O novo centro de distribuição de Pinturerías Rex

O armazém da Pinturerías Rex dedicado à preparação de pedidos

Pinturerías Rex
O novo centro de distribuição de Pinturerías Rex localizado em San Martín, província de Buenos Aires (Argentina), foi projetado para satisfazer as necessidades logísticas da empresa e enfrentar as previsões de crescimento futuro. A Mecalux instalou estantes convencionais, cujo acesso direto à mercadoria agiliza a preparação de pedidos
O novo centro de distribuição de Pinturerías Rex

Quem é a Pinturerías Rex

A Pinturerías Rex é uma empresa argentina fundada em 1979 que distribui uma ampla variedade de marcas de tinta. Destaca-se por oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes para que encontrem a melhor solução para cada necessidade.

Trata-se de uma empresa em constante crescimento e com uma ampla visão de futuro. Atualmente a Pinturerías Rex possui mais de 50 pontos de venda distribuídos nas cidades de Buenos Aires, Bariloche, Neuquén, Córdoba, Rosario e Santa Fe.

 

O centro de distribuição

A Pinturerías Rex construiu um novo centro de distribuição de 7.165 m2 na localidade de San Martín (Argentina), que permitirá que a empresa abasteça com eficiência seus pontos de venda do país.

A empresa precisava de um sistema capaz de gerenciar uma grande quantidade de paletes de diferentes referências, além de agilizar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.

Considerando estes requisitos, a Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que oferecem uma capacidade de armazenamento total para mais de 11.600 paletes.

Em uma das laterais do centro de distribuição se encontra um armazém de produtos sensíveis que também é composto por estantes de paletização convencional.

Para ter acesso a essa área é necessário atravessar uma porta corta-fogo.

Estantes convencionais

As estantes medem 11,5 m de altura e sobressaem pela sua versatilidade para armazenar uma grande variedade de referências. Além disso, o acesso direto aos paletes proporciona muita agilidade para gerenciar a mercadoria e preparar os pedidos, assim como um excelente controle do estoque.

As referências foram organizadas de acordo com suas características, volumes, tamanhos e rotatividades. Cada operador tem atribuída uma área específica do armazém onde preparar os pedidos.

Neste armazém são utilizadas empilhadeiras retráteis para colocar ou retirar os paletes de suas localizações correspondentes e repor os níveis inferiores com a mercadoria paletizada.

Da mesma forma, os operadores utilizam máquinas preparadoras de pedidos com elevação para fazer picking em altura. Estes equipamentos incorporam uma plataforma sobre a qual se situa o operador que pode elevar-se e descer junto com a carga até a altura desejada. Isso permite uma maior visibilidade e manobrabilidade para coletar os produtos que formam cada pedido.

Também são utilizadas transpaleteiras para fazer picking diretamente dos paletes localizados nos níveis inferiores. Os operadores percorrem o armazém localizando as referências de cada pedido que lhes é indicado, através de um terminal de radiofrequência, pelo software de gestão de armazéns (SGA).

Área de expedição

O armazém dispõe de uma ampla área de pré-carga no solo, onde são acondicionados os pedidos finalizados, embalados, etiquetados e emitida a documentação necessária para sua expedição.

Os paletes ficam agrupados de acordo com o pedido ou rota, o que agiliza a posterior carga dos caminhões de distribuição e evita tempos de espera durante a saída da mercadoria.

 

Benefícios para a Pinturerías Rex

  • Elevada capacidade de armazenamento: as estantes convencionais podem armazenar mais de 11.600 paletes de 1.000 x 1.200 mm.
  • Operação ágil: o acesso direto aos produtos proporciona uma maior rapidez às operações de picking.
  • Picking eficiente: a distribuição da mercadoria em função de suas características e rotatividade garante uma correta preparação de pedidos.

Produtos neste projeto

  • Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que oferecem uma capacidade de armazenamento total para mais de 11.600 paletes
    Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que oferecem uma capacidade de armazenamento total para mais de 11.600 paletes
  • A classificação da mercadoria em função de suas características e rotatividades permite organizar a operação e agilizar a preparação de pedidos
    A classificação da mercadoria em função de suas características e rotatividades permite organizar a operação e agilizar a preparação de pedidos

Ficha técnica

Centro de distribuição de Pinturerías Rex
Capacidade de armazenamento: 11.688 paletes
Dimensões do palete: 1.000 x 1.200 x 500 mm / 1.000 x 1.200 x 1.100 mm
Peso máximo do palete: 900 kg
Altura da estante: 11,5 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870