JCH, líder no mercado de ar condicionado, melhora a capacidade de armazenamento e picking de seu armazém de componentes em Barcelona com um transelevador automático para caixas

Elevado rendimento do armazém automático de caixas miniload de JCH gerido com o Easy WMS

JCH
A Mecalux equipou o armazém da JCH em Barcelona (Espanha) com um armazém automático miniload que oferece uma capacidade de armazenamento para 4.076 caixas. Também instalou um circuito de transportadores e três postos de picking (um deles para reposição). O fornecimento inclui o software de gestão de armazéns Easy WMS, que garante a máxima produtividade para preparar os pedidos.
JCH, líder no mercado de ar condicionado, melhora a capacidade de armazenamento e picking de seu armazém de componentes em Barcelona com um transelevador automático para caixas

Sobre a JCH

Trata-se de um fabricante de ar condicionado líder em âmbito mundial. Nasceu em 1910 como uma loja que se dedicava a consertar equipamentos eletrônicos e, atualmente, é uma das empresas tecnológicas mais avançadas do setor.

A empresa tem o compromisso de melhorar o bem-estar da sociedade com seus produtos de alta qualidade. Destaca-se, nesse sentido, pela sua preocupação com o meio ambiente, desenvolvendo tecnologia energeticamente eficiente e promovendo a reutilização e/ou reciclagem.

A JCH precisava de uma solução para armazenar produtos de menores dimensões em seu armazém de componentes, localizado junto ao seu centro de produção em Barcelona, assim como um sistema para preparar pedidos com a maior rapidez possível.

 

A solução

Considerando os requisitos da JCH, a Mecalux instalou um armazém automático de caixas onde trabalham dois modelos diferentes: por um lado, caixas de 800 x 600 x 420 mm e, por outro, de 600 x 400 x 240 mm. O armazém miniload aproveita toda a superfície disponível para maximizar a capacidade de armazenamento, além de ser um sistema automático que proporciona muita agilidade no picking.

Na parte frontal do armazém se encontra um circuito de transportadores que faz a ligação dos corredores de armazenamento com três postos de picking. Tanto os transportadores como os postos de picking foram desenhados especificamente para operar com os dois modelos de caixas diferentes.

Armazém miniload

Composto por dois corredores com estantes de profundidade simples, em ambos os lados, que medem 34 m de comprimento e 8 m de altura. As caixas de maior tamanho são depositadas em um dos corredores, formado por 14 níveis, e as de menor no outro, com 21 níveis em altura.

Por cada um dos corredores circula um transelevador miniload de tipo bicoluna, cuja missão consiste em efetuar as entradas e saídas da mercadoria de forma automática. Estas máquinas operam a uma velocidade de translação de 250 m/min e 90 m/min em elevação.

Ambos os miniload incorporam um sistema de extração duplo, capaz de manusear duas caixas ao mesmo tempo. Cada transelevador está adaptado às dimensões das caixas com as quais opera: um deles pode transferir duas caixas de 50 kg e, o outro, duas de 100 kg.

Na frente do armazém miniload foi instalado um circuito de transportadores de roletes que se desloca a uma velocidade de 25 m/min. Sua função consiste em transferir a mercadoria do armazém para os postos de picking. É composto por um circuito duplo que facilita a recirculação das caixas.

Unidos perpendicularmente ao circuito principal, há dois postos de picking em forma de U. A preparação de pedidos cumpre o princípio do produto ao homem, ou seja, os transelevadores proporcionam a mercadoria aos operadores de forma automática. Em seguida os operadores extraem os artigos indicados pelo sistema em uma tela depositando-os no pedido correspondente.

Em uma das laterais do armazém se encontra um terceiro posto de picking que também é de reposição. Conta com os equipamentos necessários para efetuar esta tarefa, como uma balança, um leitor ótico e um computador.

Easy WMS e Galileo

O armazém miniload da JCH é gerenciado pelo software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux, que controla e coordena seu funcionamento a todo o momento. É um sistema muito eficiente que desempenha diferentes funções, entre as quais se destaca a atribuição das localizações e armazenamento das caixas, extração da mercadoria e preparação de pedidos.

O módulo de controle Galileo da Mecalux, por sua vez, encarrega-se de dirigir as manobras que devem ser realizadas pelos dispositivos com movimento do armazém, como os dos transelevadores miniload e o circuito de transportadores.

 

Benefícios para a JCH

  • Alta capacidade de armazenamento: o armazém miniload alcança uma capacidade de armazenamento de 4.067 caixas.
  • Aumento da velocidade na preparação de pedidos: o armazém miniload e o circuito de picking otimizam os movimentos dos operadores durante a preparação de pedidos.
  • Gestão inteligente: o software de gestão de armazéns Easy WMS da Mecalux e o módulo de controle Galileo são capazes de organizar os processos e operações realizados no armazém.
  • A Mecalux equipou o armazém da JCH em Barcelona com um armazém automático miniload que oferece uma capacidade de armazenamento para 4.076 caixas
    A Mecalux equipou o armazém da JCH em Barcelona com um armazém automático miniload que oferece uma capacidade de armazenamento para 4.076 caixas
  • Na parte frontal do armazém se encontra um circuito de transportadores que faz a ligação dos corredores de armazenamento com três postos de picking
    Na parte frontal do armazém se encontra um circuito de transportadores que faz a ligação dos corredores de armazenamento com três postos de picking

Ficha técnica

Armazém automático da JCH
Capacidade de armazenamento: 4.067 caixas
Dimensões das caixas: 800 x 600 x 420 mm e 600 x 400 x 240 mm
Peso máximo por caixa: 100 e 50 kg
Altura das estantes: 8 m
Comprimento das estantes: 34 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870