Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos

Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos

PAVI‑Groupauto contratou a Mecalux para fazer a instalação dos equipamentos necessários para seu armazém de Saint-Priest

Transportadores como eixo de uma instalação de picking distribuída em vários pisos

PAVI‑Groupauto, uma reconhecida empresa fornecedora de autopeças para carros e caminhões da França, contratou a Mecalux para fazer a instalação dos equipamentos necessários para seu armazém de Saint-Priest, localizado próximo de Lyon. No fornecimento foram incluídos dois níveis de plataformas, as estantes, os transportadores e os classificadores automáticos, assim como o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de Saint-Priest, Lyon
    Nº de pisos: 3
    Superfície por piso: 2.000 m2
    Superfície total ocupada: 6.000 m2
    Escadas de acesso: 6
    Metros de transportadores: 800 m
    Postos de preparação: 10
    Classificadores automáticos de pedidos: 4
    Total de referências armazenadas: 50.000
  • Baixar PDF

Analisando as necessidades

A PAVI‑Groupauto queria construir um armazém onde fosse possível armazenar uma grande quantidade de referências de dimensões e características muito variadas, assim como de consumo reduzido. Por isso, a empresa precisava de um sistema de armazenamento que oferecesse um excelente aproveitamento da superfície, mas que também proporcionasse muita agilidade e permitisse acessar diretamente qualquer produto. Dessa forma, cumpria-se o principal objetivo da empresa: um serviço rápido aos seus clientes.

A solução adotada um circuito de transportadores

A exigência de aproveitar ao máximo as dimensões do armazém e o fato da maioria dos pedidos serem compostos por pouquíssimas unidades e referências diferentes levaram a Mecalux a propor e instalar a seguinte solução:

  • Construção de uma estrutura capaz de integrar dois pisos elevados sobre um espaço de 2.000 m2, que permite triplicar a superfície útil.
  • Instalação, em cada um dos pisos, de estantes de dimensões e distribuição diferentes que se adaptam aos diferentes produtos.
  • Colocação em funcionamento de um sistema de transporte contínuo e automático que interliga todos os pisos, de forma que os operadores podem preparar os pedidos por áreas e transportá-los para a área específica de classificação e consolidação, uma vez finalizados. Além disso, o circuito também pode ser utilizado para o envio de caixas vazias do piso inferior para os postos de preparação.
  • Reposição da mercadoria diretamente do contêiner de recebimento para as localizações. Em cada piso foram instaladas docas de descarga de paletes através de portas de batente de segurança.
  • Também foram localizados módulos basculantes em pontos estratégicos do circuito de transporte para a passagem dos operadores.
  • Instalação de escadas de acesso entre os pisos, que possibilitam o acesso e uma rápida evacuação diante de eventuais situações de emergência.

Tudo isso gerenciado pelo software de ges-tão de armazéns Easy WMS implementado pela Mecalux.

Piso térreo

O piso térreo destina-se aos produtos mais volumosos com preparação direta e que não precisam utilizar transportadores.

Também são armazenados os produtos de maior consumo, para os quais foram dispostas posições de preparação unidas aos próprios transportadores.

Segundo e terceiro piso

O segundo e o terceiro piso do armazém da PAVI‑Groupauto possuem uma distribuição muito parecida e em ambos são armazenados produtos de dimensões idênticas.

Além disso, o circuito de transportadores desses dois pisos atravessa o corredor principal, abrangendo a preparação dos pedidos no último piso.

Preparação e consolidação dos pedidos

Foram dispostas mesas de roletes unidas em ambos os lados dos transportadores e em diferentes áreas estratégicas de cada piso para acumular as caixas com os pedidos sem finalizar e que servem simultaneamente de postos de preparação. Entre os três pisos foram disponibilizados dez postos de picking e cada um deles corresponde a uma área ou setor do armazém.

As caixas, uma vez formada a parte do pedido atribuído a uma área ou que já esteja concluído, são colocadas no principal circuito de transporte para serem transferidas aos postos localizados em outras áreas ou na área de classificação.

O circuito desce através de transportadores de cinta do terceiro piso para o piso inferior, onde é realizada a classificação e consolidação dos pedidos.

Nesta área os operadores verificam, embalam e confeccionam o packing list e as etiquetas de envio dos pedidos. Para completar a operação, possuem caixas de embalagem de diferentes dimensões, mesas de preparação, equipamentos informáticos e impressoras.

Uma vez finalizados os pedidos, os mesmos são enviados às áreas de pré-carga localizadas em frente das docas de carga para serem classificados por rotas de envio.

SGA: Software de gestão de armazéns Easy WMS

O software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux é o responsável, entre outras funções, por gerenciar todos os processos de entrada, escolher a localização onde será colocada a mercadoria, controlar o estoque, designar as funções de picking que deve ser realizada por cada operador, executar o movimento das caixas e direcionar os pedidos através dos terminais informáticos.

O programa de controle dos transportadores também está conectado ao próprio SGA com o objetivo de garantir um eficiente transporte e atribuição das caixas, eliminando os erros humanos e reduzindo o custo de pessoal da PAVI‑Groupauto.

Benefícios para a PAVI‑Groupauto

  • Aproveitamento da superfície: foi possível aumentar a capacidade de armazenamento e triplicar a superfície útil graças à construção de dois pisos elevados.
  • Armazém integrado: todas e cada uma das partes que configuram o armazém foram integradas entre si.
  • Armazém ajustável às necessidades: é possível modificar a distribuição das estantes se o índice de rotatividade de um produto variar ou se as necessidades futuras da PAVI‑Groupauto exigirem.
  • Eliminação do movimento interno: graças ao circuito de transportadores instalado e à excelente colocação das estantes, foi possível prescindir de uma parte do movimento interno realizado pelos operadores. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e minimizar os erros humanos.
  • Rápida saída dos pedidos: o sistema de armazenamento instalado é muito flexível permitindo que o operador tenha acesso direto a qualquer produto.
  • Picking eficiente: os operadores podem preparar os pedidos por área graças ao circuito de transportadores contínuo e automático que interliga todos os pisos.
  • Controle perfeito do estoque: graças ao SGA Easy WMS da Mecalux, a PAVI‑Groupauto pode gerenciar todos os movimentos, processos e operações desenvolvidos dentro do armazém.
Armazém de Saint-Priest, Lyon
Nº de pisos: 3
Superfície por piso: 2.000 m2
Superfície total ocupada: 6.000 m2
Escadas de acesso: 6
Metros de transportadores: 800 m
Postos de preparação: 10
Classificadores automáticos de pedidos: 4
Total de referências armazenadas: 50.000

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento