A Decathlon inaugura três novos armazéns na Itália equipados pela Mecalux

A Decathlon inaugura três novos armazéns na Itália equipados pela Mecalux

A distribuidora de artigos esportivos equipou seu novo armazém com estantes convencionais e de picking

A Decathlon inaugura três novos armazéns na Itália equipados pela Mecalux

A empresa de artigos esportivos Decathlon continua superando-se. Recentemente, inaugurou três novos centros de logística nas localidades italianas de Brandizzo, Basiano e Castel San Pietro Terme. Nos últimos anos a empresa aumentou o número de lojas no país, assim como a venda online de seus produtos. Para enfrentar esse crescimento, a Mecalux equipou os três armazéns com soluções de armazenamento personalizadas e projetadas para que a preparação de pedidos seja realizada com a maior agilidade e eficiência.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Decathlon: Brandizzo
    Superfície total de armazenamento: 22.913 m²
    Estantes convencionais:
    Capacidade de armazenamento: 9.738 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 700 kg
    Altura das estantes: 9,5 m
    Comprimento das estantes: 29,7 m
    Estantes para picking:
    N.º de prateleiras: 10.640
    Altura das estantes: 2,25 m
    Armazém da Decathlon: Castel San Pietro Terme
    Superfície total de armazenamento: 35.999 m²
    Estantes convencionais:
    Capacidade de armazenamento: 12.801 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 700 kg
    Altura das estantes: 9,5 m
    Comprimento das estantes: 96,3 m
    Estantes para picking:
    N.º de prateleiras: 12.540
    Altura das estantes: 2,75 m
    Armazém da Decathlon: Basiano
    Superfície total de armazenamento: 44.001 m²
    Estantes convencionais:
    Capacidade de armazenamento: 14.234 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 700 kg
    Altura das estantes: 9,5 m
    Comprimento das estantes: 91,6 m
    Estantes para picking:
    N.º de prateleiras: 21.300
    Altura das estantes: 2,7 m
  • Baixar PDF

Decathlon aposta no canal ‘online’

Fundada na França em 1976, a Decathlon é uma empresa muito popular que se dedica à comercialização de artigos para amantes do esporte, tanto principiantes quanto experientes. Com uma clara vocação internacional, atualmente está presente em mais de 35 países, tais como a Itália, Espanha, Reino Unido, Polônia, China ou Brasil, entre outros.

Podemos encontrar, em seus mais de 1.350 pontos de venda distribuídos pelo mundo, todos os tipos de produtos para praticar qualquer tipo de atividade esportiva, desde as marcas mais renomadas até as mais de vinte marcas próprias da empresa (denominadas Passion).

Para se adaptar às necessidades do mercado a inovação faz parte de todos os projetos da empresa. Tradicionalmente, as lojas da Decathlon costumam ser grandes superfícies, localizadas em zonas comerciais ou em shoppings, afastada dos núcleos urbanos. No entanto, nos últimos anos apostou em aproximar-se cada vez mais de seus clientes redobrando seu esforço para se adaptar aos seus hábitos de consumo. Em vista disso, inaugurou lojas no centro de algumas capitais europeias além de reforçar a venda online de seus produtos.

Em 2017, a Decathlon faturou 11 bilhões de euros, representando um aumento de 10,5%. Um dos objetivos da empresa é aplicar um modelo omnichannel em seu negócio a fim de atender melhor a crescente demanda dos clientes. De acordo com Fabio Montinaro, Diretor de Logística da Decathlon Brandizzo, “precisamos de uma logística dinâmica e flexível.”

A Decathlon já conta com mais de 120 pontos de venda distribuídos pelo país desde que chegou à Itália em 1993 e abriu sua primeira loja em Lissone. Graças à sua qualidade e preços baixos, as marcas Passion têm sido um grande sucesso em toda a Itália, o que fez com que as vendas disparassem. Tanto é que a empresa faturou mais de 1,3 bilhões de euros no ano passado, o que significa um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior.

Para enfrentar a crescente demanda por este tipo de produto na Itália, a Decathlon optou por modernizar toda a sua logística. Decidiu otimizar os processos de armazenamento e preparação de pedidos, a fim de reduzir os custos de manuseio, aumentar a produtividade e oferecer a melhor qualidade de serviço. Seguindo essa linha, construiu três novos centros de distribuição nas cidades de Brandizzo, Basiano e Castel San Pietro Terme.

Desafios da logística para o setor de ‘e-commerce’

Os artigos da Decathlon estão ao alcance de todos, a partir de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, bastando clicar em seu site. Recebê-los em questão de horas no conforto do lar é uma grande vantagem para os consumidores, embora seja um verdadeiro desafio para a empresa. Garantir a entrega dos produtos no menor tempo possível e enfrentar a alta demanda desse tipo de serviço exige uma organização perfeita de todos os processos logísticos. Para isso, é necessário levar em consideração algumas questões:

  • Escolher o sistema de armazenamento adequado, que melhor se adapte às necessidades específicas da empresa. O acesso direto aos produtos favorece o manuseio da mercadoria e a preparação de pedidos. Além disso, recomenda-se que as estantes sejam versáteis e incorporem complementos e acessórios para armazenar referências de tamanhos diferentes.
  • Distribuir a mercadoria no armazém de acordo com suas características, dimensões e nível de demanda agiliza a preparação de pedidos. É preferível priorizar a distribuição dos produtos de maior consumo, por exemplo, destinando uma área específica unicamente para eles.
  • Setorizar o armazém em diferentes áreas (cada área pode ser constituída por um determinado número de corredores ou formar um andar inteiro do armazém). Cada setor deverá ter atribuído um número específico de operadores, que pode variar em função da demanda e da quantidade de pedidos a preparar. Essa metodologia permite obter um desempenho muito alto no picking, desde que as áreas estejam interligadas entre si através dos equipamentos adequados de movimentação (como os transportadores).
  • Otimizar os percursos dentro do armazém. Sempre que possível, é aconselhável que cada operador prepare vários pedidos ao mesmo tempo. Estes devem ser verificados posteriormente para verificar se não ocorreram erros.
  • Usar dispositivos de ajuda os terminais de radiofrequência ou os dispositivos pick-to-light, de picking por voz e por visão proporcionam níveis de produtividade significativamente altos, facilitando a localização dos artigos correspondentes.
  • Instalar um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) que permita controlar o estoque em tempo real visando ter a mercadoria indispensável para realizar todas as operações sem interrupções. O sistema detecta se o nível de estoque é mínimo para garantir o serviço e, caso contrário, transmite a ordem de reposição imediata das prateleiras.

Soluções da Mecalux para a Decathlon

A equipe técnica da Mecalux trabalhou conjuntamente com a Decathlon para encontrar uma solução que resolvesse suas necessidades. A Itália é um dos países europeus com maior risco sísmico, por isso, as estantes foram projetadas especificamente para suportar as forças dinâmicas geradas pelos terremotos evitando, assim, a possível queda de paletes.

Os três novos centros de logística têm características e uma distribuição de espaço muito semelhantes para atingir o máximo desempenho de picking. De acordo com Fabio Montinaro, “a operação principal é a preparação de pedidos, tanto para os clientes que compram através da Internet em toda a Itália quanto para abastecer as lojas da Decathlon no norte do país.”

Ao longo de cada dia, os operadores percorrem os corredores extraindo as referências indicadas pelo Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) através de um terminal de radiofrequência.

Os armazéns são formados por duas áreas diferenciadas:

  1. Plataforma de três níveis com estantes para picking: destinadas a produtos de menores dimensões (como roupa ou calçado). Essas estantes medem 2,7 m de altura, com cinco prateleiras, oferecendo acesso direto para que os operadores possam extrair os artigos de dentro das caixas com comodidade. Os três níveis da plataforma estão perfeitamente interligados entre si através de um circuito de transportadores que direciona os pedidos finalizados para a área de consolidação.
  2. Grande área com estantes para paletes: aqui são armazenados os produtos volumosos (bicicletas, sacos de pancada para praticar boxe ou barracas de camping) e os paletes de reserva com a mercadoria das estantes para picking.

Como regra geral, a Decathlon opera com paletes de 800 x 1,200 mm e com cargas variáveis (no máximo até 2,350 mm), que inclusive podem ultrapassar as medidas da base. Portanto, o sistema convencional é o mais adequado para armazenar paletes com muitas referências de diferentes pesos, tamanhos e dimensões.

Nos armazéns da Decathlon o trabalho é realizado principalmente com empilhadeiras retráteis para depositar e retirar os paletes de suas localizações e com selecionadoras de pedido ao nível do solo para fazer picking.

Fabio Montinaro - Diretor de Logística da Decathlon Brandizzo
“A Mecalux nos proporcionou estantes completamente adaptadas às nossas necessidades e ao melhor preço. Além disso, as estantes foram reforçadas e preparadas para proteger os trabalhadores e a mercadoria contra qualquer eventual abalo sísmico.”

 

Benefícios para a Decathlon na Itália

  • Máximo aproveitamento do espaço: as estantes para picking e para paletes otimizam ao máximo a superfície dos três centros de logística oferecendo a máxima capacidade de armazenamento possível.
  • Prioridade na preparação de pedidos: os armazéns da Decathlon foram projetados para agilizar o picking. Todas as soluções de armazenamento oferecem acesso direto, o que facilita o manuseio das mercadorias.
  • Manter o ritmo de crescimento: a construção de três novos armazéns na Itália indica as boas perspectivas futuras da Decathlon na Itália e o sucesso das vendas de seus produtos neste país.
Armazém da Decathlon: Brandizzo
Superfície total de armazenamento: 22.913 m²
Estantes convencionais:
Capacidade de armazenamento: 9.738 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 700 kg
Altura das estantes: 9,5 m
Comprimento das estantes: 29,7 m
Estantes para picking:
N.º de prateleiras: 10.640
Altura das estantes: 2,25 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento