A Algam automatiza a área de consolidação de pedidos de seu armazém

A Algam automatiza a área de consolidação de pedidos de seu armazém

Um sistema de transportadores automáticos para a área de consolidação de pedidos

A Algam automatiza a área de consolidação de pedidos de seu armazém

Algam, empresa distribuidora de material musical e equipamentos de áudio, automatizou a área de consolidação de pedidos de seu armazém em Thouaré-sur-Loire (França). Ali são verificados e acondicionados os pedidos antes de sua posterior expedição. A Mecalux instalou um circuito de transportadores de caixas que interliga o armazém com esta área de forma completamente automática.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Algam
    Dimensões das caixas: 400 x 600 x 330 mm / 150 x 150 x 150 mm
    Peso máx. das caixas: 25 kg
    Velocidade de transporte: 25 m/min
    Altura de transportadores: 800/1.600 mm (piso inferior) / 750 mm (piso superior)
  • Baixar PDF

Quem é a Algam?

A Algam é uma empresa líder na França que se dedica à distribuição de instrumentos musicais e equipamentos de áudio, vídeo e iluminação para profissionais. Quando foi fundada em 1971, fabricava instrumentos musicais de forma artesanal, embora atualmente esteja focada na distribuição de material musical e tenha constituído uma importante rede de lojas como distribuidora oficial de 150 marcas com muito prestígio no mercado.

A expansão da Algam é incessante. A empresa, nos últimos anos, ampliou seu mercado em países como Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Dinamarca, Espanha, Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia e inclusive a China.

Paralelamente a esta atividade de distribuição, a Algam também é fabricante dos violões Lâg e da lendária marca de pianos Pleyel.

Necessidades e solução

Nos últimos anos, a Algam realizou um importante investimento na França com a finalidade de responder à crescente atividade e às necessidades do mercado. Recentemente construiu um novo centro logístico de 18.000 m2 em Carquefou, assim como realizou investimentos para melhorar a operacionalidade de seu armazém da Thouaré-sur-Loire.

Em especial, era necessário otimizar sobretudo o transporte dos pedidos acabados para a área de consolidação de pedidos, onde são verificados, acondicionados e finalmente fechadas as caixas. Em seguida, realiza-se a embalagem, etiquetagem e emissão das notas de entrega e documentação antes de o pedido ser enviado para a expedição.

Laure Bridault, diretora de operações logísticas da Algam, afirma que “depois que a Mecalux instalou um mezanino de picking de dois níveis, precisávamos de uma solução para evitar que os operadores tivessem que se deslocar para fazer picking, ao mesmo tempo que finalizavam e consolidavam o pedido na área de embalagem.” Para consegui-lo, a Mecalux instalou um circuito de transportadores de caixas.

Funcionamento da área de consolidação

No piso superior do armazém, os operadores depositam as caixas no circuito de transportadores e estas descem para o piso inferior. Uma célula fotoelétrica detecta o estado do pedido: se o pedido estiver finalizado, é encaminhado para o posto de consolidação, mas, se não estiver, é colocado em um transportador de pedidos incompletos.

Os operadores coletam os pedidos não finalizados para serem completados com as referências que faltam. Uma vez realizada esta tarefa, depositam as caixas no transportador correspondente e estas são encaminhadas para o posto de consolidação.

O posto de consolidação dispõe de todos os equipamentos e elementos necessários para consolidar e fechar os pedidos (terminais informáticos, material de embalagem, impressoras, seladoras manuais, etiquetas, material de enchimento, etc.). Uma vez verificados os pedidos, as caixas de cartão são formadas, os artigos são colocados em seu interior e logo são seladas manualmente. Finalmente, estas caixas são enviadas para a área de expedição do armazém.

Também foi instalado um transportador onde se acumulam as caixas vazias para serem coletadas pelos operadores a fim de começar um novo pedido. A área de expedição está situada a uma altura superior, exatamente sobre o transportador de pedidos acabados.

Laure Bridault - Diretora de Operações Logísticas da Algam
“A solução da Mecalux adapta-se perfeitamente ao espaço físico e à nossa vontade de minimizar tanto o transporte de caixas quanto o deslocamento dos operadores. A implementação do circuito de transportadores foi rápida e seu funcionamento um verdadeiro sucesso. A simplicidade da configuração faz com que consideremos a possibilidade de instalar um segundo posto de consolidação.”

Benefícios para a Algam

  • Maior agilidade: os transportadores de caixas agilizam a transferência da mercadoria proveniente do armazém para a área de consolidação e minimizam as interferências com as restantes operações do centro.
  • Desenho ergonômico: a distribuição dos transportadores permite que os operadores possam manusear as caixas com facilidade.
  • Operação eficiente: O posto de consolidação é formado por todos os equipamentos indispensáveis para verificar e fechar os pedidos acabados sem possibilidade de erros.
Armazém da Algam
Dimensões das caixas: 400 x 600 x 330 mm / 150 x 150 x 150 mm
Peso máx. das caixas: 25 kg
Velocidade de transporte: 25 m/min
Altura de transportadores: 800/1.600 mm (piso inferior) / 750 mm (piso superior)

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento