A combinação de dois sistemas de armazenagem possibilita o máximo aproveitamento do espaço e a ótima organização das conservas de Connorsa em função da sua rotatividade

Combinação de estantes convencionais e móveis Movirack para a empresa de conservas Connorsa

Connorsa
A Mecalux equipou o armazém da Connorsa, uma das empresas de conserva mais reconhecidas da Espanha, com estantes de paletização convencional e dois blocos de estantes sobre bases móveis Movirack. Através desta solução, a empresa obtém uma capacidade de armazenagem para 8.600 paletes, organizados em função de suas características e da demanda.
A combinação de dois sistemas de armazenagem possibilita o máximo aproveitamento do espaço  e a ótima organização das conservas de Connorsa em função da sua rotatividade

Quem é a Connorsa

A Connorsa é uma empresa produtora de conservas de peixes e frutos do mar fundada em 1985, sendo uma referência no setor pela qualidade e inovação de seus produtos. É especialmente reconhecida pelo seu compromisso com o meio ambiente, uma vez que utiliza recipientes, estojos e embalagens elaborados com materiais recicláveis.

 

A solução da Mecalux

Nos últimos anos a empresa reforçou sua expansão e aumentou a exportação de seus produtos dentro da Europa. Para enfrentar as perspetivas de crescimento necessitava de uma maior capacidade de armazenagem, além de uma operação ágil e eficiente em seu armazém de Vilaboa (Galiza).

Nestas instalações foram armazenados dois tipos de mercadoria: os produtos classificados por lotes de produção em contêineres e os paletes finalizados, prontos para expedição.

A Connorsa contou com o apoio da Mecalux visando encontrar uma solução para armazenar cada produto no sistema de armazenagem mais apropriado.

 

Dois sistemas de armazenagem

Após analisar os requisitos apresentados pela Connorsa, a Mecalux optou por duas soluções diferentes: estantes sobre bases móveis Movirack e estantes de paletização convencional.

Em primeiro lugar instalou dois blocos de estantes Movirack: um para lotes completos de produtos processados e outro para os produtos acabados de menor consumo. Este sistema por compactação suprime o número de corredores e oferece uma excelente capacidade de armazenagem. As estantes se encontram sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma. Para abrir o corredor necessário e poder extrair ou depositar a mercadoria, o operador emite a ordem através de rádio controle.

Em segundo lugar a Mecalux forneceu estantes de paletização convencional estáticas, destinadas aos produtos que já estão prontos para serem expedidos. Neste caso, o acesso direto à mercadoria proporciona muita agilidade nas tarefas de armazenagem facilitando o controle do estoque.

 

Estantes Movirack
Para o bom funcionamento do sistema, cada um dos dois blocos de estantes Movirack do armazém da Connorsa conta com seu próprio armário de controle, assim como armários fixados em todas as estantes.

No armário de controle se encontra o PLC, que se encarrega de dirigir e processar as ordens de movimento. Os variadores de potência, por sua vez, sincronizam os três motores em cada base e suavizam a partida e frenagem para alongar a vida dos componentes que formam as estantes (rodas, motores, guias, etc.).

A transmissão da potência às bases móveis, efetuadas através de uma engrenagem com coroa e pinhão duplos, conferem um melhor comportamento ao sistema. Desta forma, é possível garantir que o movimento da estante seja mais uniforme e, consequentemente, prolongar a vida dos elementos mecânicos.

 

Benefícios para a Connorsa

  • Organização do armazém: foi distribuído de acordo com as necessidades da Connorsa. Os produtos classificados por lotes de produção são armazenados em estantes Movirack e os paletes prontos para expedição são armazenados em estantes convencionais e Movirack.
  • Maior capacidade de armazenagem: com a instalação de estantes de paletização convencional e os dois blocos de Movirack a capacidade de armazenagem obtida subiu para 8.600 paletes.
  • Operação ágil: ambas as soluções oferecem acesso direto à mercadoria, proporcionando maior rapidez na gestão da mercadoria e no controle do estoque.
  • A Mecalux equipou o armazém da Connorsa com estantes de paletização convencional e dois blocos de estantes sobre bases móveis Movirack
    A Mecalux equipou o armazém da Connorsa com estantes de paletização convencional e dois blocos de estantes sobre bases móveis Movirack
  • Com a instalação de estantes de paletização convencional e os dois blocos de Movirack a capacidade de armazenagem obtida subiu para 8.600 paletes
    Com a instalação de estantes de paletização convencional e os dois blocos de Movirack a capacidade de armazenagem obtida subiu para 8.600 paletes

Ficha técnica

Estantes sobre bases móveis Movirack da Connorsa
Capacidade de armazenagem: 3.948 paletes (bloco 1) e 2.044 paletes (bloco 2)
Medidas do palete: 1.000 x 1.000 mm (bloco 1) e 800 x 1.200 (bloco 2)
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Altura das estantes: 5,5 m
Nº de estantes Movirack: 16
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870