Orchestra, fabricante francês de moda infantil, consegue uma capacidade para mais de 73.000 paletes com estantes convencionais com níveis inferiores preparados para picking

Orchestra Log´s aumenta sua capacidade de armazenagem e picking com Pallet Shuttle e estantes convencionais

Orchestra Log´s
A Mecalux equipou o novo armazém da Orchestra, empresa que dispõe de mais de 700 lojas de roupa infantil em 40 países, localizado em Saint-Laurent-Blangy (norte da França), com estantes de paletização convencional e com o sistema compacto Pallet Shuttle. Desenhado juntamente com o especialista em logística Log’S, a nova aliança estratégica chama-se Orlog. Com esta combinação de soluções a empresa visa aumentar a capacidade de armazenamento e agilizar a preparação dos pedidos.
Orchestra, fabricante francês de moda infantil, consegue uma capacidade para mais de 73.000 paletes com estantes convencionais com níveis inferiores preparados para picking

Quem é a Orchestra Log’S (Orlog)?

A Orquesta, fundada em 1995 e com sede em Montpellier, é uma empresa especializada em artigos de cuidado do bebê, moda infantil e para gestante. Seu crescimento permitiu-lhe expandir-se na França e no estrangeiro. A Log’S e a Orchestra otimizaram sua atividade logística através da criação do operador Orlog.

Atualmente a Orchestra está presente em 40 países com mais de 700 lojas em todo o mundo e 3.000 empregados. O Club Orchestra, que mantém descontos de 50% durante todo o ano nas coleções de moda para seus assinantes, conta com mais de 3 milhões de consumidores entre a Europa, Marrocos e Canadá, principalmente.

Necessidades e solução

O forte crescimento registrado pela Orchestra na última década fez com que o centro logístico de Saint-Aunès, próximo à localidade de Montpellier, ficasse saturado. Consequentemente, a empresa foi obrigada a distribuir a mercadoria entre vários armazéns da área, o que implicava um elevado custo logístico que podia aumentar ao longo do tempo.

Diante dessa situação, a Orchestra decidiu construir um novo centro logístico de 50.000 m2 em um parque empresarial de Saint-Laurent-Blangy, município localizado no norte da França e muito perto do importante nó de ligações rodoviárias, o que facilitaria a distribuição de sua mercadoria por todo o norte da Europa. Além disso, tendo em consideração o previsível crescimento da empresa, o armazém poderia ser ampliado para 120.000 m2.

O armazém da Orchestra Log’S: combinação de dois sistemas

Com a finalidade de conseguir um armazém com uma alta capacidade de armazenamento e a agilização do processo de preparação de pedidos, a Mecalux forneceu estantes de paletização convencional juntamente com o sistema compacto Pallet Shuttle.

As estantes convencionais estão presentes em todas as células que formam o armazém da Orchestra. Já o sistema semiautomático Pallet Shuttle se encontra unicamente em uma das células.

A combinação dessas duas soluções proporciona à Orchestra uma capacidade de armazenamento para 73.000 paletes de 800 x 1.200 mm com um peso máximo de 800 kg e 25.600 postos para caixas.

Paletização convencional

Foram instaladas estantes de paletização convencional com uma altura de 11,5 m nas oito células que compõem o armazém. Para alcançar o nível mais alto os operadores utilizam empilhadeiras retráteis.

Este sistema de armazenamento, ideal considerando a variedade de paletes com as quais trabalha a Orchestra e a flexibilidade oferecida pelo mesmo, ocupa a maior parte da superfície do armazém. As estantes de paletização convencional também oferecem acesso direto a todos os paletes, o que proporciona grande agilidade na hora de gerenciar a mercadoria e preparar os pedidos.

Devido a essa grande variedade de paletes, os níveis das estantes foram adaptados ao tipo de mercadoria armazenada e à sua operação. Nos níveis inferiores das estantes o picking é feito diretamente a partir do palete, deixando a reserva nos níveis superiores.

Além disso, e dado que o picking é a principal operação do armazém, foram dispostas prateleiras perfuradas em alguns níveis das estantes. Portanto, dessa forma é possível colocar caixas com artigos de menores dimensões.

Para fazer picking dos artigos localizados nos primeiros níveis das estantes, os operadores trabalham com preparadoras de pedidos que dispõem da elevação necessária.

O sistema Pallet Shuttle

Em uma das oito células e ao lado das estantes de paletização convencional, foram instalados dois blocos de estantes com o sistema compacto Pallet Shuttle que permite armazenar 2.000 paletes. Essa solução, de 11,2 m de altura e cinco níveis de carga, aproveita o espaço disponível para oferecer uma maior capacidade de armazenamento.

Os processos de armazenamento são gerenciados através de tablets que emitem as ordens aos carros Pallet Shuttle. Dispõem de uma interface tátil e um software muito intuitivo que não exige treinamento específico para sua utilização. Cada tablet pode interagir com todos os carros do armazém seguindo um protocolo de prioridades.

Seu funcionamento é simples, ágil e requer movimentos mínimos: os operadores colocam o carro motorizado no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes e o Pallet Shuttle encarrega-se de transferi-los diretamente para a primeira localização livre de forma autônoma. No momento de retirar a mercadoria realiza-se o mesmo processo, mas na ordem inversa.

Carga da bateria

A instalação conta com baterias de reserva para não ter que interromper a operação em momento algum. O equipamento pode ser carregado enquanto o Pallet Shuttle continua operando nos canais atribuídos.

As baterias extraídas dos carros são inseridas por meio de um simples encaixe nas estações de carga disponibilizadas no armazém.

Máxima segurança do sistema

As empilhadeiras não entram dentro dos corredores, por isso, o risco de acidentes por impacto contra as estruturas é praticamente nulo. O carro, por sua vez, está equipado com diferentes componentes eletrônicos e mecânicos que garantem seu bom funcionamento.

Além disso, o armazém da Orchestra também conta com painéis de tela de proteção nas laterais das estantes e debaixo do primeiro nível que impedem a queda acidental da mercadoria.

Benefícios para a Orchestra Log’S

  • Alta capacidade de armazenamento: a instalação da Orchestra é capaz de armazenar 73.000 paletes de 800 x 1.200 mm com um peso máximo de 800 kg e 25.600 postos para caixas de 400 x 400 x 600 mm.
  • Diversificação: graças às soluções proporcionadas é possível armazenar uma grande variedade de produtos de dimensões e pesos diferentes.
  • Excelente organização: a distribuição dos blocos de estantes assegura o fluxo constante e o correto controle do estoque armazenado.
  • Garantia de segurança: o Pallet Shuttle e as estantes do armazém contam com dispositivos de segurança para a máxima proteção da estrutura, da mercadoria e do pessoal.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux equipou o novo armazém da Orchestra com estantes de paletização convencional e com o sistema compacto Pallet Shuttle
    A Mecalux equipou o novo armazém da Orchestra com estantes de paletização convencional e com o sistema compacto Pallet Shuttle
  • As estantes convencionais estão presentes em todas as células que formam o armazém da Orchestra
    As estantes convencionais estão presentes em todas as células que formam o armazém da Orchestra

Ficha técnica

Armazém da Orchestra Log’S: estantes convencionais
Capacidade de armazenamento: 71.000 paletes
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo por palete: 800 kg
Altura máx. das estantes: 11,5 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870