Malfatti e Tacchini aumenta a precisão e velocidade do picking no seu novo centro logístico perto de Milão

Estantes convencionais para os paletes e picking agilizam a operação de Malfatti & Tacchini

Malfatti-tacchini
O novo armazém da Malfatti & Tacchini, empresa italiana especializada em artigos de ferramentas e segurança – fundamentalmente fechaduras –, foi desenhado para satisfazer suas necessidades logísticas atuais, além de fazer frente às previsões futuras de crescimento e expansão. O principal objetivo abordado pela Mecalux foi agilizar as operações de picking. Por isso, foram instaladas estantes convencionais que oferecem acesso direto à mercadoria armazenada e permitem preparar os pedidos com rapidez.
Malfatti e Tacchini aumenta a precisão e velocidade do picking no seu novo centro logístico perto de Milão

Necessidades da Malfatti & Tacchini

A Malfatti & Tacchini, fundada na Itália em 1908, ao longo dos últimos anos consolidou-se como uma referência na distribuição de artigos de segurança e ferramentas.

A empresa precisava de um armazém com capacidade superior às 30.000 referências, assim como um eficiente sistema de picking que permitisse preparar mais de 200 pedidos por dia, por um total de mais de 4.000 linhas.
 

Distribuição do armazém

A Mecalux equipou o centro com estantes convencionais organizadas em duas áreas muito diferenciadas:

  • Estantes específicas para picking de mercadoria pequena e média.
  • Estante para carga paletizada de maior volume ou quantidades relevantes.

Na parte lateral do edifício se encontram as docas de recebimento e expedição, que trabalham em faixas horárias diferentes para evitar interferências entre ambas as operações. Além disso, o armazém dispõe de uma ampla área de pré-carga no chão, onde os paletes são acondicionados e preparados para sua posterior expedição.

Estante de carga paletizada
Nesta área foram instaladas sete estantes duplas e duas simples de 9,5 m de altura e 53 m de comprimento com capacidade para mais de 4.000 paletes. Nelas armazena-se mercadoria de grande volume, assim como produtos de consumo massivo que são entregues em caixas completas. O picking é feito em todos os níveis das estantes através de uma preparadora de pedidos.

O acesso direto à carga oferecido pelas estantes convencionais proporciona agilidade na preparação de pedidos.

Como medida de segurança foi disponibilizada uma passagem intermediária na área de paletização e picking que cumpre a função de saída de emergência e facilita, caso seja necessário, uma rápida evacuação.

A área de picking
Foram instaladas sete estantes de profundidade dupla e duas de profundidade simples de 9 m de altura e 53 m de comprimento reservadas à principal operação do armazém: o picking. São formadas por 16 níveis com estantes metálicas galvanizadas destinadas ao armazenamento da mercadoria de menor tamanho, com uma capacidade por nível de 620 kg. Os operadores acessam os produtos com a ajuda das preparadoras de pedidos em altura, que foram adaptadas para fazer o picking em uma posição ergonômica e segura. Os pedidos são preparados por ondas, ou seja, vários pedidos ao mesmo tempo, com a finalidade de otimizar ao máximo o percurso ao longo das localizações dentro das instalações.

O operador é elevado sobre uma plataforma depositando em um lado a mercadoria nos contêineres de cada pedido, enquanto no lado contrário acessa os controles da máquina para dirigi-la até as localizações correspondentes seguindo as indicações transmitidas pelo terminal de radiofrequência. Finalmente, é encaminhado à área de consolidação comum onde os pedidos provenientes das duas áreas diferentes do armazém são classificados e acondicionados.
 

Benefícios para a Malfatti & Tacchini

  • Acesso direto à mercadoria: as estantes instaladas oferecem acesso direto à mercadoria armazenada, permitindo preparar os pedidos com muita rapidez.
  • Elevada capacidade: as instalações tem capacidade para mais de 30.000 referências diferentes, das quais mais de 4.000 são armazenadas em paletes.
  • Sistema de picking ágil: a distribuição das estantes e o uso de máquinas específicas possibilitam dinamizar ao máximo a preparação de pedidos.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux equipou o centro com estantes convencionais organizadas em duas áreas: estantes específicas para picking e estante para carga paletizada
    A Mecalux equipou o centro com estantes convencionais organizadas em duas áreas: estantes específicas para picking e estante para carga paletizada
  • Como medida de segurança foi disponibilizada uma passagem intermediária na área de paletização e picking que cumpre a função de saída de emergência
    Como medida de segurança foi disponibilizada uma passagem intermediária na área de paletização e picking que cumpre a função de saída de emergência

Ficha técnica

Centro logístico da Malfatti & Tacchini
Capacidade de armazenamento: 4.388 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 700 kg
Altura das estantes: 9,5 m
Comprimento das estantes: 53 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870