O fabricante de moveis Euréquip movimenta sua matéria prima entre os distintos processos de transformação com um circuito automático de transportadores de roletes

O fabricante Euréquip conecta os diversos processos de produção com um circuito de transportadores

Euréquip
Mecalux instalou um avançado circuito de transportadores no centro de produção da Euréquip, empresa francesa fabricante de móveis. Sua missão é transferir a mercadoria através dos diferentes processos que transformam os painéis de madeira utilizados para a posterior fabricação dos móveis. Este sistema de transporte confere muita agilidade na transferência da mercadoria para as posições exigidas na operação
O fabricante de moveis Euréquip movimenta sua matéria prima entre os distintos processos de transformação com um circuito automático de transportadores de roletes

Sobre a Euréquip

A Euréquip nasceu na França em 1986 e conta com mais de 60 empregados que se dedicam ao design e fabricação de móveis. As matérias-primas utilizadas provêm, principalmente, de países europeus.

Seu centro de produção, localizado na cidade francesa de Lambres-lez-Douai, dispõe da última tecnologia para maximizar o desempenho e proporcionar o serviço desejado visando satisfazer as necessidades mais exigentes do mercado.

 

A solução: um circuito de transportadores

Os transportadores da Mecalux unem os diferentes pontos do centro de produção da Euréquip. Dirigem a mercadoria para os processos onde se dará forma e volume aos painéis de madeira que, posteriormente, serão utilizados na construção dos móveis.

O circuito de transportadores de roletes desloca-se a uma velocidade de 20 m/min. Seu funcionamento é completamente automático exigindo uma mínima intervenção por parte dos operadores, o que elimina qualquer erro originado da gestão manual.

Ao longo do circuito há duas mesas hidráulicas que elevam a carga a uma posição ergonômica para que os operadores retirem ou depositem os painéis dos paletes mais facilmente.

Também foi instalado um carrossel que desliza sobre trilhos e interliga quatro linhas de transportadores com muita rapidez. Estes transportadores retiram a mercadoria do circuito ou deslocam-na para o seguinte processo de tratamento dos painéis.

Centro robotizado

O centro da Euréquip está completamente automatizado, o que assegura uma melhor qualidade e eficiência em todos os processos produtivos.

Por um lado, há um robô de dois eixos que se encarrega de empilhar sobre um palete os painéis cujas bordas já foram afinadas.

Por outro lado, foram instalados dois robôs articulados. Um deles introduz os painéis na ilha robotizada para furá-los, enquanto o outro recolhe os painéis já furados e os empilha em um palete. Em seguida, estes paletes são encaminhados para o final do circuito onde um operador se encarrega de recolhê-los e transferi-los para o armazém.

Instalação segura

Com a finalidade de proteger os operadores e a mercadoria frente a qualquer incidente, as áreas que dispõem de elementos com movimento, tais como os transportadores, o carrossel e os robôs, foram preservadas através de fechamentos metálicos, portas de acesso seguro e dispositivos de segurança com fachos de luz.

A Mecalux também implementou o módulo de controle Galileo, encarregado de emitir as ordens de movimento aos transportadores e garantir que se desloquem de forma contínua e controlada.

 

Benefícios para a Euréquip

  • Máximo desempenho: o circuito de transportadores proporciona muita rapidez na transferência da mercadoria para as áreas onde são realizados os processos de produção.
  • Segurança na operação: a automatização completa do centro da Euréquip garante a mínima intervenção por parte dos operadores, assim como o desenvolvimento das operações com eficiência.
  • Proteção total: as áreas com elementos automáticos foram protegidas para evitar incidentes e a entrada de pessoal não autorizado.
  • Mecalux instalou um avançado circuito de transportadores no centro de produção da Euréquip
    Mecalux instalou um avançado circuito de transportadores no centro de produção da Euréquip
  • Os transportadores garantem um fluxo constante de mercadoria e sua transferência automática para as diferentes posições  do centro de produção
    Os transportadores garantem um fluxo constante de mercadoria e sua transferência automática para as diferentes posições do centro de produção

Ficha técnica

Centro de produção da Euréquip na França
Altura dos transportadores: 0,5 m
Velocidade de translação: 20 m/min
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870