Otimizar a preparação dos pedidos para aumentar o rendimento do armazém

O sistema pick to light melhora a produtividade de AS Healthcare

As-healthcare
A Mecalux automatiza uma parte do armazém que a AS Healthcare possui perto de Paris com a finalidade de garantir um picking eficiente, economizar custos logísticos e reduzir a margem de erro no manuseio. A solução composta por estantes dinâmicas com o sistema pick-to-light e um circuito de transportadores com roletes une a área de preparação à área de consolidação e classificação.
Otimizar a preparação dos pedidos para aumentar o rendimento do armazém

A empresa AS Healthcare pertence à Bertelsmann, um grupo de comunicação e serviços internacionais cuja atividade consiste na terceirização de serviços para a gestão do relacionamento com os clientes. Presente em mais de 50 países, a Bertelsmann é um grupo familiar que se adapta continuamente às inovações tecnológicas para oferecer a seus clientes, serviços avançados por todo o mundo.

Arvato: divisão Healthcare
No ano 2000, a Arvato criou a divisão Healthcare (AS Healthcare), que oferece serviços e tecnologia especializada para o setor da saúde visando melhorar a relação com os pacientes.

A plataforma logística de 18.000 m² da AS Healthcare de Chanteloup-en-Brie envia anualmente 700.000 pedidos.

Necessidades e solução

A preparação de pedidos constitui um aspecto decisivo para a competitividade de uma empresa como a AS Healthcare. 

A empresa deve proporcionar um serviço de qualidade, que lhe permita atender satisfatoriamente o elevado número de pedidos que recebe, com muitas referências diferentes e pouco tempo de preparação, independentemente do tamanho e peso do produto. 

Os pedidos recebidos devem ser enviados no mesmo dia aos hospitais, centros de saúde e farmácias. 

Para tal, e após analisar minuciosamente as necessidades da empresa, optou-se por automatizar uma parte do processo de preparação de pedidos através de um circuito de transportadores com roletes. A automatização garante um picking eficiente, ao mesmo tempo em que permite economizar custos logísticos e reduzir a margem de erro. 

O circuito de transportadores é o coração das instalações que foram completadas com estantes dinâmicas que incluem o sistema pick-to-light, estantes convencionais para paletes e uma ampla área de consolidação, classificação e expedição da mercadoria.

Área de picking:400 m de transportadores ‘pick-to-light’
A área de preparação de pedidos é composta por dois blocos de estantes dinâmicas para caixas com sistema pick-to-light, destinadas aos produtos de elevado consumo e um circuito de transportadores que percorre as estantes até chegar à área de consolidação. 

A mercadoria é introduzida pelo extremo mais elevado de cada nível da estante, a qual se encontra levemente inclinada para que a caixa se desloque por gravidade até o lado contrário situado no corredor de saída ou de preparação. Cada estante dispõe de três níveis divididos em múltiplos canais equipados com o sistema pick-to-light, que indica de forma visual a posição de coleta e a quantidade necessária por referências que o operador deve extrair para cada pedido. Uma vez selecionados os produtos e introduzidos na caixa, o operador aperta um botão e confirma a operação realizada. 

O transportador automático passa pelo interior das estantes. Foram instalados, paralelamente à parte exterior, transportadores manuais que exercem a função de mesa de preparação. 

Uma vez que os pedidos tenham sido finalizados são introduzidos por empurre no primeiro transportador, deslocando-se até a área de consolidação e classificação. 

Na parte superior da estante e pelo lado do corredor de reposição, foram colocados vários níveis para armazenar os paletes com a reserva dos produtos localizados nos canais dinâmicos.

Área de consolidação
Nesta área, os operadores verificam, embalam, confeccionam o packing list, ao mesmo tempo que são emitidas e coladas as etiquetas de envio dos pedidos. 

Para completar a operação, dispõe-se de caixas de embalagem de diferentes dimensões, mesas de preparação, equipamentos informáticos e impressoras. 

No final do circuito, os pedidos são classificados em vários canais atribuídos a diferentes clientes ou rotas. Posteriormente, são situadas as caixas nos paletes de envio para que sejam preparadas em uma das três enfardadeiras instaladas justamente em frente às docas de carga. As enfardadeiras são utilizadas para consolidar a carga que é depositada nos paletes através de filmes plásticos para protegê-los de atritos e outros danos.

Área para paletes
O resto do armazém da AS Healthcare é composto por estantes de paletização convencional de até seis níveis de altura, destinadas aos produtos mais volumosos de alta, média e baixa rotatividade, assim como à reserva das estantes dinâmicas. Essa solução oferece uma acessibilidade direta a cada palete e uma excelente ocupação das localizações. O operador utiliza empilhadeiras retráteis para manipular os paletes. 

Também foi disponibilizada uma estante para cargas leves, com prateleiras e separada por níveis, para os produtos de menor consumo e de tamanho pequeno.

Benefícios para a AS Healthcare

  • Aumento da velocidade na preparação de pedidos: o circuito de transportadores e as estantes dinâmicas com sistema pick-to-light otimizam os movimentos durante a preparação dos pedidos.
  • Redução dos custos operacionais: o número de pessoas e meios dedicados são mínimos, pois a gestão, o transporte, a selagem e a classificação estão automatizados.
  • A Mecalux automatiza uma parte do armazém á estantes dinâmicas com o sistema pick-to-light e um circuito de transportadores com roletes
    A Mecalux automatiza uma parte do armazém á estantes dinâmicas com o sistema pick-to-light e um circuito de transportadores com roletes
  • O circuito de transportadores é o coração das instalações que foram completadas com estantes dinâmicas que incluem o sistema pick-to-light, estantes convencionais para paletes e uma ampla área de consolidação
    O circuito de transportadores é o coração das instalações que foram completadas com estantes dinâmicas que incluem o sistema pick-to-light, estantes convencionais para paletes e uma ampla área de consolidação

Ficha técnica

Centro logístico AS Healthcare, França
Comprimento das estantes: 25,1 m e 22,3 m
Altura das estantes: 6,5 m e 6 m
Peso máximo por caixa: 10 kg
Peso máximo por palete: 800 kg
Velocidade dos transportadores: 45 m/min
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870