Um armazém automático autoportante para abastecer os 25.000 pontos de venda no Brasil de Special Dog, fabricante de alimentação de animais de estimação

Um armazém automático autoportante e 58 canais dinâmicos de picking ajudam a Special Dog a crescer

Special Dog
A Mecalux projetou e construiu um armazém automático autoportante para a Special Dog, empresa brasileira especializada na alimentação de animais de estimação. O armazém é composto por dois corredores com estantes de profundidade dupla em ambos os lados e, em uma lateral conta com canais dinâmicos para fazer picking. Com esta solução a empresa atinge uma capacidade de armazenamento superior a 6.000 paletes podendo abastecer com rapidez os 25.000 pontos de venda que possui em todo o país.
Um armazém automático autoportante para abastecer os 25.000 pontos de venda no Brasil de Special Dog, fabricante de alimentação de animais de estimação

Quem é a Special Dog

Nascida no estado de São Paulo (Brasil) em 1967, a Special Dog é uma empresa em constante evolução e com uma longa trajetória de pesquisa e inovação. Iniciou sua atividade processando e comercializando café e, com o tempo, dedicou-se à produção de farinhas e arroz, utilizados em diferentes setores da indústria alimentícia (principalmente infantil).

Desde 2001 especializou-se na alimentação de cães e gatos. Atualmente, dispõe de uma vasta oferta de produtos destinados a melhorar o bem-estar e a saúde dos animais de estimação.

Necessidades e solução

Nos últimos anos a Special Dog sofreu um crescimento sem precedentes no Brasil. Com a finalidade de reforçar sua posição no mercado latino-americano, solicitou a colaboração da Mecalux para encontrar uma solução que lhe proporcionasse uma grande capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que agilizasse a preparação de pedidos.

Após analisar as necessidades da empresa, a Mecalux construiu um armazém automático autoportante de 1.300 m2 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, aproximadamente a 350 km de distância de São Paulo.

O armazém autoportante é um edifício formado por estantes que suportam seu próprio peso, o da mercadoria, o dos fechamentos verticais e do teto, assim como o empurre dos transelevadores.

No momento de ser projetado também foram previstos outros fatores que interagem sobre a estrutura, como a força transmitida pelo vento, ou grau sísmico da região e o regulamento local vigente.

A instalação proporcionada à Special Dog mede 27 m de altura e é composta por dois corredores de 86 m de comprimento com estantes de profundidade dupla em ambos os lados.

Distribuição do armazém:

  • Entrada de produtos
  • Saída de paletes rejeitados
  • Armazém autoportante
  • Canais dinâmicos para picking

Armazém automático

Em cada corredor um transelevador monocoluna é o responsável pelo movimento interno dos produtos, desde os transportadores até as localizações atribuídas pelo software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux.

Os transelevadores trabalham a uma velocidade média de translação de 160 m/min e 38 m/min em elevação, com um potencial que permite manusear mais de 100 paletes por hora. Estão equipados com garfos telescópicos de profundidade dupla capazes de ter acesso à segunda posição de todos os níveis.

O armazém dispõe de um eficiente sistema de proteção contra incêndios formado por detectores de fumaça e sprinklers automáticos. Estão distribuídos no interior das estantes podendo atuar diretamente na área afetada caso ocorra algum incêndio.

A entrada e saída da mercadoria

Um circuito de transportadores de roletes encarrega-se da entrada e saída da mercadoria de forma automática, sem ser necessário nenhum tipo de intervenção humana.

Os operadores, ajudados por transpaletes, situam os paletes nas estações de entrada e uma mesa hidráulica eleva a carga até o nível do transportador. A partir dali se dirigem ao posto de inspeção, onde são verificados suas características e se cumprem os parâmetros estabelecidos e exigidos ao armazém. Os paletes que não superem o controle são rejeitados pelo circuito para serem novamente acondicionados.

O transportador de saída, colocado de forma paralela ao transportador de entrada para evitar interferências entre ambas as operações, destina-se aos paletes completos que saem do armazém e são encaminhados diretamente à expedição.

Canais dinâmicos para picking

Nos níveis inferiores das estantes que coincidem com a área de expedição foram instalados 58 canais dinâmicos de picking. Cada canal pode armazenar até três paletes.

Quando um palete de reserva estiver finalizado, o Easy WMS da Mecalux emitirá a ordem para que os transelevadores reponham automaticamente os canais com a mercadoria. Com este sistema, há mercadoria disponível a todo o momento sendo possível evitar interrupções na preparação de pedidos.

Os operadores percorrem os canais dinâmicos com máquinas preparadoras de pedidos localizando as referências que formam cada pedido.

O SGA da Mecalux lhes indica através de um terminal de radiofrequência a localização à qual devem dirigir-se e, uma vez ali, recolhem os produtos diretamente dos paletes.

Easy WMS da Mecalux

O software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux controla todos os processos e operações do armazém, incluída a entrada da mercadoria, a localização no armazém segundo as regras e algoritmos de atribuição, o envio dos paletes aos canais dinâmicos de picking ou diretamente o transportador de saída e a preparação de pedidos.

O Easy WMS da Mecalux está em comunicação permanente e bidirecional com o ERP da Special Dog, trocando informação com a finalidade de melhorar o desempenho da instalação.

O módulo de controle Galileo emite as ordens de movimento aos equipamentos automáticos do armazém, como os transelevadores e o circuito de transportadores.

Benefícios para a Special Dog

  • Capacidade de armazenamento: em uma superfície total de 1.300 m2, o armazém autoportante da Special Dog oferece uma capacidade para mais de 6.000 paletes.
  • Agilidade no sistema de preparação de pedidos: a instalação de canais dinâmicos facilita a preparação de pedidos, dispondo sempre de mercadoria para efetuar a operação.
  • Um controle perfeito do armazém: gerenciado pelo eficiente SGA Easy WMS da Mecalux e pelo módulo de controle Galileo, capazes de maximizar o desempenho da instalação.
  • A Mecalux projetou e construiu um armazém automático autoportante para a Special Dog, empresa brasileira especializada na alimentação de animais de estimação
    A Mecalux projetou e construiu um armazém automático autoportante para a Special Dog, empresa brasileira especializada na alimentação de animais de estimação
  • A instalação foi desenhada inicialmente com dois corredores de armazenamento e reservou um espaço para uma futura ampliação
    A instalação foi desenhada inicialmente com dois corredores de armazenamento e reservou um espaço para uma futura ampliação

Ficha técnica

Armazém automático autoportante da Special Dog
Capacidade de armazenamento: 6.010 paletes
Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 x 1.600 / 1.800 mm
Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
Nº de transelevadores: 2
Comprimento das estantes: 86 m
Altura das estantes: 27 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870