O armazém da Eagle Spare Parts, fornecedora de autopeças

O armazém da Eagle Spare Parts, fornecedora de autopeças

As estantes para picking da Eagle Spare Parts facilitam a preparação de pedidos

O armazém da Eagle Spare Parts, fornecedora de autopeças

Eagle Spare Parts tem um armazém de 2.400 m2 na localidade de Mours-Saint-Eusèbe (França) equipado com estantes com passarelas da Mecalux. As estantes ajudam a classificar a mercadoria em função de suas dimensões e nível de demanda, ao mesmo tempo que proporcionam muita agilidade às tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

Necessidades e solução

A Eagle Spare Parts, empresa francesa fornecedora de autopeças para o setor automotivo, recorreu à Mecalux quando mudou suas instalações logísticas para Mours-Saint-Eusèbe (perto de Lyon).

A empresa trabalha com uma grande infinidade de referências, por isso, precisava de um armazém que lhe oferecesse uma elevada capacidade de armazenamento (com os produtos classificados em função de suas dimensões e rotatividade), ao mesmo tempo que permitisse o acesso direto à mercadoria para preparar um grande volume de pedidos da forma mais rápida possível.

Considerando essas particularidades, a Mecalux instalou estantes de 5 m de altura sobre as quais se apoiam passarelas ou corredores elevados que formam dois pisos, duplicando assim a superfície útil de armazenamento.

Essa solução aproveita a altura do edifício para maximizar a capacidade de armazenamento. Além disso, cada piso corresponde a um setor, o que ajuda a organizar a mercadoria e, em suma, o trabalho dos operadores no momento de realizar as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos.

Francis Bacconnier – Gerente da Eagle Spare Parts
"Graças a estas eficientes soluções de armazenagem da Mecalux pudemos otimizar a superfície de armazenamento de forma significativa".

Estantes com passarelas

As estantes de picking são muito versáteis, porque são capazes de se adaptar aos mais de 100.000 artigos da Eagle Spare Parts, com diferentes volumes e rotatividades. Dispõem de acessórios e complementos para adaptar as prateleiras de acordo com as dimensões dos produtos, sejam caixas, pacotes, ferramentas ou reposições.

O acesso direto é indispensável para garantir uma rápida preparação de pedidos. Os operadores deslocam-se até as localizações e, uma vez lá, extraem os produtos diretamente das prateleiras com facilidade. Tal prática é conhecida como o método do “homem ao produto”.

Também segue o sistema de agrupamento de pedidos, que se baseia em preparar vários pedidos durante o mesmo percurso no armazém, tendo em vista otimizar os movimentos dos operadores. Posteriormente, os pedidos são verificados, consolidados e classificados, tudo isso com a finalidade de minimizar a margem de erros.

Os corredores têm a largura necessária para que os operadores se desloquem com os carros coletando os produtos que compõem cada pedido ou repondo os mesmos. O picking e a reposição são feitos em faixas horárias diferentes com o objetivo de evitar interferências.

Benefícios para a Eagle Spare Parts

  • Elevada capacidade de armazenamento: as estantes com passarelas aproveitam toda a superfície disponível e duplicam a superfície útil de armazenamento.
  • Acesso direto à mercadoria: o acesso direto ajuda os operadores a prepararem os pedidos com muita mais rapidez e, ao mesmo tempo, controlar o estoque.
  • Ótima distribuição do armazém: os produtos são organizados em função de suas dimensões e nível de demanda. Isso repercute positivamente no desempenho da instalação.
Armazém da Eagle Spare Parts
Altura das estantes: 5 m
N.º de pisos: 2
Superfície por piso: 120 m²
Escadas de acesso: 2

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento