O fabricantes de equipamento para a cozinha e o banheiro SCD Luisina instala no seu centro logístico da França um armazém automático para caixas miniload para gerir mais de 1.000 pedidos diários

Armazém automático para caixas com SGA Easy WMS: alta eficiência e controle para o fabricante francês SCD Luisina

SCD Luisina
Fundada em 1989, a SCD Luisina é uma empresa dedicada ao design e distribuição de acessórios para cozinha e banheiro.Com mais de 1.000 pedidos por dia, a empresa optou pela automatização oferecida pelo armazém de caixas miniload da Mecalux para gerenciar o processo logístico de seu centro localizado em Servon-sur-Vilaine (França). Também foi implementado o SGA Easy WMS da Mecalux e o programa de controle Galileo.
O fabricantes de equipamento para a cozinha e o banheiro SCD Luisina instala no seu centro logístico da França um armazém automático para caixas miniload para gerir mais de 1.000 pedidos diários

Caraterísticas do armazém automático miniload

O armazém, de 8 m de altura, é composto por um único corredor composto por estantes de profundidade dupla de 30 m de comprimento. As estantes, de 17 níveis, possuem uma capacidade de armazenamento que permite receber mais de 4.000 caixas de 600 x 400 x 220/325 mm com um peso máximo, cada uma, de 50 kg.

Pelo corredor circula um transelevador bicoluna que se encarrega de fazer a interligação das estantes do miniload com o circuito de transportadores que incorpora um sistema de extração de caixa dupla e profundidade dupla, sendo capaz de manusear duas caixas ao mesmo tempo. O extrator é formado por uma pá e duas correias com movimento independente que permitem retirar indistintamente as caixas de ambos os lados, movendo a primeira para o lado oposto da segunda extração.

Na parte frontal do armazém automático foi colocada a área de picking, que faz a interligação com as estantes do miniload graças a um circuito de transportadores.

O miniload é um sistema de armazenagem automático para caixas que integra as estantes, o transelevador, os transportadores e o sistema de gestão do armazém em um único produto. Esta solução, implementada no armazém da SCD Luisina, é ideal para armazenar e fazer picking seguindo o princípio “produto ao homem”.

Estantes ‘put’ e ‘pick-to-light’
Estas estantes de 8 m de altura, com capacidade para 192 caixas distribuídas em quatro níveis, são utilizadas para depositar os artigos uma vez efetuado o picking dos produtos provenientes do armazém automático miniload.

As estantes dispõem do sistema put e pick-to-light situado no lado mais próximo ao miniload para que o operador saiba onde deixar cada artigo. Uma vez finalizado o pedido, empurra a caixa para o lado contrário onde um indicador de luz informa que o pedido já está terminado.

Área de reposição, consolidação e embalagem
Foram disponibilizados dois circuitos de transportadores para fazer a interligação com o armazém automático miniload. Pelo circuito superior chegam as caixas vazias provenientes da área de picking, o operador encarrega-se de enchê-las com os artigos pertinentes e logo as deposita no circuito inferior para serem novamente armazenadas no miniload automático.

Ao lado das estantes put e pick-to-light se encontra a área de consolidação, embalagem, etiquetagem e emissão da documentação exigida pela expedição. Para completar a operação, os operadores contam com caixas de embalagem de diferentes tamanhos, mesas de preparação, equipamentos informáticos e impressoras.

SGA Easy WMS e Galileo
O sistema de gestão de armazéns do Easy WMS da Mecalux é o cérebro que gerencia, em geral, todas as funções necessárias para as operações realizadas dentro do armazém da SCD Luisina. Algumas destas funções incluem:

  • Gestão das entradas da mercadoria desde o momento de seu recebimento.
  • Atribuição das localizações das caixas tendo como base critérios de consumo e rotatividade, cujo objetivo consiste em alcançar a máxima produtividade.
  • Organização e gestão do estoque.
  • Controle das saídas do armazém automático miniload.
  • Preparação de pedidos, consolidação, emissão de etiquetas e documentação prévia à expedição.

A execução dos movimentos é emitida através do módulo de controle Galileo, encarregado de controlar todas as atividades que devem ser realizadas pelos diferentes dispositivos com movimento para levar de um ponto a outro a mercadoria do armazém da SCD Luisina.

Estantes de paletização convencional
Paralelamente ao miniload, foi montado um armazém de paletização convencional com uma altura de 9 m e uma capacidade inicial de 2.700 paletes. Nos níveis inferiores das estantes são alojados os produtos mais volumosos e os de alta rotatividade para que o operador possa fazer o picking diretamente sobre o palete. A reserva de cada produto é devidamente armazenada nas localizações superiores.

Benefícios para a SCD Luisina

  • Melhora a capacidade de armazenamento: o armazém miniload da SCD Luisina oferece uma capacidade de armazenamento de mais de 4.000 caixas de 600 x 400 mm.
  • Aumento da produtividade: aumentou a rapidez na preparação dos pedidos graças ao alto grau de automatização do armazém.
  • Controle do estoque perfeito: o SGA Easy WMS da Mecalux e o programa de controle Galileo gerenciam todos os movimentos, processos e operações desenvolvidos dentro do armazém da SCD Luisina.
  • A empresa optou pela automatização oferecida pelo armazém de caixas miniload da Mecalux para gerenciar o processo logístico de seu centro localizado em Servon-sur-Vilaine (França)
    A empresa optou pela automatização oferecida pelo armazém de caixas miniload da Mecalux para gerenciar o processo logístico de seu centro localizado em Servon-sur-Vilaine (França)
  • No miniload automático da SCD Luisina são armazenadas mais de 4.000 caixas com os produtos de médias e pequenas dimensões
    No miniload automático da SCD Luisina são armazenadas mais de 4.000 caixas com os produtos de médias e pequenas dimensões

Ficha técnica

Armazém automático miniload da SCD Luisina, França
Capacidade de armazenamento: 4.032 caixas
Dimensões da caixa: 600 x 400 x 220 / 325 mm
Peso máximo por caixa: 50 kg
Altura das estantes: 8 m
Longitud del pasillo: 30 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870