Estantes móveis e convencionais para o armazenamento de matérias primas e produtos terminados de um fabricante líder de embalagens plásticas

Cartolux- Thiers combina estantes Movirack e convencionais para resolver distintas funções

Cartolux-Thiers
A Mecalux forneceu à Cartolux-Thiers as estantes convencionais para depositar os paletes com os pedidos finalizados, assim como as estantes sobre bases móveis Movirack destinadas às matérias-primas necessárias em seu processo produtivo.Com a combinação dessas soluções, a empresa fabricante de embalagens termoformadas obteve uma capacidade de armazenamento superior a 2.800 paletes.
Estantes móveis e convencionais para o armazenamento de matérias primas e produtos terminados de um fabricante líder  de embalagens plásticas

A empresa francesa Cartolux-Thiers é líder na fabricação de embalagens termoformadas, uma técnica que permite a moldagem das lâminas plásticas através da utilização do calor e moldes.

Esses produtos são utilizados em diferentes setores industriais de ponta, como o setor cosmético, eletrônico ou no âmbito da medicina. Esse fabricante solicitou a colaboração da Mecalux com a finalidade de encontrar a melhor solução para depositar em um mesmo armazém toda a mercadoria preparada para sua expedição e também as matérias-primas utilizadas diariamente em seus processos de fabricação.

 

Sistema de paletização convencional

Foram instaladas oito estantes duplas centrais e duas unidas na parede com capacidade para mais de 1.800 paletes. O sistema de paletização convencional é adequado na hora de armazenar uma grande quantidade de paletes com muitas referências diferentes, como é o caso da Cartolux-Thiers. 

A principal vantagem que oferece é sua adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume variável. Portanto, é uma solução muito útil para essa empresa que fabrica diferentes embalagens e bandejas de plástico de muitos tipos e características, em função do setor industrial ao qual estão destinados. 

As estantes convencionais possibilitam acessar de forma direta todos os produtos, além de dispor de corredores que utilizam empilhadeiras retráteis, suficientemente largas para que os operadores manuseiem a mercadoria com agilidade. 

Ao mesmo tempo, a Cartolux-Thiers se beneficia de ter um perfeito controle do estoque, pois cada localização está destinada a um palete específico.

 

Sistema de estantes Movirack

Em uma das laterais do armazém foram instaladas estantes sobre bases móveis Movirack para alojar mais de 900 paletes de 800 kg.

Essas estantes deslocam-se lateralmente de forma autônoma quando o operador dá a ordem de abertura de um corredor de trabalho.

O sistema incorpora dispositivos de controle para que o movimento das estantes seja suave e seguro tanto para a mercadoria quanto para o pessoal que trabalha no local. Uma dupla barreira de segurança nas laterais das estantes detecta se um operador penetra no corredor aberto, enquanto um feixe de laser, localizado nas bases móveis, reconhece a presença de objetos no interior.

Da mesma forma, foram colocadas telas de proteção nos níveis superiores das estantes fixadas nas laterais, evitando a queda acidental das unidades de carga. Todos os níveis têm prateleiras aramadas que atuam como elemento de rigidificação onde são depositados os paletes de peso elevado.

 

Benefícios para a Cartolux-Thiers

  • Aumento da capacidade de armazenamento: as estantes Movirack permitem duplicar o número de paletes armazenados em relação às estantes convencionais.
  • Agilidade na operação: o sistema convencional e o Movirack oferecem acesso direto à mercadoria armazenada, o que permite que a empresa manuseie as múltiplas referências com rapidez.
  • Máximo desempenho: a Cartolux-Thiers explorou ao máximo as possibilidades do edifício com as instalações de dois sistemas de armazenagem diferentes que cobrem suas necessidades logísticas.
  • Mecalux construiu um armazém de 2.500 m² com capacidade para mais de 2.800 paletes combinando o sistema convencional e Movirack
    Mecalux construiu um armazém de 2.500 m² com capacidade para mais de 2.800 paletes combinando o sistema convencional e Movirack
  • Foram instaladas oito estantes duplas centrais e duas unidas na parede com capacidade para mais de 1.800 paletes
    Foram instaladas oito estantes duplas centrais e duas unidas na parede com capacidade para mais de 1.800 paletes

Ficha técnica

Sistema de paletização convencional
Capacidade de armazenamento: 1.817 paletes
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo por palete: 800 kg
Altura das estantes: 9 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870