Três sistemas de armazenagem classificam a mercadoria do produtor lácteo Bela Vista em função da sua rotatividade no seu centro de distribuição de Minas Gerais

Laticínios Bela Vista organiza seu armazém com estantes convencionais, drive-in e dinâmicas

Bela vista - Piracanjuba
A empresa Laticínios Bela Vista solicitou à Mecalux o fornecimento de três sistemas de armazenagem diferentes para seu centro de distribuição em Minas Gerais (Brasil): estantes de paletização compacta drive-in, convencionais e dinâmicas. A instalação tem uma capacidade de armazenamento de 6.320 paletes, ou seja, necessária para enfrentar o ritmo de crescimento previsto.
Três sistemas de armazenagem classificam a mercadoria do produtor lácteo Bela Vista em função da sua rotatividade no seu centro de distribuição de Minas Gerais

Sobre Laticínios Bela Vista

A empresa láctea foi fundada em 1955 na cidade de Piracanjuba (Brasil), nome de sua principal marca.

É uma empresa muito comprometida com a inovação e o desenvolvimento permanente de novos produtos, que tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos seus consumidores. A empresa não deixou de crescer e ampliar seu catálogo de produtos. Atualmente conta com mais de 100 produtos e muitos deles de grande popularidade situando-se entre os mais vendidos do país.

 

Necessidades e solução

A Laticínios Bela Vista precisava ampliar a capacidade de seu armazém de produtos acabados, para enfrentar o aumento registrado nas vendas dos últimos anos e abastecer seus clientes com maior rapidez.

Após analisar detalhadamente os requisitos da empresa e as características do centro, a Mecalux propôs fornecer três sistemas de armazenagem diferentes para classificar a mercadoria em função de sua demanda:

  • Estantes de paletização compacta drive-in
  • Estantes de paletização convencional
  • Estantes dinâmicas

Estantes de paletização convencional
Essas estantes são caracterizadas por sua versatilidade ao acomodar paletes de diferentes tamanhos e rotatividade, e por oferecer acesso direto, o que proporciona agilidade na gestão da mercadoria e proporciona um perfeito controle do estoque, já que cada localização está destinada a um palete específico.

Estantes dinâmicas
É um sistema de armazenagem compacta que aproveita ao máximo a superfície disponível, ao mesmo tempo que facilita o acesso às unidades de carga. As estantes são formadas por canais de roletes com uma leve inclinação para que os paletes se desloquem pelo efeito da gravidade.

Além disso, esta solução assegura uma perfeita rotatividade da mercadoria ao aplicar o método FIFO (first in, first out), ou seja, o primeiro palete que entra é o primeiro que sai.

Os paletes são introduzidos no corredor de carga e deslizam até a extremidade contrária estando prontos para sua extração. Desta forma, é possível eliminar qualquer interferência entre ambas as operações.

Estantes de paletização compacta
Os três blocos de estantes de paletização compacta drive-in ocupam a maior parte da superfície do armazém. Neles são armazenados os produtos de maior consumo com muitos paletes por referência.

Os paletes repousam sobre trilhos de apoio fabricados com chapa de aço galvanizado, de elevada resistência.

Os operadores, operando empilhadeiras retráteis, entram no interior dos corredores com a carga elevada por cima do nível onde deverá ser depositada. Tanto a carga quanto a descarga da mercadoria é realizada no mesmo corredor, mas no sentido inverso.

 

Benefícios para a Laticínios Bela Vista

  • Elevada capacidade de armazenamento: o armazém da Laticínios Bela Vista permite armazenar 6.320 paletes.
  • Serviço eficiente: a combinação de três sistemas de armazenagem destina-se a classificar a mercadoria em função de sua rotatividade e organizar a operação, a fim de atender as necessidades dos clientes com maior rapidez.
  • O armazém da Laticínios Bela Vista permite armazenar 6.320 paletes
    O armazém da Laticínios Bela Vista permite armazenar 6.320 paletes
  • Essas estantes são caracterizadas por sua versatilidade ao acomodar paletes de diferentes tamanhos e rotatividade, e por oferecer acesso direto
    Essas estantes são caracterizadas por sua versatilidade ao acomodar paletes de diferentes tamanhos e rotatividade, e por oferecer acesso direto

Ficha técnica

O armazém da Laticínios Bela Vista
Capacidade de armazenamento: 6.320 paletes
Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870