Armazém da Artys na França para gerenciar equipamentos de áudio

Armazém da Artys na França para gerenciar equipamentos de áudio

O armazém da Artys na França pode armazenar uma grande variedade de equipamentos de áudio

Armazém da Artys na França para gerenciar equipamentos de áudio

Em um show, um espetáculo ou em uma obra de teatro é necessário haver uma grande quantidade de material (equipamentos de som, de áudio, cenografia, etc.) para fazer o público vibrar. Artys, empresa francesa pertencente ao grupo BERTO que se encarrega de organizar a logística desse tipo de evento, inaugurou recentemente um novo centro de distribuição onde armazena todos esses produtos. A Mecalux instalou estantes cantilever sobre bases móveis e uma plataforma de três níveis com a finalidade de otimizar ao máximo o espaço disponível.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Artys: Estantes para paletes
    Altura das estantes: 9 m
    Comprimento das estantes: 14 m
    Armazém da Artys: Estantes cantilever móveis
    Altura das estantes: 9 m
    Comprimento das estantes: 14 m
  • Baixar PDF

Logística de artes cênicas, teatro e eventos

Em 1987, Alain Befort, técnico de marketing e músico francês, fundou a Artys Light Sound Transfer. Desde então, proporciona soluções logísticas e de transporte a outras empresas que organizam eventos e espetáculos ao vivo para mais de 34 países da Europa.

A Artys se encarrega de organizar os materiais necessários para cada projeto (equipamentos de som, de iluminação, telões, cenários, etc.), assim como faz seu transporte para o local onde o evento será realizado.

Desafios para organizar eventos

Um evento ao vivo exige a utilização de muitos materiais para que possa ser realizado. A gestão de toda essa mercadoria é uma tarefa complicada e delicada, porque os produtos costumam ter características e dimensões muito variadas, assim como cada um deles deve ser manuseado cuidadosamente para evitar possíveis defeitos.

Outra dificuldade existente é a organização do trabalho. Os eventos são realizados em datas muito diversificadas, por isso é complicado planejar quando serão necessários os materiais. Por exemplo, a demanda de serviços da Artys aumenta durante a primavera e o verão porque acontece uma grande quantidade de festivais de música ao ar livre.

A Artys acaba de colocar em funcionamento um novo armazém de 1.630 m2 na localidade francesa de Saint-Michel-sur-Orge (muito perto de Paris), onde armazena todos os produtos para atender seus clientes. A Mecalux equipou o novo armazém com três soluções diferentes que, conforme Philippe Armand, diretor de operações da empresa, “ajudaram a organizar melhor os produtos baseando-se em suas dimensões”.

Cada produto é depositado no sistema correspondente:

  • Estantes cantilever sobre bases móveis. Cargas longas e de grande tamanho.
  • Estantes para paletes. Produtos que podem ser colocados sobre paletes.
  • Plataforma. Flight Cases, ou seja, contêineres para produtos pequenos como instrumentos musicais, equipamentos de som, aparelhos de iluminação, material audiovisual, fiação, etc.

Além disso, uma das prioridades da Artys no momento de equipar seu novo armazém era conseguir a máxima capacidade de armazenamento possível. Segundo o diretor de operações da empresa, “desejávamos otimizar o espaço do armazém para acomodar todos os nossos produtos”.

Philippe Armand – Diretor de operações da Artys
“Para nosso novo armazém recorremos à Mecalux devido à boa relação que temos, além da boa qualidade de seus produtos. Necessitávamos de estantes para nossa mercadoria e escolhemos as estantes da Mecalux por sua robustez e fácil utilização. Estamos muito satisfeitos com essa colaboração.”

Armazenamento de uma infinidade de referências

As soluções de armazenamento da Mecalux foram projetadas especificamente para gerenciar a variedade de artigos que a Artys inclui em seu catálogo.

Estantes cantilever
Foram instaladas onze estantes cantilever sobre bases móveis para depositar cargas longas e volumosas. Cada cantilever mede 9 m de altura, divididos em três níveis, com 14 m de comprimento, o que permite aproveitar ao máximo o espaço do armazém para oferecer uma maior capacidade.

É um sistema de armazenamento compacto que suprime o número de corredores com o propósito de oferecer uma excelente capacidade de armazenamento. As estantes ficam situadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma. Para abrir o corredor necessário e poder extrair ou depositar a mercadoria, o operador emite a ordem através de rádio controle. As estantes cantilever são formadas por colunas e braços que sobressaem sobre os quais se situa a carga. Esses componentes são facilmente configuráveis, por isso, tal como destaca o diretor de operações da empresa, “podem ser adaptados às diferentes alturas e tipos de mercadoria”.

Estantes para palete
A Artys destinou as estantes aos produtos mais volumosos, tais como pneus ou baús de grandes dimensões, colocados em cima de paletes para facilitar seu manuseio. Se há algo que caracteriza esse sistema de armazenamento é sua versatilidade. As estantes incorporam elementos e acessórios para adaptar os níveis de qualquer tipo de unidade de carga, independentemente de seu tamanho.

Além disso, essa solução considera os fluxos de trabalho da empresa, ao permitir que os produtos permaneçam durante muito tempo armazenados (alguns deles, inclusive, vários meses) facilitando sua extração com rapidez no momento preciso.

O diretor de operações da empresa indica que “estas estantes são muito robustas e resistentes, absorvendo qualquer possível impacto dos operadores com as empilhadeiras”.

Plataforma
A plataforma é composta por dois níveis, além do solo. Segundo Philippe Armand, “esta solução multiplicou por três a superfície útil que tínhamos”. Desta forma foi possível aproveitar toda a altura do edifício maximizando o espaço disponível, tendo assim uma maior capacidade de armazenamento. Cada piso conta com uma distribuição diferente que se adapta à grande variedade de produtos armazenados da Artys.

Benefícios para a Artys

  • Grande capacidade de armazenamento: toda a superfície do armazém foi aproveitada para proporcionar a maior capacidade de armazenamento possível.
  • Excelente gestão da mercadoria: as soluções de armazenamento oferecem acesso direto à mercadoria, o que agiliza as tarefas de armazenamento e facilita o controle do estoque.
  • Sistemas de armazenamento versáteis: em seu novo armazém, a empresa pode depositar todos os produtos necessários, de diferentes dimensões, características e níveis de demanda.
Armazém da Artys: Estantes para paletes
Altura das estantes: 9 m
Comprimento das estantes: 14 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento