Estantes convencionais para paletes resolvem os problemas de espaço da atacadista de roupas SanMar em seu centro de distribuição de Dallas

O armazém de SanMar foi ampliado com estantes convencionais preparadas tanto para paletes como para caixas sobre estantes

SanMar
Recientemente, SanMar se ha expandido hacia el este con la inauguración de un nuevo centro de distribución en Dallas (Texas). Para equipar este almacén se ha apoyado en RH Brown, empresa especializada en transportadores y soluciones integrales de almacenaje llave en mano, quien, a su vez, ha contado con la intervención de Interlake Mecalux (IKMX) para todo lo relacionado con las estanterías.
Estantes convencionais para paletes resolvem os problemas de espaço da atacadista de roupas SanMar em seu centro de distribuição de Dallas

Sobre a SanMar

A SanMar é uma empresa atacadista de roupa com sede em Seattle que começou sua história em 1971 distribuindo camisetas.

Esta empresa familiar é especializada em roupa confortável e esportiva, assim como em acessórios para qualquer grupo social, times esportivos ou empresas de marketing promocional, entre outros. Atualmente emprega 3.500 pessoas e possui 8 centros de distribuição nos Estados Unidos.

Para a SanMar é essencial a sincronização dos horários, em âmbito nacional, em todos os seus centros. Por isso, é a sede central da empresa que estabelece os horários e não seus centros de distribuição regionais. Esta empresa valoriza a eficiência e a pontualidade acima de todas as demais qualidades que deve ter um negócio de sucesso. Por isso, no período da tarde há mais movimento uma vez que já entraram todos os pedidos do dia, permitindo que o pessoal trabalhe ciente de que cada envio deve sair no momento preciso de sua doca de expedição. Essa eficiência e pontualidade nos envios constituem um valor agregado que seus clientes agradecem.

Da mesma forma, também convém ressaltar o modelo de crescimento deste atacadista, que não só possibilitou expandir o negócio do estado de Washington para o Texas, conseguindo inclusive ramificá-lo até a Flórida. A grande aceitação de seus produtos por parte de um número crescente de clientes que confiam na qualidade de suas peças técnicas ou que apreciam o desenho e a grande variedade de modelos é a prova fidedigna de seu sucesso.

 

Necessidades do cliente

Com um negócio em contínua expansão, a SanMar percebeu a necessidade de aumentar a superfície de seu armazém.

Seguindo com seu atual fluxo de trabalho, sua mercadoria chega em caminhões que logo é distribuída de acordo com as localizações. Por exemplo, as camisetas vermelhas ficam com as vermelhas, os suéteres pretos com os pretos, e assim sucessivamente com todos os artigos. À medida que o produto é extraído e depositado nas localizações, volta a ser paletizado conforme sua referência.

Seja uma camiseta polo tamanho XXL verde neon ou uma simples camiseta branca de tamanho médio, a rapidez de resposta exigida pela SanMar faz com que cada centro de distribuição disponha de estoque suficiente para facilitar sua saída no mínimo prazo possível, com um limite de tempo máximo de menos de um dia. Para conseguir isso, quase toda a mercadoria deve estar armazenada in situ, por isso o centro devia crescer tanto em altura quanto para o exterior.

Além disso, este distribuidor atacadista queria que as novas instalações fossem organizadas em torno de seus produtos e que as operações não fossem interrompidas em nenhum momento durante a ampliação. Portanto, para a SanMar era crucial poder contar com um parceiro como a RH Brown que se ocupou de todas as fases do projeto coordenando todas as partes envolvidas sem que isso afetasse sua atividade diária.

 

A solução: estantes convencionais

Era evidente que as instalações da SanMar em Dallas (Texas) e em Jacksonville (Flórida) tinham ficado pequenas, sendo necessário ganhar mais espaço para atender o crescimento do atacadista com um projeto chave em mão.

O centro que a SanMar possuía em Dallas era um edifício de 27.800 m2, sendo impossível manusear o grande fluxo de mercadoria existente. Consequentemente, mudaram-se para um novo espaço duas vezes maior a fim de permitir o desenvolvimento de uma operação mais fluida e otimizada. Por outro lado, era necessário coordenar o projeto das instalações, a chegada dos materiais e instalar as estantes juntamente com a construção do edifício, o que não foi tarefa fácil.

A RH Brown apoiou-se na Interlake Mecalux como empresa fornecedora de estantes. Na hora de projetar as instalações foram considerados os objetivos de negócio da SanMar, além de outros fatores tais como a capacidade de armazenamento, o alcance dos envios, o número e o volume de referências, entre outros.

O resultado é uma solução de armazenamento com estantes convencionais de quase 12 m preparadas para armazenar tanto paletes quanto caixas sobre prateleiras aramadas.

Estas estantes têm como característica sua versatilidade na hora de armazenar paletes ou caixas de diferentes tamanhos e rotatividade. Também oferecem acesso direto, proporcionando agilidade na gestão da mercadoria e facilitando um perfeito controle do estoque, uma vez que cada localização se destina especificamente a um palete ou caixa. Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para manusear a mercadoria neste tipo de estante.

As instalações da SanMar em Dallas acolhem uma área principal de preparação de pedidos para o armazenamento massivo de produtos ou para fazer picking de caixas inteiras. Parte das estantes destina-se a paletes completos, enquanto a parte restante é utilizada para paletes semicompletos e um espaço residual para caixas individuais.

Interlake Mecalux: tudo são vantagens
Outro dos pontos fortes da Interlake Mecalux é sua capacidade produtiva e a quantidade de centros de distribuição regionais que dispõe e a partir dos quais pode garantir o fornecimento do material no que se refere a volume e entrega nos prazos estabelecidos.

Consequentemente, a IKMX pôde concluir os dois centros da SanMar – o de Dallas e o de Jacksonville – simultaneamente, embora, em princípio, ambas as construções não deviam coincidir no tempo.

Com as instalações já em funcionamento, a SanMar verificou quase imediatamente como sua eficiência e sua capacidade de resposta aumentaram de forma exponencial.

Hoje em dia, este atacadista de roupa quadruplicou seus pedidos em comparação com os das antigas instalações de Dallas, uma conquista que se explica, em parte, pelo incremento de seu espaço de armazenamento.

 

Benefícios para a SanMar

  • Melhoria da eficiência: as novas instalações permitem que tanto a entrada quanto a saída dos produtos sejam realizadas com extrema rapidez em toda a rede de centros de distribuição da SanMar nos Estados Unidos.
  • Segurança no armazenamento: os engenheiros encarregados do projeto estrutural elaboraram uma solução de armazenamento em altura capaz de suportar paletes completamente carregados.
  • Controle do produto: um armazém sob controle permite dispor do produto localizado, organizado e com um inventário atualizado a todo o momento.

Produtos neste projeto

  • A SanMar precisava de um armazém que lhe permitisse aumentar a capacidade de armazenamento e agilizar o processo de preparação dos pedidos
    A SanMar precisava de um armazém que lhe permitisse aumentar a capacidade de armazenamento e agilizar o processo de preparação dos pedidos
  • O resultado é uma solução de armazenamento com estantes convencionais de quase 12 m preparadas para armazenar tanto paletes quanto caixas sobre prateleiras aramadas
    O resultado é uma solução de armazenamento com estantes convencionais de quase 12 m preparadas para armazenar tanto paletes quanto caixas sobre prateleiras aramadas

Ficha técnica

Armazém da SanMar, Estados Unidos
Tipo de instalação: estantes convencionais
Altura estantes: 12 m
Profundidade das estantes: simples e dupla
Superfície anterior: 27.800 m² aprox.
Superfície atual: 65.000 m²
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870