Como projetar um centro de distribuição de acordo com os requisitos de capacidade e segurança de uma multinacional elétrica?

O operador logístico Trasgo divide em setores seu armazém e o equipa com estantes convencionais

Trasgo
O centro logístico da Trasgo na Itália está dividido em quatro áreas diferentes com a finalidade de organizar a mercadoria da Enel – um importante cliente distribuidor de energia elétrica –, em função de suas características e para cumprir o regulamento local contra incêndios. A Mecalux forneceu estantes convencionais que oferecem uma capacidade de armazenamento superior aos 20.200 paletes, garantindo uma excelente gestão de qualquer tipo de produto.
Como projetar um centro de distribuição de acordo com os requisitos de capacidade e segurança de uma multinacional elétrica?

Necessidades logísticas da Trasgo

Desde que foi fundada em 1981, na cidade de Novara (na região do Piemonte), a Trasgo tornou-se um dos operadores logísticos mais destacados da Itália. A empresa se dedica a armazenar e proporcionar um serviço de transporte eficiente e personalizado para seus clientes de todo o país.

Nos últimos anos a Trasgo não deixou de crescer e, atualmente, dispõe de três centros logísticos em toda a Itália. Um deles, localizado na localidade de Arena Po (Pavia), necessitava de um sistema de armazenagem para depositar a mercadoria de seu cliente Enel. Para tal, a empresa solicitou a colaboração da Mecalux para encontrar a solução mais adequada.
 

A solução: estantes convencionais

A Mecalux forneceu um total de 32 estantes convencionais duplas de 8,5 m de altura nas três áreas do centro logístico. Dessa forma, a Trasgo conseguiu uma capacidade de armazenamento superior a 20.200 paletes de 800 x 1.200 mm e um peso máximo de 700 kg. O acesso direto das estantes convencionais permite gerenciar e controlar o estoque armazenado com maior agilidade. Além disso, os corredores foram dimensionados para facilitar as manobras das empilhadeiras de tipo retrátil.

Esse sistema é muito versátil e se adapta a qualquer tipo de unidade de carga, independentemente de seu tamanho.

No centro logístico da Trasgo os paletes são colocados nos níveis superiores das estantes, destinando os inferiores ao armazenamento de produtos volumosos como bobinas de cabos elétricos e ao picking.

Nas duas áreas centrais do armazém foi disponibilizada uma passagem inferior que cruza transversalmente as estantes e otimiza os deslocamentos dos operadores.

O primeiro nível, sobre a passagem, está protegido com painéis de tela eletrosoldada que garante a estabilidade das cargas e evita a queda dos materiais.

Na frente das estantes foi disponibilizado um amplo espaço de recebimento e expedição, que inclui uma área de pré-carga no chão onde a mercadoria é preparada para sua posterior distribuição.
 

Benefícios para a Trasgo

  • Elevada capacidade: com as estantes instaladas é possível armazenar mais de 20.200 paletes, superando a satisfação das necessidades logísticas da Trasgo.
  • Excelente gestão logística: a mercadoria é classificada e armazenada na área correspondente do centro logístico considerando suas dimensões, rotatividade e características.
  • Alto desempenho: o acesso direto à mercadoria dinamiza a gestão da mercadoria e facilita um fluxo massivo de entradas e saídas de produtos.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux forneceu estantes convencionais que oferecem uma capacidade de armazenamento superior aos 20.200 paletes
    A Mecalux forneceu estantes convencionais que oferecem uma capacidade de armazenamento superior aos 20.200 paletes
  • A setorização permite armazenar de forma eficiente toda a mercadoria, ao mesmo tempo em que cumpre as normas locais relativas à prevenção e proteção contra incêndios
    A setorização permite armazenar de forma eficiente toda a mercadoria, ao mesmo tempo em que cumpre as normas locais relativas à prevenção e proteção contra incêndios

Ficha técnica

O centro logístico da Trasgo na Itália
Capacidade de armazenamento: 20.240 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 x 1.200 / 1.400 mm
Peso máximo dos paletes: 700 kg
Nº de estantes: 32
Altura das estantes: 8,5 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870