O operador Logístico JAS-FBG equipa o seu novo centro de distribuição de 10.000 M² em Warszowice ( Polônia) com sistemas de acesso direto aos paletes

O operador polaco JAS-FBG melhora seu serviço com estantes móveis Movirack e convencionais

JAS-FBG S.A
A Mecalux instalou estantes convencionais e estantes sobre bases móveis Movirack no centro logístico da JAS-FBG S.A. A combinação de ambas as soluções permite maximizar a capacidade de armazenamento e aumentar a produtividade, ao classificar os produtos de acordo com seu tamanho e rotatividade.
O operador Logístico JAS-FBG equipa o seu novo centro de distribuição de 10.000 M² em Warszowice ( Polônia) com sistemas de acesso direto aos paletes

Sobre a JAS-FBG S.A.

A JAS-FBG S.A. é um operador logístico polonês que nasceu em 1991. Ao ter ampliado sua rede de distribuição seus armazéns expandiram-se por todo o país.

Recentemente a empresa construiu um novo centro logístico de 10.000 m2 na localidade de Warszowice (Polônia). Sua localização é excelente, uma vez que se encontra situada em um importante nó de ligação que facilita a distribuição de todos os produtos no sul do país.

A empresa solicitou a colaboração da Mecalux com a finalidade de obter uma grande capacidade para armazenar a variedade de produtos de seus clientes agilizando, ao mesmo tempo, o armazenamento e a gestão da mercadoria.

O centro logístico

A Mecalux forneceu dois sistemas de armazenamento diferentes que convivem na mesma instalação: por um lado, as estantes de paletização convencional e, por outro, estantes sobre bases móveis Movirack.

Há três câmaras que trabalham a uma temperatura controlada (ambiente, refrigeração e congelamento). Para acessar a câmara de congelamento, os operadores devem atravessar um SAS – uma pré-câmara com duas portas rápidas que nunca estão abertas ao mesmo tempo – cuja missão consiste em evitar mudanças bruscas de temperatura, perda de frio e que ocorram condensações.

Em frente das docas de carga foi disponibilizada uma ampla área de recebimento, consolidação e expedição, onde se agrupam os paletes de um mesmo pedido ou rota com a finalidade de imprimir rapidez à carga dos caminhões de distribuição.

Estantes de paletização convencional
Um total de 4.800 paletes com um peso máximo unitário de 1.000 kg é a capacidade de armazenamento oferecida pelas sete estantes convencionais duplas e duas simples, de 9 m de altura e 58 m de comprimento, instaladas pela Mecalux.

A empresa opera com paletes de diferentes medidas e rotatividades. Por isso optaram pelas estantes de paletização convencional, devido à sua versatilidade e adaptabilidade a qualquer tipo de carga. Neste sistema é depositada uma grande quantidade de paletes com muitas referências diferentes.

Em virtude do grande comprimento das estantes, na parte posterior do armazém foi aberto um corredor de ligação que facilita o movimento dos operadores e cumpre a função de saída de emergência.

Em uma lateral das estantes convencionais, a JAS-FBG S.A. armazena os produtos de elevado consumo em um bloco de estantes de paletização compacta drive-in.

Os operadores seguem as indicações do software de gestão de armazéns (SGA) através de um terminal de radiofrequência, que lhes indica a todo o momento as localizações às quais devem dirigir-se.

Estantes sobre bases móveis
Nas duas câmaras sob temperatura controlada foram instaladas estantes sobre bases móveis Movirack. No total apresentam uma capacidade de armazenamento para 4.620 paletes com um peso máximo de 1.000 kg.

As estantes estão sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma. Para abrir o corredor onde se armazena a mercadoria requerida, o operador deve emitir a ordem através de um rádio controle.

Da mesma forma, para o bom funcionamento do sistema, as estantes Movirack incorporam dispositivos de segurança como barreiras externas e internas com fotocélulas que param todas as atividades quando os operadores trabalham no interior do corredor. Também há setas de emergência que ao serem acionadas diante de qualquer incidente interrompem o deslocamento das estantes.

Os dois blocos de estantes Movirack dispõem de seu próprio armário de controle e armários fixados em cada uma das estantes. No armário de controle se encontra o PLC, encarregado de dirigir e processar as ordens de movimento.

 

Benefícios para a JAS-FBG S.A.

  • Máxima capacidade de armazenamento: o armazém da JAS-FBG S.A. tem capacidade para armazenar 10.820 paletes.
  • Gestão eficiente: a incorporação das estantes de paletização convencional e as Movirack ajudam a classificar a mercadoria de acordo com o cliente ao qual pertencem, suas dimensões e rotatividade.
  • Alto desempenho: os sistemas de armazenamento instalados pela Mecalux oferecem acesso direto à mercadoria, o que proporciona maior rapidez na hora de gerenciar a mercadoria e controlar o estoque.
  • O armazém da JAS-FBG S.A. tem capacidade para armazenar 10.820 paletes
    O armazém da JAS-FBG S.A. tem capacidade para armazenar 10.820 paletes
  • Um total de 4.800 paletes é a capacidade de armazenamento oferecida pelas sete estantes convencionais duplas e duas simples, de 9 m de altura e 58 m de comprimento, instaladas pela Mecalux
    Um total de 4.800 paletes é a capacidade de armazenamento oferecida pelas sete estantes convencionais duplas e duas simples, de 9 m de altura e 58 m de comprimento, instaladas pela Mecalux

Ficha técnica

Centro logístico da JAS-FBG S.A.: Estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 4.800 paletes
Medidas do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Altura das estantes: 9 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870