O e-commerce de moda Gibon digitaliza seu armazém na Eslovênia

O e-commerce de moda Gibon digitaliza seu armazém na Eslovênia

A loja online Gibon instala o Easy WMS da Mecalux em seu armazém na Eslovênia para agilizar a preparação de até 6.000 pedidos diários.

Gibon

O e-commerce de moda Gibon, conhecida pelas suas lojas online Manzara e Elegrina, digitalizou o seu armazém na Eslovênia com o Easy WMS da Mecalux. O programa pode manter o controle preciso de 1.500 referências em tempo real e tem tarefas otimizadas de armazenamento e preparação de pedidos.

Gibon: looks para cada dia da semana

Com sede em Liubliana (Eslovênia), Gibon é um e-commerce de moda presente em mais de 20 países europeus. Através da sua loja online, Manzara ou Elegrina, consoante o país, os clientes podem aceder a um catálogo de produtos bastante extenso: cerca de 10.000 referências que incluem conjuntos de lingerie, moda praia, bolsas, sapatos, calças ou casacos.

  • Ano de fundação: 2015
  • Número de funcionários: 35
  • Presença internacional: Bélgica, República Checa, Croácia, Eslováquia, Espanha, Hungria, Itália, Lituânia, Polônia, Portugal e Romênia, entre outros
 

DESAFIOS

  • Preparar milhares de pedidos diários para usuários que compram online.
  • Digitalizar o armazém para eliminar erros no gerenciamento de mercadoria, bem como nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

SOLUÇÃO

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

BENEFÍCIOS

  • Eficiência na preparação de até 6.000 pedidos na alta temporada.
  • Controle de 10.000 referências distribuídas em três andares em tempo real e sem erros.

 

"Implementamos o sistema de gerenciamento Easy WMS em nosso armazém para otimizar as operações." É assim que se mostra Gregor Rančnik, CEO da loja online Gibon, um e-commerce de moda que possui uma cadeia de suprimentos complexa e operações exigentes. Em seu armazém de 1.500 m² em Ljubljana (Eslovênia), a empresa gerencia 10.000 referencias diferentes e prepara cerca de 3.000 pedidos diários, um número que pode subir para 6.000 na alta temporada, que são distribuídos para clientes em toda a Europa.

Nos últimos anos, a loja online acelerou a expansão dos seus negócios. “Entre 2020 e 2021 crescemos 80% e em 2022 esperamos aumentar nosso faturamento em 50%. Para isso, optamos por ampliar a oferta de produtos, enquanto lançamos uma poderosa campanha publicitária”, explica Gregor Rančnik, CEO da Gibon.

As perspectivas para o futuro são promissoras: a empresa estabeleceu a meta de despachar até 10.000 pedidos por dia. Para promover seu crescimento, a Gibon está ciente que precisa de uma logística eficaz para garantir a distribuição da mercadoria no menor tempo possível.

Logística manual

Anteriormente, todo o gerenciamento da mercadoria e a organização das operações do armazém da Gibon era feita manualmente. Os operadores anotavam no ERP Pantheon os artigos que recebiam e os pedidos que expediam.

Gibon estava ciente que sua forma de trabalhar poderia ser aprimorada e, principalmente, a preparação de pedidos. A separação é um dos processos-chave neste armazém, considerando que consome 85% do tempo de trabalho. Todas as manhãs, a empresa imprimia as notas de entrega com os pedidos solicitados pelos clientes e as distribuía entre os funcionários do armazém. Em seguida, os operadores passaram pelo armazém para preparar os pedidos um a um.

“Os operadores tiveram muitas dificuldades na hora de encontrar os produtos. Nosso armazém está dividido em três andares e os artigos de um mesmo pedido podem ser distribuídos entre os diferentes andares. Como resultado, os trabalhadores percorriam longas distâncias para concluir um único pedido”, diz o CEO da Gibon.

A intensificação do ritmo de trabalho, o número de pedidos e as referências no armazém mostraram que o gerenciamento manual do armazém não era muito eficaz. “Ele apresentava um risco muito alto de cometer erros e as operações eram lentas e ineficientes”, acrescenta Rančnik.

Gibon chegou à conclusão de que precisava melhorar sua logística e solicitou a colaboração da empresa de tecnologia Špica. “Queríamos instalar um software que nos ajudasse a otimizar nossas operações de armazém. A equipe de especialistas da Špica em soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos propôs um sistema capaz de resolver nossas necessidades logísticas”, diz Rančnik.

Logística digital

Após analisar as operações da Gibon, Špica selecionou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, um programa avançado para gerenciar a logística deste e-commerce e aumentar a produtividade das operações do armazém.

Graças à digitalização do gerenciamento, as notas de entrega não são mais impressas no armazém da Gibon. Os operadores usam terminais de radiofrequência para seguir as instruções do Easy WMS em tempo real: o software informa onde localizar cada artigo e quanto extrair. Desta forma, os movimentos dos operadores foram reduzidos e a expedição de mercadorias para os clientes, foi agilizado.

"Easy WMS melhorou nossa forma de trabalhar, principalmente porque atribui tarefas específicas a cada operador e pode controlar sua execução. Uma das dificuldades que encontramos quando o número de pedidos começou a aumentar foi a incorporação de novos operadores, pois, precisavam de tempo para aprender a realizar as tarefas do armazém. Com o software da Mecalux que Špica nos propôs, os novos trabalhadores podem trabalhar no armazém desde o primeiro dia, por isso são muito mais produtivos do que antes. A produtividade do resto do pessoal também aumentou drasticamente, em cerca de 30%, graças a uma distribuição mais precisa das mercadorias e à rastreabilidade das operações. Além disso, esperamos aumentar a produtividade no futuro, quando os operadores dominarem o sistema e saberem como usá-lo melhor”, diz Rančnik.

Com o Easy WMS, a Gibon otimizou suas operações de armazém, desde o recebimento até a preparação e expedição de pedidos.

Recebimento de mercadorias

“Todos os meses recebemos dois contêineres marítimos e todos os dias cerca de 100 kg de artigos que os fornecedores enviam da China”, explica Rančnik.

O recebimento é um processo fundamental em qualquer armazém, pois, beneficia outras operações. No armazém da Gibon, a organização eficiente da mercadoria recebida permite que a posterior preparação dos pedidos seja muito mais fluida.

A digitalização trouxe maior agilidade no recebimento de mercadorias. Os operadores não precisam mais registrar os produtos que chegam à área das docas um a um, mas simplesmente digitalizar o código de barras com o terminal de radiofrequência para inseri-los automaticamente no banco de dados do Easy WMS.

O e-commerce levou a um aumento nos retornos, então Gibon também exigia um gerenciamento eficiente da logística reversa. Cerca de 20% dos artigos recebidos diariamente são devoluções de clientes. Para esses casos, o Easy WMS informa aos operadores o que fazer ao ler o código de barras. Com base na política de devolução da Gibon, se os artigos estiverem em boas condições, poderão ser armazenados novamente.

Armazenamento e controle de estoque

O Easy WMS aplica algoritmos e regras parametrizáveis para atribuir uma localização a cada artigo considerando suas características e volume de negócios. “Os produtos são armazenados por categorias. Por exemplo, os mais vendidos geralmente estão localizados em posições acessíveis para facilitar sua entrada e saída”, diz Rančnik. Uma vez identificados todos, o Easy WMS desenvolve uma rota que otimiza a movimentação dos operadores ao reabastecer os produtos nas estantes.

Outra das melhorias que a Gibon experimentou em seu armazém é baseada no controle de estoque. Com as mudanças sazonais, o e-commerce teve muitas dificuldades em acompanhar com rigor os produtos. Por outro lado, com o Easy WMS, o estoque é permanente, ou seja, a quantidade de mercadoria disponível para a empresa é mantida atualizada em tempo real, o que permite manter um controle rigoroso do estoque.

Preparação de pedidos

“Com o Easy WMS podemos enfrentar o aumento do número de pedidos que temos experimentado nos últimos anos. Os operadores aprendem a usar sistema de gerenciamento em um tempo mínimo. O sistema é tão intuitivo que, seguindo suas instruções, os operadores são muito mais rápidos e não cometem erros”, diz Rančnik.

No armazém da Gibon, as notas de entrega não são mais impressas ou distribuídas entre os operadores, mas o Easy WMS organiza e distribui o trabalho de forma mais eficiente e totalmente automática. Os operadores apenas têm de consultar o seu terminal de radiofrequência para saber quais os pedidos que devem preparar e onde encontrar os artigos solicitados.

Desde que utilizam o Easy WMS, os operadores passaram de preparar pedidos um por um para a capacidade de atender até 32 pedidos de uma só vez em um único percurso pelo armazém.

Por outro lado, graças à organização eficiente da mercadoria e ao controle de estoque em tempo real, os operadores não precisam mais trocar de andar com a frequência que costumavam fazer. Eles podem coletar no mesmo andar e concluir os 32 pedidos no menor tempo possível. Esta nova forma de trabalhar permite à Gibon preparar até 6.000 pedidos por dia em alta temporada.

Consolidação e distribuição de pedidos

Na área de consolidação, composta por oito postos de trabalho, cada operador movimenta os 32 pedidos concluídos. Lá, verifica-se que os pedidos contêm os artigos corretos, a mercadoria é embalada, etiquetada e classificada de acordo com a agência de transporte que a entregará aos clientes.

O Easy WMS simplificou a criação e impressão da documentação necessária para as agências de transporte com o objetivo de eliminar erros. Os documentos incluem informações de remessa e conteúdo do pacote, o que é essencial para que as transportadoras façam seu trabalho com mais eficiência.

Por fim, o software gerencia o agrupamento e classificação dos pedidos embalados e rotulados de acordo com a agência de transporte. A organização desse processo é essencial para a Gibon, que trabalha com diversas agências de transporte para enviar mercadorias aos milhares de clientes que compram seus produtos em 20 países europeus.

Armazém otimizado

O e-commerce de moda Gibon deu um salto para a logística digital. Assim, beneficiou-se de uma melhoria substancial nos processos e controles de rastreabilidade de suas 10.000 referências. Com o software Mecalux, todo o armazém está em ordem e os operadores podem ser mais ágeis e produtivos para preparar até 6.000 pedidos em um dia.

O Easy WMS é um software escalável e flexível que se adapta às necessidades em constante mudança da Gibon. Com este sistema, a empresa aproveita todos os recursos do armazém para lidar com eficiência na preparação e distribuição de um número crescente de pedidos.

Easy WMS transformou completamente a forma como trabalhamos. O software atribui e distribui tarefas aos operadores de forma mais eficiente. Estamos felizes porque é um sistema muito intuitivo e fácil de usar. Os operadores melhoraram seu desempenho e aprenderam a utilizá-lo em pouco tempo.

Gregor RančnikCEO da Gibon

Fale com um especialista