O Easy WMS no armazém da Cosgra em Girona para motores e peças de reposição

O Easy WMS no armazém da Cosgra em Girona para motores e peças de reposição

O Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) Easy WMS da Mecalux dirige o armazém da Cosgra destinado ao picking

O Easy WMS no armazém da Cosgra em Girona para motores e peças de reposição

Em seu centro logístico de Girona (Espanha), a Cosgra armazena mais de 10.000 referências de motores elétricos, redutores, tambores de freio e selos mecânicos. O software de gestão de armazéns (SGA) Easy WMS da Mecalux é um sistema que controla todo o estoque e evita qualquer possibilidade de erro nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. O SGA, além de controlar, coordenar e gerenciar os movimentos, processos e operações do armazém, também garante um alto nível de serviço aos clientes.

Soluções globais para equipamentos rotativos

Com sede em Girona (Espanha), a Cosgra é uma companhia distribuidora de motores elétricos, redutores, tambores de freio e selos mecânicos para empresas automotivas, eletrônicas e fabricantes de máquinas. Desde sua fundação, em 1980, foi pioneira e inovadora em seu setor, além de ter uma clara projeção internacional. Atualmente é uma das maiores empresas do setor no sul da Europa: comercializa seus produtos em mais de 20 países da Europa, assim como da África e América Latina.

Motores e peças de reposição em um mesmo armazém

A Cosgra tem como prioridade abastecer seus clientes no menor tempo possível e, por isso, a localização de seu armazém é decisiva para garantir prazos de entrega curtos. “Está localizada no município de Crespià (Girona), em um ponto estratégico próximo da rodovia entre Barcelona e a fronteira francesa, e fica muito perto dos aeroportos de Barcelona, Girona e Perpignan”, explica Jordi Company, responsável pela área de produção da Cosgra.

Para agilizar a distribuição dos pedidos, a localização do armazém é importante, assim como fazer uma boa gestão de todas as operações e da mercadoria.

A empresa conta com um catálogo que supera a cifra de 10.000 referências com diferentes tamanhos e volumes. Para facilitar o trabalho dos operadores, o armazém foi dividido em duas áreas: uma para motores e produtos volumosos e a outra para peças de reposição e produtos de menores dimensões.

Jordi Company – Responsável pela área de Produção da Cosgra
Estamos muito satisfeitos com o Sistema de Gestão de Armazéns da Mecalux. Obviamente, tivemos que nos adaptar e precisamos de tempo para elaborar todo o inventário e aprender a utilizar o SGA, mas não nos importou porque tínhamos muito bem definido os benefícios que íamos ter e nossos operadores mostraram uma boa disposição nesse sentido”.

Gestão de todos os fluxos

Visando ser mais flexível para poder lidar com as constantes mudanças do mercado, a Cosgra tinha interesse especialmente em renovar as operações de seu armazém. Para consegui-lo, precisava de um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA). “Antes utilizávamos um ERP que comandava todas as atividades da empresa, incluindo uma parte da logística. No armazém, o ERP apenas gerenciava o estoque: sabíamos o que recebíamos, o que tínhamos armazenado e o que expedíamos. No entanto, não podíamos monitorar as características dos produtos nem sua localização exata”, indica Jordi Company.

A Cosgra instalou o Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) Easy WMS da Mecalux a fim de simplificar e otimizar as operações e, em suma, tirar um maior proveito de seu centro de distribuição. “Decidimos trabalhar com a Mecalux devido à imagem que a marca possui no setor, além de sua experiência implementando Sistemas de Gestão de Armazéns”, afirma o responsável pela área de produção.

Uma das vantagens do Easy WMS que mais beneficia a Cosgra é a flexibilidade e escalabilidade, pois é capaz de se adaptar a qualquer mudança que o negócio tenha que enfrentar devido à incorporação de novas tecnologias em qualquer um de seus processos, aumento das vendas, etc.

Antes de implementar o Easy WMS, cada produto incluía uma folha com sua descrição (peças que o compõem, características, peso, funções, etc.), algo que não era muito prático.

Agora, cada artigo é identificado mediante um código de barras que os operadores podem escanear com a ajuda de terminais de radiofrequência. “A incorporação de códigos de barras foi um grande avanço para nossa logística. Cada artigo possui um número de identificação, o que nos permite localizá-lo e rastreá-lo o tempo todo. Com esse código podemos encontrar qualquer peça de reposição entre a totalidade de produtos fornecidos nos últimos cinco anos”, destaca Jordi Company. Graças à ajuda do software da Mecalux, a empresa também monitora em tempo real a situação de seu inventário, de onde provém, onde está localizado e para onde irá.

Isso se traduz em uma maior eficiência no trabalho dos operadores, uma vez que encontram os produtos solicitados pelos clientes com maior rapidez. O SGA da Mecalux intervém em todas as operações do armazém da Cosgra:

Recebimento da mercadoria

Na área das docas os operadores se encarregam de identificar e classificar todos os produtos recebidos de forma individual: por um lado os motores e, por outro, as peças de reposição.

Para evitar erros, é indispensável uma boa comunicação entre o SGA, o ERP e os operadores. O ERP envia uma ordem de entrada para o Easy WMS especificando os artigos que estão a ponto de chegar ao armazém.

Uma vez recebidos, o SGA ordena aos operadores a inspeção dos produtos. Dessa forma, é possível verificar se a mercadoria indicada pelo ERP chegou e, ao mesmo tempo, inserir produtos no sistema atribuindo-lhes uma localização.

O Easy WMS também gerencia as devoluções. Poderia ocorrer que, por qualquer razão, os clientes desejam devolver algum dos produtos que já tenha sido vendido. Nessa situação, o processo é o mesmo, embora o Easy WMS decide o que fazer com cada produto em questão: enviá-lo para a área de armazenamento, de montagem de kits, de conserto, etc.

Tarefas de armazenamento

Uma vez diferenciados os motores das peças de reposição, o Easy WMS atribui uma localização a cada produto considerando suas características e dimensões. Assim, por exemplo, os produtos volumosos e mais pesados são depositados nos níveis inferiores das estantes.

Os operadores identificam os produtos com a ajuda de seu terminal de radiofrequência e o Easy WMS lhes indica onde devem ser depositados. Na área de produtos volumosos utilizam transpaleteiras para transferir os produtos, enquanto na área de peças de reposição usam carros.

Preparação de pedidos

É uma das operações centrais da Cosgra, pois são preparados mais de 250 pedidos diariamente.

Seguindo as ordens do Easy WMS os operadores percorrem a área atribuída do armazém localizando os produtos que formam cada pedido. Para evitar interferências e, consequentemente, possíveis erros, os operadores permanecem na área de produtos volumosos ou na de peças de reposição. Uma vez coletadas todas as referências, as mesmas são transferidas para a área de montagem, onde os motores são montados e personalizados baseando-se nas necessidades específicas de cada cliente.

Uma cadeia de suprimentos mais avançada

O Easy WMS da Mecalux representou um grande avanço para a Cosgra. Com a ajuda desse SGA, a empresa otimizou a gestão de mais de 10.000 referências, desde sua chegada ao armazém até sua expedição, garantindo um total rastreamento. Sua instalação foi efetuada sem interromper o serviço da Cosgra. De acordo com Jordi Company, “admito que foi duro, porque temos muitas referências e tivemos que fazer um inventário do armazém. No Entanto, embora tenha sido muito trabalhoso, tudo correu bem e nossos clientes não foram afetados por esse processo. Começamos a fazer a distribuição dos pedidos com muita rapidez”.

O SGA tornou-se um aliado para os operadores, porque lhes guia o tempo todo facilitando as tarefas. “É uma ferramenta que motiva os operadores, além de ajudá-los a trabalhar confortavelmente. O Easy WMS, em geral, teve uma aceitação muito boa”, destaca o responsável pela área de produção.

O armazém é uma instalação estratégica para esse negócio, pois permite depositar os produtos que seus clientes precisam e organizar a montagem dos motores para sua posterior distribuição. O sistema de gestão otimiza e agiliza ao máximo todos os processos, o que origina uma maior eficiência e satisfação do cliente.

Benefícios para a Cosgra

  • Controle de 10.000 referências: o Easy WMS identifica os produtos a partir do momento em que chegam ao armazém e lhes atribui uma localização. Dessa forma, a empresa controla a situação de seu estoque em tempo real.
  • Precisão e agilidade: a supervisão de todas as operações por parte do Easy WMS é essencial para que os operadores realizem as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos sem cometer erros.
  • Aumento da produtividade: o armazém é muito produtivo, pois é capaz de preparar mais de 250 pedidos por dia.
Centro logístico de Cosgra
N.º de referências armazenadas: +10.000
N.º de pedidos preparados diariamente: 250

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento