS muito rapidamente", considera Stéphane De Oliveira. O WMS gera uma rota para os operadores percorrerem o menor tempo possível e serem mais eficientes. 

Finalmente, o Easy WMS organiza pedidos preparados na área de expedição (bem em frente às docas de carregamento) com base na rota de transporte. Assim, por exemplo, os artigos que serão entregues primeiro são os últimos a entrar no caminhão. 

Expansão da logística

"Definitivamente, o Easy WMS é uma ferramenta eficaz para nós, fornecendo-nos controle de estoque em tempo real e otimizando todas as operações de armazém", diz o diretor técnico. 

Para um operador logístico como UTE, ter um controle rigoroso de todas as referências do cliente é essencial. É também para agilizar a entrada e saída da mercadoria com o propósito de distribuí-la o mais rápido possível. Com o Easy WMS, a empresa tem uma cadeia de suprimentos muito mais fluída

Como se isso não bastasse, o Easy WMS é um software flexível e escalável, capaz de se adaptar às mudanças dos negócios. "Nos próximos anos, esperamos aumentar a capacidade de armazenamento com um novo armazém", diz Séphane De Oliveira. Este sistema acompanhará a UTE em qualquer um de seus projetos e ajudará a fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes que o caracteriza tanto.

Estamos muito satisfeitos com o Easy WMS da Mecalux pelos benefícios que nos trouxe: erros reduzidos, agilidade em todas as operações e estoque em tempo real. Além disso, graças ao WMS, podemos oferecer uma imagem mais moderna aos nossos clientes.

Stéphane De Oliveira, Diretor Técnico da UTE

Benefícios para UTE

  • Eliminação de erros: UTE deixou de gerenciar seu estoque manualmente com um Excel para fazê-lo digitalmente com o WMS na nuvem, que eliminou possíveis erros.
  • Operação mais eficiente: Easy WMS direciona os operadores, indicando o que fazer o tempo todo para torná-los mais rápidos e eficientes.
  • Controle de estoque: o WMS rastreia as 450 referências em estoque desde o momento em que chegam ao armazém até que sejam expedidas.

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento