A Casintra gerencia seus armazéns de Astúrias e Barcelona com o Easy WMS da Mecalux

A Casintra gerencia seus armazéns de Astúrias e Barcelona com o Easy WMS da Mecalux

Os armazéns da Casintra gerenciam aproximadamente 2.000 referências de diferentes clientes

Casintra logo

O operador logístico Casintra gerencia e supervisiona todos os processos dos cinco armazéns que possui na Espanha (quatro em Astúrias e outro em Barcelona) utilizando um único Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). Em sua modalidade na nuvem, o Easy WMS da Mecalux organiza de forma impecável as 2.000 referências disponíveis permitindo que a empresa trabalhe online com seus clientes. Estes podem conectar-se ao WMS a partir de qualquer dispositivo com conexão à Internet para conhecer o status de seu inventário a qualquer momento. Através desse software o operador 3PL também pode fazer um controle logístico exaustivo de seus clientes e saber os processos e os tempos necessários para cada um deles.

  • Imagens
  • O Easy WMS da Mecalux em sua modalidade SaaS, ou seja, na nuvem
  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

A união faz a força

A Casintra nasceu em 1971 em Astúrias (Espanha) como uma associação de pequenas empresas de transporte que tinham o objetivo de competir com as grandes corporações do setor (tanto nacionais quanto estrangeiras). Atualmente é uma reconhecida empresa 3PL que oferece transporte regional, nacional e internacional para todos os tipos de empresas.

Um operador 3PL (Third Party Logistics) oferece um serviço adaptado às necessidades das empresas que o contratam. Esse tipo de empresa busca otimizar a cadeia de suprimentos de seus clientes e liberá-los de ter que usar sua própria frota de veículos ou de armazéns. Para consegui-lo, devem ser muito flexíveis a fim de se adaptarem aos requisitos dos clientes e às novas tendências do mercado.

A Casintra possui quatro armazéns em Astúrias (três no município de Siero e outro em Gijón) e um em Barcelona onde fica toda a mercadoria de seus clientes. “Para atender um maior número de empresas, nos próximos meses vamos ampliar a capacidade de nosso armazém de Barcelona e construiremos novos centros logísticos em outras localidades da Espanha”, explica Javier García, diretor de operações da Casintra.

Todos esses armazéns são multicliente: em um mesmo espaço fica a mercadoria de várias empresas de diferentes setores (principalmente de alimentos), o que exige “uma rastreabilidade precisa para evitar erros”, explica Javier García. Um de seus maiores clientes é uma reconhecida empresa láctea espanhola.

Antes se utilizava um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) que trabalhava sem radiofrequência. As gestões eram executadas em um computador, “mas ambicionávamos mais”, afirma Javier García. A empresa queria otimizar os fluxos, multiplicar a rentabilidade das operações e fazer um rigoroso controle do estoque. Além disso, uma de suas prioridades em relação ao 3PL era a conectividade. De acordo com o diretor de operações, “queríamos que os clientes estivessem informados o tempo todo sobre a disponibilidade de seus produtos”.

A Casintra chegou à conclusão de que precisava de um WMS muito mais moderno e com mais funcionalidades. Finalmente, apostou na Mecalux “por causa de sua trajetória desenvolvendo Sistemas de Gerenciamento de Armazém e pela qualidade de seus produtos de software”, salienta García.

Software de gerenciamento para um operador 3PL

Com a expansão do e-commerce e da crescente complexidade dos processos da cadeia de suprimentos, cada vez mais empresas optam por terceirizar sua logística. Um operador logístico é uma empresa que presta serviços de armazenagem e transporte para outras empresas, independentemente de seu setor. Na realidade, atua como intermediário entre as empresas e seus clientes.

A complexidade dos operadores 3PL é notável: gerenciamento de muitas referências com um tratamento específico para cada uma delas e a preparação e expedição de múltiplos pedidos no menor tempo possível.

A colaboração entre os fabricantes e os fornecedores logísticos tornou-se um fator crucial para impulsionar a competitividade das empresas. A instalação de um Sistema de Gerenciamento permite que o operador logístico exerça um controle mais exaustivo da logística dos clientes, sabendo, para cada um deles, os processos exigidos e o tempo necessário. O WMS é capaz de mostrar o estoque disponível e onde está, além de organizar a expedição mediante diferentes empresas de transporte.

Um WMS como o Easy WMS da Mecalux ajuda os operadores logísticos a terem:

  • Mestre de artigos com gestão de proprietários.
  • Gestão multiarmazém.
  • Rastreabilidade do estoque.
  • Visibilidade dos processos baseando-se no proprietário dos produtos.
  • Organização das expedições baseando-se nas empresas de transporte.

Um WMS multiarmazém

A Mecalux instalou o Easy WMS em sua modalidade SaaS (Software as a Service), baseada na nuvem. Conta com servidores de alto desempenho na nuvem que garantem um bom comportamento do WMS, adaptado ao volume de operações do negócio.

A empresa acessa o Easy WMS a partir de qualquer navegador ou dispositivo com conexão à Internet. Através dessa solução, a Casintra melhorou sua logística com um investimento mínimo no que se refere a infraestruturas de software.

Uma das vantagens do Easy WMS na nuvem é que sua estrutura é multiarmazém, ou seja, as operações de todos os armazéns da Casintra em Astúrias e Barcelona podem ser controladas simultaneamente. Futuramente a empresa poderá gerenciar os novos armazéns que forem inaugurados utilizando o mesmo WMS.

Em termos práticos, os armazéns da Casintra atuam como se fossem os próprios armazéns dos clientes. Para isso, a comunicação é um princípio indispensável. A empresa láctea, por exemplo, estabelece comunicação com o Easy WMS mediante seu ERP SAP para indicar os critérios de armazenagem mais adequados no momento de depositar cada artigo e definir os pedidos que é preciso preparar.

O SaaS do Easy WMS permite que a Casintra trabalhe online com todos os seus clientes a um custo muito reduzido mediante uma rede privada completamente segura. “Eles acessam o Easy WMS digitando uma senha para saber qual o status de seu inventário”, afirma Javier García.

A Casintra também implementou a radiofrequência em todos os seus armazéns. Os operadores utilizam terminais RF para que o WMS lhes indique o que fazer com cada produto (onde coletá-lo, onde depositá- -lo, etc.), minimizando portanto o risco de cometer erros. Através desse sistema a comunicação com o WMS é muito fluida, pois os operadores recebem as ordens bastando confirmar que as mesmas foram seguidas para receber mais. “Seu manuseio é muito intuitivo e exige pouco treinamento”, salienta Javier García.

Controle das operações

De acordo com o diretor de operações desse operador 3PL, “o Easy WMS nos proporcionou múltiplos benefícios. Entre eles, destaca-se o controle rigoroso de todos os processos como os recebimentos, os movimentos internos ou a preparação de pedidos”.

Os armazéns da Casintra recebem por dia, em média, 1.000 paletes (600 nos quatro armazéns de Astúrias e 400 no de Barcelona) que os operadores se encarregam de identificar um por um. Para tal, basta ler seu código de barras através do terminal de radiofrequência para que o WMS lhes atribua uma localização.

Armazenamos um total de 2.000 referências”, comenta Javier García. A ordem e a rastreabilidade são indispensáveis para gerenciar um número tão alto de referências, sobretudo quando se trata de diferentes clientes.

Os operadores de cada armazém preparam 70 pedidos por dia com umas 15 linhas em cada um deles. Para isso, percorrem os corredores coletando os produtos diretamente dos paletes situados nos níveis inferiores das estantes. O Easy WMS se encarrega de lhes indicar as localizações às quais devem dirigir-se, os produtos que devem extrair e a quantidade. Todos os dias são distribuídos 600 paletes de Astúrias e 170 de Barcelona.

Cadeia de suprimentos conectada

Com o Easy WMS da Mecalux, a Casintra pode prestar o serviço pretendido aos seus clientes. O WMS proporciona um controle preciso das 2.000 referências disponíveis e supervisiona em tempo real as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos nos cinco armazéns.

Uma das utilidades da modalidade na nuvem do Easy WMS é a conectividade. Com um único sistema a Casintra pode gerenciar todas as operações de seus cinco armazéns, assim como trabalhar online com os clientes e informá-los o tempo todo sobre o status do estoque.

O WMS da Mecalux também se destaca por sua versatilidade e escalabilidade, pois é capaz de se adaptar às mudanças e ao crescimento do negócio. Com o Easy WMS a Casintra agora pode abrir a porta para novas oportunidades.

Javier García – Diretor de Operações da Casintra
O Easy WMS faz um acompanhamento muito rigoroso das operações de nossos armazéns e pode ser integrado aos clientes. Isso proporciona um valor agregado à nossa carteira de serviços.

Benefícios para a Casintra

  • Gestão multiarmazém: com seus servidores de alto desempenho na nuvem, o Easy WMS gerencia de forma simultânea e sem erros todos os armazéns em Astúrias e em Barcelona.
  • Armazéns multicliente: o Easy WMS controla com precisão as 2.000 referências de todos os clientes do operador 3PL e se encarrega de atribuir uma localização em função de sua referência, nível de demanda e características.
  • Conexão com os clientes: a Casintra pode trabalhar online com seus clientes para que estes sempre possam saber o status de seus produtos.
  • Controle rigoroso dos processos: com os terminais de radiofrequência, a comunicação entre os operadores e o Easy WMS é muito fluida. O WMS lhes indica o que fazer com os 1.000 paletes recebidos por dia e como preparar todos os pedidos da forma mais rápida possível.
Armazén da Casintra
Nº de armazéns: 5
Superfície total: 22.000 m2
Nº de referências: 2.000
Nº de recebimentos/dia: 1.000 paletes
Nº de expedições/dia: 770 paletes
Nº de pedidos/dia: 70
Nº de linhas/pedido: 15
Sistema de Gerenciamento de Armazém: Easy WMS (modalidade SaaS)

Fale com um especialista