Estantes para paletes e push-back no armazém da Brivio & Viganò na Itália

Estantes para paletes e push-back no armazém da Brivio & Viganò na Itália

Estantes Mecalux na Itália para os alimentos do operador logístico Brivio & Viganò

Estantes para paletes e push-back no armazém da Brivio & Viganò na Itália

Um operador logístico especializado em produtos de alimentação como a Brivio & Viganò deve dispor de um armazém seguro, com uma organização eficaz da mercadoria e operações ágeis que lhe permitam armazenar e distribuir os pedidos nas melhores condições. A empresa inaugurou um centro logístico de 30.000 m2 em Pozzuolo Martesana (Itália) com sete câmaras frias que a Mecalux equipou com dois sistemas de armazenagem: estantes para paletes e estantes push-back. As estantes, especialmente projetadas e reforçadas para absorver toda a força gerada por eventuais abalos sísmicos, proporcionam uma capacidade de armazenamento para 29.336 paletes.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de Brivio & Viganò: Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 28.388 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 900 kg
    Altura das estantes: 10,5 m
    Armazém de Brivio & Viganò: Estantes push-back
    Capacidade de armazenamento: 948 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. de los paletes: 900 kg
    Peso máx. dos paletes: 8,5 m
  • Baixar PDF

Organização e transporte

A Brivio & Viganò é uma parceira muito reconhecida na Itália no setor da distribuição e da logística integrada de produtos de alimentação. A empresa nasceu em meados dos anos 70, quando Luigi Brivio e Giovanni Viganò decidiram desenvolver uma rede de supermercados de proximidade onde fosse possível comercializar uma grande variedade de produtos da melhor qualidade.

Ao longo do tempo a empresa combinou sua experiência e atividades no transporte para se renovar e consolidar como um operador logístico líder no mercado italiano. Após quase 40 anos de atividade, passou de ter apenas dois caminhões para mais de seiscentos. “Nossa meta é continuar crescendo e melhorando no futuro, como sempre fizemos desde o início. Nos últimos dez anos a empresa expandiu-se graças aos investimentos e avanços em tecnologia e inovação”, garante Stefano Brivio, sócio-administrador da Brivio & Viganò.

Uma logística de confiança

Atualmente a Brivio & Viganò se posiciona como uma das principais empresas italianas no segmento da logística integral de alimentos à temperatura controlada, oferecendo soluções sob medida para seus clientes”, declara Stefano Brivio. A empresa está ciente de que para continuar liderando o mercado nos próximos anos é fundamental contar com a confiança e o apoio dos clientes, portanto, nesse sentido, a logística desempenha um papel fundamental.

Na Itália, a Brivio & Viganò conta com uma superfície total de 145.000 m² dedicados à armazenagem de produtos e à preparação de pedidos. Visando abastecer seus clientes nesse país, implementou um armazém de 30.000 m2 no município de Pozzuolo Martesana, composto por sete câmaras frias: duas de refrigeração (-0,4 ºC) e duas de congelamento (-24 ºC).

De acordo com o sócio-administrador, a empresa estava em busca de “uma solução que nos ajudasse a maximizar a capacidade de armazenamento tanto em superfície quanto em altura. Além disso, para nós era indispensável que o sistema de armazenagem contasse com a certificação de resistência sísmica”.

O estoque da empresa é muito diversificado e inclui mais de 8.000 referências de produtos com dimensões, pesos, alturas, características e níveis de demanda diferentes. Para tirar maior partido de seu novo armazém, tinha bem definido que uma de suas prioridades era fazer a correta gestão de uma mercadoria tão variada.

Outra de suas necessidades consistia em agilizar as operações. Esse armazém destaca-se porque tem um ritmo de movimento de mercadoria muito elevado, por isso as estantes deviam contribuir para facilitar o trabalho dos operadores. Diariamente recebe-se um grande número de paletes enviados pelos fornecedores e, simultaneamente, também são preparados e distribuídos aproximadamente 150 pedidos com destino a países da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Com todos esses requisitos em mente, “comparamos as soluções de armazenagem oferecidas por todos os fornecedores participantes da licitação. Optamos pela Mecalux porque sua proposta cumpria todos os requisitos técnicos básicos”, indica Stefano Brivio.

A solução da Mecalux se baseava em instalar estantes para paletes e estantes push-back com uma capacidade de armazenamento total para 29.336 paletes. Para o projeto e construção das estantes, a Mecalux considerou as especificações da norma italiana NTC 2008 e da norma europeia EN 16681. Isso significa que foram reforçadas especificamente para suportar qualquer possível abalo sísmico que possa ocorrer na região, garantindo a segurança tanto dos operadores quanto da mercadoria.

A combinação de diferentes soluções de armazenagem permite que a mercadoria possa ser classificada de acordo com suas características e nível de demanda.

Uma boa organização do armazém repercute em todas as operações: quando os operadores efetuam as tarefas de armazenamento ou a preparação de pedidos, sabem a quais áreas devem dirigir-se, ganhando velocidade e eficácia. Em resumo e segundo Stefano Brivio, “as soluções propostas foram adaptadas aos nossos requisitos, pois possuem a resistência sísmica adequada e nos ajudaram a otimizar notavelmente o espaço do armazém”.

Estantes para paletes: características
Divididas entre três e cinco níveis, medem 10,5 m de altura e nelas são depositados aproximadamente 28.388 paletes. Essas estantes incorporam elementos e componentes para adaptar os níveis e prateleiras às características da mercadoria, por isso estão preparadas para que se possa depositar qualquer tipo de carga com peso e volumes variáveis.

A versatilidade das estantes de paletes faz com que sejam ideais para gerenciar uma mercadoria tão heterogênea.

Da mesma forma, oferecem acesso direto aos produtos, uma particularidade que agiliza sua entrada e saída, verificando-se um impacto direto na preparação de pedidos. Nos níveis inferiores das estantes o picking é feito diretamente a partir dos paletes, enquanto nos superiores são depositados os produtos de reserva. Com esse sistema, se dispõe de mercadoria preparada o tempo todo para evitar interrupções.

Estantes push-back
As estantes são formadas por um conjunto de canais montados com um leve desnível. A parte dianteira tem uma altura menor para permitir que ao retirar um palete os posteriores possam avançar pela ação da gravidade para a primeira posição de saída.

Essas estantes aproveitam muito bem o espaço do qual dispõem, pois podem situar três paletes em profundidade em cada canal. Também proporcionam muita agilidade no manuseio da mercadoria, uma vez que as manobras dos operadores são mínimas. Os operadores têm ao seu alcance todas as referências em um mesmo corredor e, consequentemente, as distâncias a percorrer são muito pequenas.

Satisfação acima de tudo

A Brivio & Viganò desempenha uma função básica (abastecer seus clientes com os produtos solicitados) na cadeia logística, devendo satisfazê-la em um tempo muito limitado. Para consegui-lo, é essencial contar com uma organização impecável de todos os seus processos e uma logística moderna, flexível e que agregue valor às diferentes empresas do setor da alimentação com as quais trabalha.

Estamos muito satisfeitos com as soluções de armazenagem instaladas”, afirma Stefano Brivio, sócio-administrador da Brivio & Viganò. Sua nova câmara fria está equipada com dois sistemas de armazenagem resistentes que ajudam a organizar bem os produtos em função de suas características e nível de demanda. Esse é o princípio elementar para conseguir que os operadores sejam mais produtivos na preparação de 150 pedidos por dia. Ambas as soluções de armazenagem também garantem que os alimentos sejam conservados e distribuídos nas melhores condições possíveis.

Stefano Brivio – Sócio-administrador da Brivio & Viganò
Um dos principais motivos para escolher a Mecalux também foi seu preço muito competitivo, a capacidade de ajustar o prazo de entrega e instalação às nossas necessidades de planejamento e horários de trabalho. A Mecalux soube como se envolver no projeto para satisfazer nossos requisitos”.

Benefícios para a Brivio & Viganò

  • Máxima capacidade de armazenamento: os dois sistemas de armazenagem otimizam o volume da câmara fria permitindo armazenar 29.336 paletes.
  • Organização da mercadoria: cada produto depositado no sistema de armazenagem tem como base suas características e nível de demanda.
  • Manuseio eficiente da mercadoria: as soluções de armazenagem da Mecalux foram concebidas para facilitar a preparação de 150 pedidos diários.
  • Resistência contra abalos sísmicos: as estantes foram calculadas e reforçadas especificamente para suportar qualquer abalo sísmico que eventualmente possa ocorrer.
Armazém de Brivio & Viganò: Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 28.388 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 900 kg
Altura das estantes: 10,5 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento