College Of DuPage: uma solução com o tamanho perfeito

College Of DuPage: uma solução com o tamanho perfeito

O College of DuPage otimizou o espaço de seu armazém com a ajuda das estantes push-back

College Of DuPage: uma solução com o tamanho perfeito

O armazém do College of DuPage em Glen Ellyn (Illinois) é atípico, pois em vez de gerenciar produtos acabados ou matéria-prima, armazena produtos para um cliente final muito específico: estudantes, professores e pessoal da universidade. Com mais de 28.000 estudantes, o College of DuPage é o segundo maior centro de educação universitária do estado de Illinois. O câmpus de Glen Ellyn, de 110 hectares de superfície, conta com onze edifícios e um armazém onde deposita uma grande quantidade de papel e suprimentos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes push-back
    Capacidade de armazenamento: 96 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. por palete: 1.500 kg
    Altura das estantes: 3,5 m
    N.º de níveis de armazenamento: 3
  • Baixar PDF

Necessidades do cliente

O College of DuPage depositava seus produtos em estantes para paletes onde o material armazenado chegava a transbordar devido à excessiva quantidade. Além disso, as estantes eram tão altas que quase tocavam o teto: “cada vez que depositávamos a mercadoria na parte superior tínhamos que ter muito cuidado para não bater a cabeça nos aspersores ou luzes”, garante Angelo Conti, responsável pelo armazém do College of DuPage.

O problema da altura também era um impedimento para depositar um palete completo no nível superior, por isso os operadores tinham que fragmentá-lo. Tudo isso fazia com que os operadores perdessem tempo de trabalho, além de aumentar os custos do College of DuPage.

Solução proposta pela Interlake Mecalux

Depois de consultar diferentes fabricantes de sistemas de armazenagem, o College of DuPage contratou a Interlake Mecalux para projetar e instalar estantes push-back que resolveriam os problemas ocasionados pelas antigas estantes. “A Interlake Mecalux soube identificar o problema e o sistema de armazenagem adequado para satisfazer nossas necessidades”, afirma Angelo Conti.

Através das estantes push-back, o College of DuPage otimizou o espaço de seu armazém, pois o sistema reduz o número de corredores necessários para acessar o produto, criando uma solução de armazenagem compacta, de alta densidade e extremamente eficiente. Os paletes são depositados sobre um conjunto de carros que se deslocam por impulso sobre trilhos de rodagem levemente inclinados. Os carros têm capacidade para um, dois, três ou inclusive quatro paletes em profundidade, de acordo com a aplicação à qual se destina e o espaço disponível.

Quando o operador, auxiliado pela empilhadeira, retira o primeiro palete, os demais se deslocam por gravidade em direção ao corredor de trabalho e, dessa forma, ocupam a localização disponível. Através desse sistema, a descarga dos paletes é simples e ágil, além de segura para os operadores. A segurança constituía um requisito indispensável para o College of DuPage, sobretudo considerando os problemas que causavam as antigas estantes para paletes. “Nas estantes que utilizávamos antes os operadores tinham que entrar nas mesmas para poder retirar uma simples caixa com papel de escritório. Agora já não é preciso. Para nós é um verdadeiro alívio não ter um operador trabalhando debaixo de milhares de quilos. O simples fato de eliminar um eventual risco de acidente, não tem preço”, comenta o responsável pelo armazém.

A instalação das estantes push-back também resolveu o problema que o College of DuPage tinha com a altura do armazém. Foi suprimido um nível de armazenagem em relação às estantes antigas porque tinha deixado de ser funcional. “Agora podemos armazenar paletes completos sem ter que fracioná-los. Assim que são descarregados do caminhão são armazenados diretamente nas estantes”, afirma Angelo Conti.

Todos esses benefícios também repercutiram em uma considerável diminuição dos custos logísticos da empresa. Através das estantes push-back, a universidade já não precisa comprar equipamentos de movimentação específicos para operar com esse sistema de armazenagem. No lugar deles os operadores agora utilizam uma empilhadeira menor para acessar os produtos a partir do corredor de trabalho. Não é preciso entrar nos corredores de armazenamento, evitando assim bater eventualmente na estrutura das estantes, o que aumenta a segurança da instalação e reduz ao mínimo sua manutenção.

Outro aspecto a ser considerado era que as estantes deviam suportar todo o peso dos paletes carregados de papel. Cada carro da estante pode suportar até 1.500 kg, sendo ideal para empresas que trabalham com cargas pesadas.

Um dos aspectos que mais impressionou Conti no momento de colocar em andamento o projeto de reformar seu armazém foi a capacidade de resposta da Interlake Mecalux para satisfazer suas necessidades. Os requisitos e condições do College of DuPage para selecionar seus fornecedores são muito rigorosos, e a Interlake Mecalux soube perfeitamente como lhe proporcionar a informação pertinente para tomar a decisão mais adequada.

Angelo Conti – Responsável pelo armazém do College of DuPage
Além de todas as vantagens exclusivamente logísticas, o que mais gostei da Interlake Mecalux foi o serviço ao cliente que nos ofereceu, assim como sua forma de trabalhar e o atendimento tão personalizado que nos proporcionou.

Benefícios para o College of DuPage

  • Otimização do espaço: as estantes push-back aproveitam o espaço sem perder eficiência na gestão da mercadoria.
  • Segurança do armazém: o sistema de armazenagem instalado oferece uma descarga segura dos paletes, pois não é necessário entrar nas estantes minimizando qualquer risco de acidente.
  • Redução de custos: os operadores já não precisam fracionar os paletes completos, o que permite que o College of DuPage economize tempo e custos com pessoal.
  • Estantes resistentes: as estantes push-back são capazes de suportar paletes cheios de papel que pesam até 1.500 kg cada um deles.
Estantes push-back
Capacidade de armazenamento: 96 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. por palete: 1.500 kg
Altura das estantes: 3,5 m
N.º de níveis de armazenamento: 3

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento