Aromaty Fragrances atualiza sua logística com um armazém automático

Aromaty Fragrances atualiza sua logística com um armazém automático

Um armazém automático com o sistema de gestão da Mecalux para as fragrâncias de Aromaty Fragrances no Brasil

Aromaty Fragrances atualiza sua logística com um armazém automático

Aromaty Fragrances, fabricante brasileira de fragrâncias, deu um giro de 180 graus em sua logística graças à inaugura-çãode um armazém automático no município de Louveira (São Paulo). O armazém, destinado à matéria-prima, também conta com o Sistema de Gestão (SGA) Easy WMS da Mecalux. Trata-se de um software que intervém em todas as operações e controla o estoque em tempo real. A automatização ofereceu muitas vantagens à empresa, sobretudo no que se refere à eficiência, segurança e agilidade na hora de manusear a mercadoria e distribuir os pedidos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático de Aromaty Fragrances
    Capacidade de armazenamento: 384 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.150 x 1.150 e 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
    Comprimento das estantes: 30 m
    Altura das estantes: 12 m
  • Baixar PDF

Paixão e robotização

Desde que nasceu em São Paulo (Brasil) em 1996, a Aromaty Fragrances ajuda a desenvolver fragrâncias para uma diversidade de marcas. A empresa cria aromas atrativos e únicos, que são testados exaustivamente em seus laboratórios a fim de garantir a máxima qualidade e durabilidade.

A Aromaty Fragrances sabe muito bem que a paixão e a tecnologia são dois elementos indispensáveis para impulsionar seu negócio: a paixão para criar perfumes que superem as expectativas olfativas e a automatização para enfrentar as mudanças do mercado.

Em 2017, implementou uma nova fábrica no município de Louveira (a 70 km de São Paulo) para lidar com o aumento da demanda dos últimos anos. Esta ocupa uma superfície total de 5.500 m2 e inclui escritórios, um laboratório, um centro de criações totalmente robotizado e um armazém destinado à matéria-prima.

Características do armazém de matéria-prima

No momento de equipar o armazém a empresa entrou em contato com a Mecalux. O armazém, onde a matéria-prima é depositada, destaca-se por ter uma operação muito simples. Diariamente recebe a mercadoria enviada pelos fornecedores, a qual é armazenada e, quando necessário, é enviada à fábrica.

Ao tratar-se de produtos químicos, é preciso manuseá-los com uma alta precisão e cuidado para minimizar qualquer possível incidente. “Armazenar produtos tão delicados é uma tarefa laboriosa e perigosa, e nós queríamos garantir sua integridade”, explica Alfredo Del Vigna, presidente da Aromaty Fragrances.

Além disso, uma das prioridades da empresa era aproveitar ao máximo toda a superfície disponível: “a falta de espaço era nossa grande preocupação”, afirma Alfredo Del Vigna.

Levando em conta tais aspectos, a Mecalux instalou um armazém automático. Constituido por um único corredor com estantes de profundidade simples em cada lado de 12 m de altura e 30 m de comprimento, que no total proporcionam uma capacidade de armazenamento para 384 paletes. A matéria-prima é armazenada em barris que são agrupados nos paletes para facilitar seu manuseio e transferência.

O transelevador faz a entrada, localização e saída da mercadoria. Dispõe de um sistema de extração giratório trilateral, que permite coletar e depositar os paletes nas duas laterais do armazém. Segundo Alfredo Del Vigna “o armazém automático simplificou toda a nossa logística e o processo de armazenagem é muito mais rápido e seguro”.

Uma logística moderna

Decidida a modernizar sua logística, a Aromaty Fragrances também queria ter um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) eficiente, “o melhor do mundo”, destaca o presidente. Por isso optou pelo Easy WMS, o SGA desenvolvido pela Mecalux, que se encarrega de direcionar os recebimentos, atribuir uma localização para a mercadoria e organizar o envio dos paletes à fábrica.

Antes de instalar o Easy WMS, a empresa utilizava seu ERP para controlar todas as atividades de seu negócio, incluindo uma parte da logística (basicamente, os produtos que foram recebidos e quais foram enviados à fábrica). No entanto, tal como indica Alfredo Del Vigna, “queríamos saber a localização exata de cada artigo”.

O SGA identifica cada produto a partir do momento em que chega ao armazém, atribuindo-lhe em seguida uma localização de acordo com suas dimensões e nível de demanda. Dessa forma, os produtos de maior demanda são depositados no centro do corredor a fim de otimizar os movimentos do transelevador. Para encaminhar a matéria-prima à fábrica a tempo, é preciso que o Easy WMS esteja conectado ao ERP da empresa para detectar as necessidades da fábrica. Os dois sistemas estabelecem comunicação a todo o momento para coordenar os processos do armazém e da fábrica.

O Easy WMS foi implementado na modalidade baseada em nuvem. La maior vantagem dessa versão é que permite acessar seus aplicativos a partir de qualquer dispositivo com navegador Web. O sistema também se adapta com facilidade ao volume de operações da Aromaty Fragrances.

Impulsionando a Indústria 4.0

A Aromaty Fragrances renovou por completo sua logística com a ajuda do novo armazém automático da Mecalux. Segundo Alfredo Del Vigna, “representou um importante salto rumo à indústria 4.0”. A automatização garantiu a disponibilidade segura e imediata dos produtos, agilizou os movimentos e contribuiu para melhorar nossa capacidade de reação frente às demandas dos clientes.

A instalação do Easy WMS também implicou um grande avanço para a empresa: possibilidade de controlar o inventário em tempo real, rastreabilidade e otimização de todos os processos.

Alfredo Del Vigna - Presidente da Aromaty Fragrances
“Estamos em nossa nova fábrica na cidade de Louveira, preparando-nos para dar o salto rumo à indústria 4.0 graças à incorporação das novas tecnologias em nossos processos. E isso está sendo possível graças à Mecalux, uma aliada poderosa que nos ajudou a potencializar as tarefas de armazenamento e o movimento da matéria-prima”.

Benefícios para a Aromaty Fragrances

  • Alto desempenho: as operações realizadas no armazém da Aromaty Fragrances são completamente automáticas, pois dispõe de um transelevador trilateral que se encarrega das entradas e saídas da mercadoria.
  • Máxima segurança: o transelevador proporciona muita segurança no momento de manusear os produtos químicos evitando eventuais incidentes.
  • Rastreabilidade e controle da mercadoria: o SGA identifica cada produto a partir do momento em que chegam ao armazém. Dessa forma, a empresa tem controle do estado de seu inventário em tempo real.
Armazém automático de Aromaty Fragrances
Capacidade de armazenamento: 384 paletes
Dimensões dos paletes: 1.150 x 1.150 e 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
Comprimento das estantes: 30 m
Altura das estantes: 12 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento