Estantes de paletização convencional para o armazenamento e picking de múltiplas referencias no centro de distribuição da CBN Group na Argentina

CBN Group confia na versatilidade das estantes de paletização convencional

CBN Group
A Mecalux equipou o novo centro de distribuição da CBN Group, na província de Buenos Aires (Argentina), com um sistema de paletização convencional que admite 41.659 paletes. O armazém conta com um eficiente método de preparação de pedidos para abastecer os seus clientes com maior rapidez.
Estantes de paletização convencional para o armazenamento e picking de múltiplas referencias no centro de distribuição da CBN Group na Argentina

Acerca da CBN Group

A CBN Group é uma empresa argentina que desenvolve centros logísticos de alto desempenho com o objetivo de satisfazer as necessidades de armazenamento mais exigentes de multinacionais de uma grande diversidade de setores, tais como automotivo, farmacêutico ou de consumo massivo.

A empresa construiu um novo centro logístico localizado em Tortuguitas, província de Buenos Aires, e precisava de um sistema de armazenamento com a capacidade adequada para a grande variedade de produtos de seus clientes.

 

Estantes de paletização convencional

Após analisar o tipo de produto armazenado, a operação e as dimensões do novo armazém, a Mecalux encarregou-se do fornecimento do sistema de paletização convencional.

Pois sua versatilidade facilita o armazenamento de produtos com uma grande variedade de referências. O fácil acesso aos paletes, por sua vez, proporciona muita agilidade no momento de gerenciar a mercadoria e preparar os pedidos, além do perfeito controle do estoque.

As estantes de um setor do armazém medem 9,5 m de altura com cinco níveis, enquanto nos setores onde o armazém é mais alto, as estantes medem 10,5 m com seis níveis de armazenamento.

Nos níveis inferiores é realizada a preparação de pedidos e nos superiores são depositados os paletes de reserva, permitindo dispor de produtos o tempo todo. As empilhadeiras retráteis são utilizadas para depositar os paletes nas localizações correspondentes, assim como para repor os níveis inferiores com a mercadoria paletizada.

Uma passagem inferior, que cruza transversalmente todo o bloco de estantes, favorece o fluxo de movimentos dos operadores e cumpre a função de saída de emergência.

Preparação de pedidos

Os operadores trabalham por áreas com a atribuição de corredores determinados.

Os pedidos são preparados por ondas, ou seja, são confeccionados vários simultaneamente durante o mesmo percurso. Os produtos de tipo A foram colocados diretamente no solo, em uma das extremidades das estantes.

Por outro lado, o picking dos produtos B e C é feito diretamente a partir dos paletes nos níveis inferiores das estantes. A classificação da mercadoria, em função de seu nível de demanda, agiliza muito a preparação de pedidos.

Os operadores utilizam máquinas preparadoras de pedidos ao nível do solo, capazes de transferir até quatro carros, cada um deles corresponde a um pedido, sobre os quais são depositados os produtos.

Os pedidos terminados são dirigidos para a área de consolidação com a finalidade de verificar seu conteúdo e emitir a documentação necessária para sua expedição.

Área de consolidação e expedição

O armazém conta com uma ampla área de recebimento e expedição. Ambas as operações foram separadas para evitar interferências.

Por um lado, ali são depositados os paletes provenientes do exterior do armazém à espera de serem armazenados nas localizações atribuídas das estantes. Por outro, foi disponibilizada uma área de pré-carga no solo onde se acumula a mercadoria consolidada e são agrupados os carros com os pedidos terminados. Isto permite agilizar a carga dos caminhões para sua posterior distribuição.

 

Benefícios para a CBN Group

  • Grande capacidade: as estantes de paletização convencional têm uma capacidade de armazenamento de 41.659 paletes.
  • Gestão da mercadoria perfeita: o acesso direto aos produtos favorece as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
  • Picking eficiente: a distribuição das estantes e o uso de máquinas preparadoras de pedidos dinamizam ao máximo a preparação de pedidos.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux equipou o novo centro de distribuição da CBN Group com um sistema de paletização convencional que admite 41.659 paletes
    A Mecalux equipou o novo centro de distribuição da CBN Group com um sistema de paletização convencional que admite 41.659 paletes
  • As estantes de paletização convencional de um setor do armazém medem 9,5 m de altura com cinco níveis, enquanto nos setores onde o armazém é mais alto, as estantes medem 10,5 m com seis níveis de armazenamento
    As estantes de paletização convencional de um setor do armazém medem 9,5 m de altura com cinco níveis, enquanto nos setores onde o armazém é mais alto, as estantes medem 10,5 m com seis níveis de armazenamento

Ficha técnica

Armazém da CBN Group
Capacidade de armazenamento: 41.659 paletes
Medidas dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 9,5 m e 10,5 m
Comprimento das estantes: 100 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870