O arquivo documental do Banco de Sabadell alcança uma capacidade de 658.236 caixas com a instalação de estantes convencionais

Banco de Sabadell melhora a eficiência do seu arquivo documental com estantes para paletes

Banco Sabadell
A Mecalux construiu o novo arquivo documental do Banco Sabadell sob um conceito de armazém que une simplicidade e a inovação prevalecendo a agilidade na busca, o manuseio eficiente dos documentos e a ergonomia adequada para melhorar a comodidade dos operadores.Com esta solução, baseada em estantes de paletização convencional com prateleiras, seu desempenho melhorou além de reduzir seus custos operacionais.
O arquivo documental do Banco de Sabadell alcança uma capacidade de 658.236 caixas com a instalação de estantes convencionais

A necessidade de um novo armazém

Inicialmente consistia em um arquivo de construção tradicional formado por estantes com vários níveis de passarelas, escadas de acesso em pontos estratégicos e plataformas para subir as caixas dispostas em paletes.

Diante da pouca agilidade oferecida por este sistema construtivo e com o propósito de aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento, foram instaladas estantes que ocupam toda a altura do edifício e utilizam as empilhadeiras recolhe-pedidos. As estantes medem 11,5 m e possuem 15 níveis com capacidade para 36 caixas com documentos.

 

Acesso através de empilhadeiras recolhe-pedidos
As empilhadeiras recolhe-pedidos, que percorrem os corredores guiadas por perfis laterais, dispõem de uma cabine onde o operador executa seu trabalho, assim como de garfos frontais que transportam os paletes. O operador é elevado na cabine até o nível correspondente e, de forma manual, trabalha com as caixas de documentos. Desta forma, o processo de preenchimento de caixas é muito mais simples.

Pelo contrário, se as caixas que chegarem ao centro não estiverem paletizadas, são depositadas sobre um palete que o operador levará ao corredor e à localização correspondente através da empilhadeira recolhe-pedidos.

Quando as caixas já estiverem armazenadas, o operador informa o sistema onde foi colocada cada caixa, embora já tenha notificado previamente o sistema de gestão de armazéns (SGA) de seu conteúdo.

Sistema contra incêndios
O sistema contra incêndios utilizado no armazém utiliza aspersores automáticos (sprinklers) situados no teto do edifício. Este sistema conta com uma capacidade de aspersão suficiente para apagar qualquer início de incêndio, no menor tempo possível, graças às prateleiras das estantes que são perfuradas e permitem a passagem de água entre os níveis. Além disso, como se trata de um arquivo de grandes dimensões, foi dividido por setores e instaladas cortinas corta-fogo e de setorização na parte superior.

 

Colaboração entre o Banco Sabadell e a Mecalux

A colaboração entre o Banco Sabadell e a Mecalux foi construída durante muitos anos tanto em termos financeiros e de prestação de serviços, quanto no que se refere ao fornecimento de sistemas de armazenagem e arquivo.

Funcionamento do SGA
O sistema de gestão de armazéns facilita o acesso aos diferentes documentos. Para acessá-lo, o operador consulta a posição em que se encontra e através da empilhadeira recolhe-pedidos chega ao nível e à localização correspondente. Uma vez que se encontra no lugar assinalado, utiliza o palete como mesa para apoiar as caixas e recolher o documento necessário.

Ao finalizar seu trabalho, volta a deixar as caixas no lugar de origem.

Durante a extração de um documento o operador pode introduzir outro em seu lugar, desde que informe o SGA de todos os movimentos realizados

 

Benefícios para o Banco Sabadell

  • Grande capacidade de armazenamento: o novo arquivo é capaz de armazenar 658.236 caixas.
  • Otimização do espaço: as estantes dispõem de 15 níveis aos quais se tem acesso através das empilhadeiras recolhe-pedidos, aproveitando ao máximo a altura do edifício.
  • Máxima segurança: o arquivo conta com um avançado sistema contra incêndios através de aspersores automáticos situados no teto do edifício. Também foram disponibilizadas passagens intermediárias de acesso às saídas de emergência entre as estantes.

Produtos neste projeto

  • Com o propósito de aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento, foram instaladas estantes que ocupam toda a altura do edifício e utilizam as empilhadeiras recolhe-pedidos
    Com o propósito de aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento, foram instaladas estantes que ocupam toda a altura do edifício e utilizam as empilhadeiras recolhe-pedidos
  • As estantes medem 11,5 m e possuem 15 níveis com capacidade para 36 caixas com documentos
    As estantes medem 11,5 m e possuem 15 níveis com capacidade para 36 caixas com documentos

Ficha técnica

Arquivo documental do Banco Sabadell
Capacidade total de caixas: 658.236
Capacidade de caixas por nível: 38 caixas
Capacidade de carga por nível: 720 kg
Altura das estantes: 11.5 m
Número de níveis em altura: 15
Equipamentos de movimentação: Empilhadeira recolhe-pedidos
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870