A Decathlon inaugura um novo armazém omnicanal em Northampton (Reino Unido)

A Decathlon inaugura um novo armazém omnicanal em Northampton (Reino Unido)

A Decathlon prepara 3.000 pedidos ‘online’ e distribui 55.000 produtos às lojas do Reino Unido

A Decathlon inaugura um novo armazém omnicanal em Northampton (Reino Unido)

Decathlon continua apostando nas estantes para picking da Mecalux para gerenciar sua logística omnicanal. Após equipar seus armazéns na França, Alemanha, Itália e Polônia, chegou a vez de seu novo centro logístico em Northampton (Reino Unido). Com 35.000 referências, o armazém prepara e expede diariamente 3.000 pedidos para os usuários online e aproximadamente 55.000 artigos para todas as lojas físicas da Decathlon no Reino Unido.

Armazém omnicanal no Reino Unido

Fundada em 1976 na França e presente em mais de 35 países do mundo, a Decathlon é uma empresa que comercializa artigos para apaixonados pelo esporte. Dispõe de mais de 1.350 pontos de venda onde são comercializados produtos para a prática de qualquer atividade esportiva: natação, futebol, tênis ou ciclismo, entre outras. No final de 2013 inaugurou seu primeiro armazém no Reino Unido.

A logística constitui uma das atividades primordiais para que a Decathlon possa fazer a entrega de seus produtos aos clientes, tanto das marcas mais reconhecidas do mercado quanto das mais de vinte marcas próprias fabricadas pela empresa (denominadas Pasión).

Um dos maiores desafios que a Decathlon enfrenta consiste em responder à crescente demanda dos clientes com a maior rapidez possível.

Para consegui-lo, nos últimos anos implementou um modelo de negócio omnicanal, ou seja, se encarrega de proporcionar uma experiência de compra integrada para os consumidores. Do ponto de vista logístico a omnicanalidade se traduz em gerenciar a entrada de pedidos online, das lojas físicas e de outros possíveis canais de forma simultânea.

Para fazer frente a tal volume de trabalho é imprescindível contar com uma excelente capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, ter uma operação ágil e flexível.

A Decathlon confiou nas soluções da Mecalux em múltiplas ocasiões. Alguns de seus armazéns na França, Alemanha, Itália ou Polônia contam com estantes para picking da Mecalux porque oferecem acesso direto à mercadoria de menor tamanho, algo essencial para preparar um grande número de pedidos por dia.

Para seu novo centro logístico em Northampton (Reino Unido), a Decathlon decidiu contar novamente com a colaboração da Mecalux. “Já trabalhamos com eles anteriormente, por isso sabíamos que encontrariam a solução adequada para satisfazer nossas necessidades”, garante Zsolt Kabai, chefe de projeto da Decathlon Reino Unido. Nessa localidade britânica, a Decathlon mudou-se para um novo centro logístico para poder lidar com o aumento das vendas nas lojas desse país e com as vendas online: “nossa presença no mercado se expandiu nos últimos anos, por isso era necessário ampliar e melhorar nossa logística”, afirma Zsolt Kabai.

A localização do armazém é excelente, pois conta com excelentes ligações de transporte: a apenas 110 km de Londres, a uma hora de carro do aeroporto de Birmingham e bem interligado com Bristol, Manchester, Nottingham, Sheffield e Leeds.

Características do armazém

A Decathlon, através desse armazém, ganhou espaço (32.425 m2) e eficiência. Além disso, também conta com uma boa organização do trabalho, algo que é essencial já que a empresa possui mais de 35.000 referências que são gerenciadas nessas instalações.

Zsolt Kabai explica que “diariamente se recebe uma média de 250 paletes com produtos provenientes dos armazéns centrais que a Decathlon possui na França e Espanha”. Também indica que “os únicos paletes que não provêm dali são os que contêm bicicletas e outros produtos específicos, pois são enviados diretamente pelas fábricas”.

Em seguida, os operadores se encarregam de verificar as cargas e armazená-las nas localizações correspondentes considerando suas dimensões e nível de demanda.

A operação central é o picking. Por isso, tanto as operações quanto a organização da mercadoria foram pensadas para “facilitar e agilizar a preparação de até 3.000 pedidos por dia que são enviados aos clientes que compram pela Internet no Reino Unido e Irlanda”, comenta Zsolt Kabai. Ao tratar-se de um armazém com uma operação omnicanal, além de abastecer os usuários que compram através do site, também “enviamos diariamente entre 50.000 e 60.000 artigos para todas as lojas que a Decathlon possui no Reino Unido”.

O armazém é composto por uma plataforma de três andares, cada um deles com 8.800 m2, onde a Mecalux instalou 1.939 módulos de estantes para picking de 2,5 m de altura. Tal solução foi projetada para depositar múltiplas referências de diferentes rotatividades e pequenas dimensões (sapatos, toucas de piscina, peças de roupa, etc.).

As estantes de picking oferecem acesso direto, o que favorece o manuseio dos produtos proporcionando uma maior rapidez no momento de efetuar as tarefas de armazenamento.

Zsolt Kabai – Chefe de Projeto da Decathlon Reino Unido
A alta qualidade e a distribuição das estantes nos ajudaram a aumentar significativamente a produtividade nas tarefas de picking. Agora podemos abastecer os usuários que compram pela Internet e todas as lojas da Decathlon no Reino Unido com maior rapidez.

Preparado para o desafio omnicanal

Portanto, a Decathlon inaugurou um armazém em Northampton que está preparado para fazer frente ao desafio omnicanal. Conta com uma operação focada em preparar um grande número de pedidos, cada um deles formados por poucas linhas e com um objetivo: garantir as entregas no menor tempo possível.

As estantes para picking implementadas pela Mecalux contribuíram para agilizar a preparação de pedidos e dispor de um serviço mais eficiente e sem erros.

O acesso direto ajuda a manusear os produtos localizados dentro das caixas, proporcionando muita rapidez e dinamismo ao picking.

Benefícios para a Decathlon

  • Capacidade de armazenamento: as estantes para picking otimizam a superfície disponível para acomodar um maior número de produtos de diferentes rotatividades e dimensões.
  • Logística omnicanal: o armazém da Decathlon foi projetado para reforçar a preparação de 3.000 pedidos/dia de venda online e para abastecer as lojas da empresa no Reino Unido com 55.000 produtos.
  • Crescimento no Reino Unido: a Decathlon mudou-se para um novo armazém de maiores dimensões em Northampton, o que demonstra a situação de expansão da empresa no país.

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento