Estantes para picking com passarelas e um completo circuito de transportadores impulsionam o e-commerce de um distribuidor de peças de reposição para o setor de automação

Os transportadores aceleram o picking do operador de e-commerce Automotive Factory Parts

Automotive Factory Parts
A Automotive Factory Parts, distribuidora de peças de reposição para o setor automotivo, possui um moderno centro logístico de 5.000 m2 em Gennevilliers (França), cuja operação principal é a preparação de pedidos de venda online. A Mecalux forneceu os sistemas de armazenamento, incluído um circuito de transportadores que faz a ligação de todas as áreas da instalação, para que o picking seja feito com maior agilidade.
Estantes para picking com passarelas e um completo circuito  de transportadores impulsionam o e-commerce  de um distribuidor de peças de reposição para o setor de automação

Necessidades da Automotive Factory Parts

A empresa francesa conta com um extenso catálogo de peças de reposição para oficinas mecânicas, postos de gasolina e indústria automotiva.

Diante do aumento de suas vendas, a empresa teve que ampliar a capacidade de armazenamento de seu armazém, assim como implementar uma solução que classificasse a mercadoria pelo seu nível de demanda e dimensão.

A Automotive Factory Parts tem como meta comercializar os melhores produtos a um preço competitivo e, por isso, era necessário minimizar os custos operacionais.

Graças à colaboração da Mecalux, a empresa encontrou um sistema ágil de preparação de pedidos que a ajuda a proporcionar um serviço eficiente aos usuários que compram em sua loja online.

 

A solução

A Mecalux analisou detalhadamente as necessidades da Automotive Factory Parts e propôs instalar estantes para picking manual. Medem 6,2 m de altura e sobre elas se apoiam passarelas ou corredores elevados que formam, no total, três pisos.

Um circuito de transportadores transfere de forma automática as caixas com os pedidos terminados até a área de finalização e consolidação.

Estantes de paletização
Nas laterais do armazém estão localizadas as estantes de paletização convencional para os produtos volumosos e os paletes de reserva com a mercadoria das prateleiras de picking.

Estantes para picking
O armazém foi setorizado a fim de organizar a grande variedade de referências da empresa. Desta forma, foi possível maximizar o desempenho da instalação e a preparação de pedidos.

Os operadores percorrem os corredores recolhendo os produtos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras. Seguem o método de agrupamento de pedidos, que consiste em confeccionar vários pedidos ao mesmo tempo e durante o mesmo percurso.

A reposição é realizada nas horas vazias, ou seja, quando há uma menor quantidade de pedidos para preparar. Nos principais corredores foi instalada uma estrutura de plataformas. No piso superior situa-se o circuito de transportadores e no nível inferior mais estantes.

Piso térreo

As estantes do centro logístico destacam-se pela sua acessibilidade, o que favorece a manipulação da mercadoria. Também são muito versáteis, uma vez que dispõem de complementos e acessórios para depositar todas as referências de tamanhos diferentes (das maiores até as de menores dimensões).

Os corredores têm a largura necessária para que os operadores se desloquem com os carros fazendo picking e repondo os produtos.Com a finalidade de facilitar seus movimentos, foi aberto um corredor transversal que cruza de uma extremidade a outra o bloco de estantes.

Piso superior

No piso superior das estantes há uma plataforma translúcida onde futuramente poderão ser instaladas mais estantes, considerando as necessidades e perspectivas de crescimento da Automotive Factory Parts.

Circuito de transportadores
Faz a ligação dos três pisos e conclui na área de consolidação, onde são classificados e dispostos os pedidos provenientes das diferentes áreas do armazém.

Esta solução minimiza os deslocamentos dos operadores que não devem percorrer todo o armazém para selecionar os produtos que formam cada pedido, pois trabalham unicamente na área que lhes tenha sido atribuída.

Área de consolidação
Quando chegam ao piso inferior as caixas são classificadas em quatro canais. Em seguida os produtos são distribuídos em carros de acordo com o pedido ao qual pertencem, realizando sua validação, embalagem, etiquetagem e emissão da documentação exigida.

Os pedidos terminados podem ser encaminhados para três destinos:

  • Entrega massiva. Os produtos são agrupados em paletes e transferidos para os veículos de transporte.
  • Pacotes individuais.
  • Balcão de venda e retirada direta.

Galileo da Mecalux
O sistema de gestão de armazéns (SGA) da Automotive Factory Parts está em comunicação permanente com o módulo de controle Galileo da Mecalux.

Este software é responsável pela emissão das ordens de movimento ao circuito de transportadores e de dirigir as caixas às áreas do armazém correspondentes.

 

Benefícios para a Automotive Factory Parts

  • Flexibilidade na operação: a distribuição do armazém oferece flexibilidade na hora de preparar os pedidos. Cada piso tem estabelecido um número de operadores, que varia de acordo com sua demanda.
  • Excelente gestão da mercadoria: as estantes oferecem acesso direto, ao mesmo tempo que estão dotadas de componentes para classificar os produtos em função de seu tamanho e características.
  • Rápido sistema de preparação de pedidos: o circuito de transportadores automático une as diferentes áreas do armazém e dinamiza ao máximo o picking, uma vez que os operadores não devem percorrer toda a instalação para recolher os produtos correspondentes.
  • Mecalux forneceu os sistemas de armazenamento, incluído um circuito de transportadores que faz a ligação de todas as áreas da instalação, para que o picking seja feito com maior agilidade
    Mecalux forneceu os sistemas de armazenamento, incluído um circuito de transportadores que faz a ligação de todas as áreas da instalação, para que o picking seja feito com maior agilidade
  • Nas laterais do armazém estão localizadas as estantes de paletização convencional para os produtos volumosos
    Nas laterais do armazém estão localizadas as estantes de paletização convencional para os produtos volumosos

Ficha técnica

Centro logístico da Automotive Factory Parts
Sistemas de armazenamento: Estantes de paletização convencional
Sistemas de armazenamento: Estantes com passarelas
Sistemas de armazenamento: Estrutura de plataformas
Sistemas de armazenamento: Transportadores automático
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870