Boland: centralização logística como reforço da estratégia omnichannel

Boland: centralização logística como reforço da estratégia omnichannel

A solução da Mecalux permite que os operadores sejam 10% mais rápidos na preparação de pedidos.

Boland: centralização logística como reforço da estratégia omnichannel

Boland, uma empresa holandesa de fantasias e artigos para festas, centralizou sua logística em um novo armazém em Bleiswijk (Holanda). Mecalux dotou-o de estantes com capacidade para 26.328 paletes e que lhe permitem cumprir com o principal objetivo logístico: a expedição online dos pedidos em 12 horas.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Porta paletes
    Capacidade de armazenamento: 26.328 paletes
    Medidas de paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 275 kg
    Altura das estantes: 10 m
    Comprimento dos corredores: 77 m
  • Baixar PDF

Mais de 50 anos de festa

Fundada em 1970, Boland é uma empresa holandesa que distribui fantasias e artigos para festas em toda a Europa. O catálogo desta empresa inclui mais de 5.000 referências com produtos para celebrar qualquer ocasião.

Boland já possuía dois armazéns de onde distribuía produtos aos clientes, embora precisasse de mais espaço para armazenar novos produtos. De acordo com Niels Balvert, Chefe de Logística, "não tínhamos capacidade de armazenamento".

Outro desafio que Boland enfrentou foi como gerenciar produtos com eficiência em dois armazéns diferentes. 14.000 paletes foram depositados em um dos armazéns e 4.000 paletes no outro. A empresa estava pensando em abrir um terceiro armazém, mas estava preocupada com uma questão crítica para seu negócio: "Tornar as operações logísticas ainda mais complicadas".

Assim, decidiu inaugurar um armazém para centralizar toda a sua logística na cidade de Bleiswijk e, ao mesmo tempo, reforçar a sua estratégia omnichannel. No armazém de 15.000 m², Boland reúne toda a sua mercadoria. Nas palavras de Balvert, “ao passar de dois armazéns para apenas um, conseguimos uma maior eficiência e estamos convictos que isso nos ajudará a crescer no futuro”.

Agilidade e acesso direto

Boland procurava uma solução de armazenamento que se adaptasse à vasta gama de artigos que possui, com diferentes dimensões, características, pesos e rotatividade. Para tal, o chefe de Logística explica que sua empresa contatou a Mecalux pelo “preço competitivo das suas soluções de armazenamento e pela boa assessoria”.

Mecalux propôs a instalação de estantes para paletes, uma solução ideal para armazenar um grande número de paletes com muitas referências diferentes. Uma de suas vantagens é a adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume.

Praticamente toda a área do armazém é composta por estantes para paletes com 10 m de altura. O armazém possui 25 corredores de até 77 m de comprimento com estantes onde são depositados 26.328 paletes.

O funcionamento do armazém em si, é muito simples: receber as paletes enviados por fornecedores da Ásia e da Europa, armazená-los e preparar pedidos para distribuí-los o mais rápido possível aos clientes de toda a Europa. No entanto, é necessária uma organização perfeita para evitar erros e atrasos.

As estantes permitem o acesso direto aos produtos, proporcionando grande agilidade no gerenciamento de mercadoria e no preparo dos pedidos, algo essencial para poder expedir pedidos online em 12 horas. “É uma das principais operações do armazém, então esse sistema de armazenamento deve facilitar o desempenho dessa operação”, afirma Balvert.

Nos corredores, são utilizadas máquinas de preparadoras de pedidos em altura para a picking. Os operadores sentam-se em uma cabine que sobe com a carga e, de lá, coletam os artigos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras.

“Estamos muito satisfeitos com a preparação dos pedidos, pois, as estantes facilitam muito o trabalho dos operadores”, acrescenta Balvert. Nossa equipe trabalha com sistemas de picking por voz e, segundo o chefe de Logística, “agora nossos operadores estão 10% mais rápidos”.

Otimismo e trabalho

Boland transformou completamente sua cadeia de suprimentos buscando se adaptar aos desafios do omnichannel. Ao centralizar sua logística em um mesmo espaço, você pode gerenciar todos os produtos de forma eficiente e, por sua vez, reduzir os custos operacionais.

Prova disso é que, apesar das dificuldades decorrentes do coronavírus, a empresa tem conseguido dar continuidade a prestação de serviço aos clientes. A prioridade da Boland é ganhar impulso e continuar oferecendo produtos para comemorações tanto para lojas físicas quanto para usuários online e, com as estantes para paletes, a empresa garante a disponibilidade total de sua mercadoria.

Estamos muito satisfeitos com o nosso novo armazém, está muito bem projetado. As estantes para paletes aproveitam bem o espaço disponível e permitem armazenar a nossa vasta e variada gama de artigos, com diferentes dimensões e pesos.

Niels BalvertChefe de Logística em Boland

Benefícios para Boland

  • Logística centralizada: Boland reuniu todas as mercadorias que antes distribuía em dois armazéns em um único espaço. Desta forma, todos os processos ficam muito mais bem organizados, os atrasos e erros são eliminados.
  • Acesso direto: as estantes fornecem acesso direto a 26.328 paletes, capacidade suficiente para abastecer os clientes da Boland em toda a Europa.
  • Picking eficiente: os operadores trabalham com máquinas de preparação de pedidos em altura para atender a todos os pedidos. As estantes facilitam o seu trabalho.
Porta paletes
Capacidade de armazenamento: 26.328 paletes
Medidas de paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 275 kg
Altura das estantes: 10 m
Comprimento dos corredores: 77 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento