Segurança e sustentabilidade no armazenamento de medicamentos

Segurança e sustentabilidade no armazenamento de medicamentos

As estantes de Bomi Group estão em conformidade com a norma italiana NTC 2008 e a norma europeia EN 16681

Segurança e sustentabilidade no armazenamento de medicamentos

Bomi Group, operador 3PL de produtos médicos e farmacêuticos, inaugurou uma sede na Spino d'Adda (norte da Itália) como ponto de partida para a estratégia de crescimento e desenvolvimento sustentável do grupo. Lá está concentrado a mercadoria de vários clientes em um único armazém setorizado de 18.500 m2 que a Mecalux equipou com estantes resistentes a sismos que garantem o gerenciamento de cerca de 15.500 paletes sob rigorosas medidas de segurança.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    O armazém do operador 3PL Bomi Group
    Capacidade de armazenamento: 15.322 paletes
    Dimensões paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 800 kg
    Altura máxima das estantea: 11,4 m
    N.º de níveis máximos de armazenamento: 6
  • Baixar PDF

Logística sustentável 3PL

Bomi Group se especializou em fornecer, desde 1985, soluções logísticas abrangentes para a indústria da saúde. A empresa é responsável pelo armazenamento e transporte de medicamentos, dispositivos médicos, kits de diagnóstico e instrumentos cirúrgicos, entre outros.

Presente em vinte países ao redor do mundo, Bomi Group fornece seus artigos para hospitais, clínicas e laboratórios, bem como diretamente para casas de pacientes de forma segura e mantendo os requisitos de conservação do produto.

Centralizar a logística

A empresa está em um processo de crescimento e modernização de suas instalações, de modo a torná-las mais eficientes e sustentáveis. Um dos principais requisitos da empresa era centralizar suas operações: "queríamos reunir em um apenas, todos os produtos que tínhamos distribuído em vários armazéns", explica Marco Mandelli, diretor do departamento de excelência operacional da Bomi Group.

Para isto, decidiu-se construir uma sede na cidade de Spino d'Adda, bem próxima a Milão, na qual armazenará à diferentes temperaturas cerca de 7.000 referências de seus clientes (multinacionais italianas reconhecidas no setor farmacêutico e hospitalar).

Centralizar as diferentes operações e agrupar toda a mercadoria no mesmo espaço não só reduz os custos logísticos, mas também economiza cerca de 60 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que causou o alto número de caminhões que tiveram que se deslocar. Sem dúvida, mais um exemplo do compromisso da Bomi Group com a sustentabilidade.

A empresa tinha definido que seu novo armazém de 18.500 m2 deve ser equipado com sistemas de armazenamento que, nas palavras de Marco Mandelli, "forneceram ordem e capacidade. Eles tinham que armazenar todos os produtos, acelerar a preparação do pedido e, sobretudo, queríamos que eles fossem extremamente seguros". Com estas premissas no topo da tabela, a Bomi Group decidiu pelas estantes para paletes e para picking de Mecalux.

Ambas as soluções proporcionam acesso direto aos artigos, facilitando o gerenciamento de estoque e acelerando o manuseio de mercadoria na realização das tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Ao mesmo tempo, estes sistemas garantem a estabilidade e a proteção da mercadoria, algo essencial quando se trata de equipamentos médicos e farmacêuticos.

As estantes foram calculadas considerando as indicações da norma italiana NTC 2008 e da norma europeia EN 16681, por isso são especificamente reforçadas para suportar qualquer possível movimento sísmico que possa ocorrer na região.

Por sua vez, o armazém foi setorizado com o objetivo de agrupar produtos de características semelhantes na mesma área (inflamável, reativo, etc.). Cada área funciona a uma certa temperatura e, desta forma, os medicamentos são armazenados de acordo com suas características intrínsecas.

Características da estante

A Mecalux equipou praticamente toda a superfície do centro de distribuição do Bomi Group com estantes para paletes de profundidade simples. Com um máximo de seis níveis de armazenamento, estas estantes têm 11,5 m de altura e, no total, oferecem uma capacidade de armazenamento para cerca de 15.500 paletes.

Também foram instaladas estantes para picking com características semelhantes Às estantes para paletes. A diferença é que as estantes de picking são especificamente destinadas a artigos menores, principalmente instrumentos cirúrgicos. Além disso, incorporam acessórios para ajustar as estantes aos tamanhos de cada um dos artigos.

"Estes dois sistemas de armazenamento se destacam por sua versatilidade e adaptabilidade a todos os tipos de carga, peso e volume. Isto foi uma prioridade para nós, pois gerenciamos mais de 7.000 referencias", diz Marco Mandelli.

Todos os dias, os clientes do Bomi Group enviam a mercadoria para este armazém e, em seguida, os operadores armazenam de acordo com o cliente a que pertencem, o tipo de produto, suas dimensões e o nível de demanda. Uma boa organização de mercadoria resulta em maior eficiência e agilidade em tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

Os produtos com menor nível de demanda (tendo que recorrer a eles menos assiduamente) são depositados nos níveis superiores das estantes. Por sua vez, os mais consumidos estão armazenados nos níveis inferiores para torná-los facilmente acessíveis.

Além disso, alguns níveis inferiores de estantes de paletes têm estantes espelhadas que impedem a queda de materiais, por isso são usados para armazenar artigos menores. Os operadores coletam produtos diretamente de dentro das caixas.

"Com estes dois tipos de estantes, não só ganhamos em capacidade de armazenamento, mas também podemos preparar um número maior de pedidos do que antes. Além disso, as estantes possuem dispositivos de segurança para garantir a máxima proteção da mercadoria e operadores", diz Marco Mandelli.

Armazém seguro e sustentável

O novo armazém do Bomi Group destaca-se por sua segurança no armazenamento, principalmente, de equipamentos médicos e farmacêuticos. Por um lado, as estantes foram projetadas considerando a atividade sísmica da área. Por outro lado, a setorização permite a correta conservação de medicamentos em diferentes temperaturas.

Por sua vez, as estantes de paletes oferecem alta capacidade de armazenamento, além de uma operação ágil e eficiente que garante a entrega de produtos aos seus clientes com extrema pontualidade. Tudo isso, no âmbito de uma atividade logística sustentável e ambientalmente correta.

Nossa empresa está crescendo em Itália e na Europa e estamos planejando expandir ainda mais. A inauguração deste armazém na Spino d'Adda cumpre o objetivo de centralizar toda a nossa logística em um único espaço, o que nos permitirá consolidar este crescimento. Estamos muito satisfeitos com os sistemas de armazenamento Mecalux porque são especificamente projetados para alcançar a maior capacidade de armazenamento possível, facilitando a preparação de pedidos.

Marco Mandelli, Diretor do departamento de excelência operacional e gerenciamento de projetos de Bomi Group Italia

Benefícios para Bomi Group

  • Alta capacidade de armazenamento: estantes para paletes podem armazenar aproximadamente 15.500 paletes com uma grande variedade de mercadoria.
  • Alta produtividade: o acesso direto à estante facilita o gerenciamento das 7.000 referências disponíveis.
  • Sistema seguro: os sistemas de armazenamento são projetados para garantir a máxima segurança e proteção das cargas, algo essencial quando se trata de equipamentos médicos e farmacêuticos.
O armazém do operador 3PL Bomi Group
Capacidade de armazenamento: 15.322 paletes
Dimensões paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 800 kg
Altura máxima das estantea: 11,4 m
N.º de níveis máximos de armazenamento: 6

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento