Besafilm: como otimizar o espaço sem perder o acesso direto

Besafilm: como otimizar o espaço sem perder o acesso direto

As estantes Movirack oferecem acesso direto à mercadoria no momento em que um corredor de trabalho é aberto

Besafilm: como otimizar o espaço sem perder o acesso direto

A Besafilm equipou seu armazém em Colognola ai Colli (Itália) com estantes em bases móveis Movirack da Mecalux. Este sistema por compactação aproveita todo o espaço disponível para fornecer uma capacidade de armazenamento de 2.032 paletes. Ao mesmo tempo, oferece acesso direto à mercadoria no momento em que um corredor de trabalho é aberto.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Besafilm
    Capacidade de armazenamento: 2.032 paletes
    Dimensões paletes: 800 x 1.200 / 2.500 mm
    Peso máximo. paletes: 1.000 kg
    Altura da estante: 7 m
    Comprimento da estante: 37 m
  • Baixar PDF

Especialistas em corte

Com mais de 30 anos de experiência, a Besafilm é uma empresa italiana especializada em todo o tipo de corte para diversos clientes, principalmente pertencentes a sectores como alimentação, farmacêutico ou packaging. Com tecnologia avançada e mão de obra altamente qualificada, a empresa se dedica no manuseio e corte de bobinas, bem como impressão 3D e revestimento metálico em qualquer tipo de peça.

"Hoje a Besafilm é a principal subcontratada do setor de corte na Itália. Não só atendemos clientes em nosso país, mas também exportamos nossos processos para todo o mundo", diz Youri Beltrame, proprietário da Besafilm. A empresa planeja diversificar seus serviços no futuro e, para isso, precisou expandir sua capacidade de armazenamento.

Na cidade de Colognola ai Colli, ao lado de sua fábrica, a empresa possui um armazém de 1.280 m2 onde são gerenciadas mais de 200 referências, incluindo matérias-primas e produtos acabados. A empresa renovou essa instalação para otimizar a área de armazenamento e, assim, armazenar um maior número de referências.

"Antes, o armazém era composto por estantes de paletes, mas faltou capacidade, então fomos forçados a colocar alguns produtos no chão. Precisávamos de uma melhor gestão em geral", diz Youri Beltrame. Sua prioridade também era garantir o acesso direto às mercadorias para facilitar a entrada e saída.

Depois de analisar as necessidades da empresa, a Mecalux propôs a instalação de um bloco de estantes em bases móveis Movirack. Essa razão é que este sistema de compactação é capaz de aproveitar ao máximo o espaço do armazém para aumentar a capacidade de armazenamento, mantendo o acesso direto à mercadoria (como também oferecido pelas estantes de paletes). Ao abrir um corredor de trabalho, temos acesso às localizações onde as mercadorias precisam ser extraídas ou depositadas.

Operação Besafilm

As estantes medem 7 m de altura (com quatro níveis) e são colocadas em bases móveis que se movem lateralmente de forma autônoma. A capacidade total de armazenamento é de 2.032 paletes contendo bobinas e rolos de plástico e papel.

Para abrir o corredor de trabalho, o operador dá a ordem usando um botão de rádio controle. "Na prática, é uma automação muito simples, que nos proporcionou uma gestão muito prática, segura e eficaz da mercadoria", diz o proprietário da Besafilm.

O movimento das estantes é completamente seguro, sendo equipado com vários dispositivos de segurança:

  • Barreiras externas. Retem o movimento das estantes quando um operador entra no interior do corredor.
  • Barreiras internas. Detectam a presença de objetos no corredor que impediriam o sistema de funcionar corretamente.
  • Botão de emergência. Param o deslocamento das estantes em caso de qualquer incidente.
  • Fotoscélulas de proximidade. Garantem uma parada suave e segura.

A operação diária do armazém consiste no recebimento e armazenamento dos produtos enviados por clientes e fornecedores. São enviados à produção para corte ou o processo que é necessário, e finalmente as ordens são preparadas e emitidas.

Cerca de 50 pedidos são produzidos diariamente, consistindo em uma média de 10 linhas cada, embora esse número possa ser aumentado dependendo da época do ano. Os dois operadores que trabalham no armazém são responsáveis por localizar e classificar as referências que necessitam. As ordens são então agrupadas para acelerar sua distribuição.

Compactação com acesso direto

As estantes Movirack são capazes de armazenar e mover todas as mercadorias da Besafilm de maneira segura e controlada utilizando apenas um botão de rádio controle. Com essa solução, a empresa aproveitou todo o espaço e alcançou a maior ocupação possível.

O acesso direto é uma das particularidades que mais tem beneficiado a empresa, já que uma boa gestão das mercadorias garante a conexão direta com a planta de produção. Como resultado, a cadeia de suprimentos da Besafilm é muito mais fluida.

Youri Beltrame - Dono da Besafilm
"As esatantes Movirack superaram nossas expectativas. Estamos especialmente satisfeitos com o aumento da capacidade de armazenamento alcançado sem perder o acesso direto aos produtos. Depois de usar as estantes 24 horas por dia durante um ano inteiro, nunca tivemos problemas."

Benefícios para a Besafilm

  • Espaço utilizado: As estantes Movirack otimizam a área de superfície disponível. Agora a empresa pode armazenar toda a sua mercadoria de forma segura e controlada nas estantes.
  • Capacidade de armazenamento: As estantes armazenam até 2.032 paletes (inicialmente abrigados 600), mais do que suficiente para a Besafilm atender às necessidades de seus clientes.
  • Gestão de mercadorias: Apesar de ser um sistema por compactação, as estantes proporcionam acesso direto às mercadorias. Para a empresa esta era uma prioridade porque buscava agilizar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
Armazém da Besafilm
Capacidade de armazenamento: 2.032 paletes
Dimensões paletes: 800 x 1.200 / 2.500 mm
Peso máximo. paletes: 1.000 kg
Altura da estante: 7 m
Comprimento da estante: 37 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento