Um centro de distribuição capaz de armazenar, gerenciar e preparar pedidos de milhares de referencias de produtos de animais de estimação

Petz combina a capacidade e de armazenagem e o picking em seu armazém em São Paulo

Petz
A Mecalux instalou diferentes sistemas de armazenamento e picking no novo armazém que a Petz possui em São Paulo (Brasil). Com esta combinação de soluções, a empresa dedicada ao fornecimento de alimentos e acessórios para animais de estimação, conseguiu aumentar a capacidade de armazenamento agilizando o processo de preparação de pedidos.
Um centro de distribuição capaz de armazenar, gerenciar  e preparar pedidos de milhares de referencias de produtos de animais de estimação

Sobre a Petz

A Petz, fundada em 2002 por Sergio Zimermam sob o nome de Pet Center Marginal, é uma das empresas brasileiras mais reconhecidas do mercado relacionado aos cuidados com animais de estimação. Suas 49 lojas distribuídas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Goiás demonstram isso.

Cada loja conta com mais de 20.000 artigos para o bem-estar dos animais domésticos, incluindo alimentos, acessórios e brinquedos, além de medicamentos veterinários.

A Petz sofreu, nos últimos anos, um forte crescimento com a abertura de sete novas lojas no Brasil em 2015 e tem previsto a abertura de outras doze até 2020. Isto fez com que, em pouco tempo, conseguisse se posicionar entre as cinco empresas mais importantes desse segmento no mundo.

Necessidades da empresa

Com o objetivo de abastecer todas as suas lojas, a Petz necessitava de um armazém que fosse capaz de gerenciar a grande quantidade de mercadoria que manuseia e que, ao mesmo tempo, facilitasse as operações de preparação de pedidos. A empresa trabalha com produtos de tamanhos variados que exigem um tratamento específico. Em consequência, era preciso instalar uma solução de armazenamento concreta para cada tipo de produto.

Por outro lado, a empresa também precisava de um espaço reservado para poder instalar novos sistemas de armazenamento pensando nas exigências das necessidades futuras.

Com todos estes fatores a considerar, a Petz escolheu a Mecalux para fornecer os sistemas de armazenamento adequados e lhe proporcionar um armazém altamente competitivo que lhe permita continuar sendo uma marca de referência nos cuidados dos animais de estimação.

Um armazém com múltiplas soluções

Em um espaço de 10.550 m2 foram instalados diferentes sistemas de armazenamento para guardar um determinado tipo de produto e realizar operações ­específicas.

As soluções adotadas para satisfazer os requisitos da Petz privilegiaram a agilidade na preparação dos pedidos frente à capacidade de armazenamento.

Partes do armazém:

  1. Estantes convencionais
  2. Área de produto sensível
  3. Plataforma para picking
  4. Área de consolidação
  5. Estantes compactas
  6. Área de pré-cargas
  7. Área para futura ampliação

Estantes convencionais
Trata-se de um sistema que se destaca por sua versatilidade e adaptabilidade diante de qualquer tipo de carga, peso e volume, sendo portanto adequado na hora de armazenar paletes de referências diferentes e de maior consumo como os que a Petz distribui. As estantes oferecem ao mesmo tempo acesso direto, o que contribui para agilizar em boa medida as tarefas de armazenamento, assim como proporciona um perfeito controle do estoque

Os operadores depositam e extraem a mercadoria das estantes com a ajuda de empilhadeiras retráteis que trabalham em um corredor de 3 m e que são capazes de alcançar o nível superior. Como medida de segurança os pilares das estantes foram protegidos a fim de absorver os possíveis impactos causados pelos equipamentos de movimentação durante as operações de manuseio das unidades de carga.

A maioria das estantes possui cinco níveis de carga, embora em algumas o nível inferior foi dividido com a finalidade de armazenar os produtos de menor tamanho e otimizar o espaço.

Os níveis inferiores foram disponibilizados para poder fazer picking diretamente dos paletes, deixando a reserva paletizada nos níveis superiores.

Para efetuar o picking os operadores trabalham com máquinas preparadoras de pedidos de cota baixa e com elevação. As preparadoras de pedidos ao nível do piso encarregam-se dos artigos localizados no primeiro nível das estantes ou sobre o piso, enquanto as preparadoras de pedidos com elevação facilitam o acesso à mercadoria depositada nos níveis superiores.

Foi preparado um corredor na área central que cruza transversalmente os corredores de armazenamento, proporcionando a ligação entre as diferentes áreas situadas aqui. A largura de tal corredor possibilita a circulação de dois equipamentos de movimentação ao mesmo tempo.

Área de produto sensível
Ao lado das estantes convencionais foi disposta uma área de estantes para cargas médias e pesadas projetadas para fazer picking dos produtos mais sensíveis que devem estar protegidos e isolados.

Esta área é composta por três corredores de estantes metálicas de quatro níveis de armazenamento e duas estantes de cinco níveis instaladas em uma das extremidades. Os níveis são formados por duas longarinas e prateleiras apoiados neles, assegurando uma grande resistência ao peso.

Plataforma para picking
No extremo oposto em relação às docas de carga, construiu-se uma plataforma para fazer picking exatamente em cima das estantes de paletização convencional. Este conjunto de estantes, com capacidade para 1.446 paletes de 1.000 x 1.200 mm e um peso máximo de 1.000 kg, formam dez corredores onde são armazenados os produtos de menor consumo.

A plataforma ocupa uma superfície de 1.447 m2 e, da mesma forma que na área de produto sensível, também foram dispostas estantes para cargas médias e pesadas com estantes. Ao longo dos 18 corredores é feito o picking dos produtos de menor tamanho, tais como acessórios e complementos.

Na plataforma, uma escada de acesso destinada aos operadores também cumpre a função de saída de emergência. Por sua parte, três portas de batente de segurança permitem criar uma área de carga e descarga de mercadoria paletizada que é manuseada através de empilhadeiras. Uma delas destina-se à entrada de paletes e as outras duas para as saídas.

Além disso, a segurança da plataforma é completada com a colocação de guarda-corpos que protegem as áreas de passagem abertas.

Área de consolidação
Os pedidos são transferidos para a área de consolidação, onde se realiza a embalagem, etiquetagem e a emissão da documentação exigida para sua expedição.

Considerando as necessidades da Petz, e devido à grande quantidade de pedidos elaborados por jornada, nesta área foram previstos 24 postos para preparar e consolidar os pedidos, assim como três balanças, seladoras e etiquetadoras totalmente automáticas.

Cada posto também conta com os equipamentos informáticos e impressoras necessários para completar a operação.

Estantes compactas
Ao lado da área de consolidação há um bloco de estantes compactas para armazenar os produtos de consumo massivo.

Este bloco de 8,5 m de altura é composto por três ou quatro níveis (em função da mercadoria), sendo possível depositar em cada um deles seis paletes em profundidade, oferecendo uma capacidade total de 408 paletes.

Recebimento e expedição
A área de pré-cargas está situada diante das 16 docas de carga do armazém da Petz. Os paletes são agrupados no piso em função de sua correspondência com um pedido ou rota de transporte.

Benefícios para a Petz

  • Excelente gestão logística: utiliza-se o espaço disponível de forma inteligente, aproveitando cada metro quadrado com operações eficientes que contribuem para o bom desempenho da instalação.
  • Diversificação: as diferentes soluções instaladas permitem armazenar uma grande variedade de produtos de dimensões e pesos diferentes.
  • Rentabilidade: o armazém da Petz é um modelo de rentabilidade e eficácia que ajudará a empresa a gerenciar de forma flexível seu contínuo crescimento.
  • O armazém da Petz em São Paulo é capaz de armazenar mais de 5.700 paletes
    O armazém da Petz em São Paulo é capaz de armazenar mais de 5.700 paletes
  • Com uma altura de 9,5 m, as estantes convencionais desta área podem armazenar 3.808 paletes
    Com uma altura de 9,5 m, as estantes convencionais desta área podem armazenar 3.808 paletes

Ficha técnica

No armazém da Petz: Estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 3.808 paletes
Dimensões do palete: 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo por palete: 1.350 kg
Altura das estantes: 9,5 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870