Estantes para picking com passarela e estantes cantilever fornecem uma ótima organização dos produtos têxteis do fabricante polaco Eurofirany

Eurofirany consegue a máxima capacidade com estantes para picking com dois andares de passarelas

Eurofirany
A Mecalux fornece todos os sistemas de armazenamento do novo armazém da Eurofirany em Żywiec (Polônia). Por um lado, estantes com passarelas que formam no total três andares e, por outro, estantes cantilever para os artigos de grande comprimento. O objetivo de ambas as soluções consiste em classificar a mercadoria em função de suas dimensões e demanda, assim como proporcionar uma maior agilidade nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
Estantes para picking com passarela e estantes cantilever fornecem uma ótima organização dos produtos têxteis do fabricante polaco Eurofirany

Quem é a Eurofirany
Fundada em 1991, a Eurofirany é uma das empresas do setor têxtil mais reconhecidas da Polônia. Inicialmente se dedicava à fabricação de cortinas, mas atualmente ampliou seu catálogo de produtos comercializando também colchas, mantas, toalhas, roupa de cama e artigos de decoração para o lar.

Nos últimos anos a Eurofirany não deixou de crescer na Polônia e, entre seus projetos, também está expandir-se em âmbito internacional. Para enfrentar o aumento das vendas, a empresa construiu um novo armazém junto ao seu centro de produção na localidade de Żywiec (Polônia).

 

Necessidades e solução

A Eurofirany precisava de um sistema de armazenamento que lhe oferecesse uma elevada capacidade de armazenamento para a grande variedade de referências com as quais trabalha. Além disso, também precisava de um sistema muito dinâmico para preparar os pedidos.

Considerando todas estas necessidades, a Mecalux instalou estantes de 9,5 m de altura nas quais se apoiam passarelas ou corredores elevados que formam três pisos.

Cada um dos pisos corresponde a um setor, o que facilita que a mercadoria esteja perfeitamente organizada.

Junto às estantes com passarelas foram instaladas duas estantes cantilever para as unidades de carga de maior comprimento. São compostas por colunas e braços salientes onde é depositada a carga. Ao seu lado foi disponibilizada uma área de trabalho onde são cortados os perfis e dispostos alguns produtos necessários para os pedidos.

 

Estantes com passarelas

Cada âmbito do armazém destina-se a um tipo de produto e tem atribuído um número determinado de operadores, que pode variar de acordo com a demanda e a quantidade de pedidos a preparar.

As estantes sobressaem devido à sua versatilidade, adaptando-se à grande variedade de produtos disponíveis, com diferentes volumes e rotatividades. Oferecem acesso direto à mercadoria, fator indispensável para uma rápida preparação dos pedidos. Os níveis das estantes são compostos por painéis metálicos que oferecem uma maior estabilidade à carga.

Os corredores têm a largura necessária para que os operadores se desloquem com carros fazendo picking ou repondo os produtos. As duas operações são realizadas em faixas horárias diferentes com a finalidade de evitar interferências.

Os três andares foram interligados através de seis escadas e um elevador de carga que transfere os carros de um nível para o outro. O solo dos dois andares superiores é formado por painéis do tipo grelha em aço galvanizado com uma elevada capacidade de carga.

O picking utiliza o critério de homem ao produto, ou seja, os operadores com a ajuda de um terminal de rádio frequência se dirigem às localizações indicadas pelo software de gestão de armazéns (SGA) e, uma vez ali, coletam os artigos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras. Posteriormente, esses artigos são verificados, consolidados e classificados em uma área de pré-cargas à espera de serem enviados à expedição.

Área das docas
No andar inferior do armazém os pedidos são verificados, embalados, etiquetados e emitida a documentação necessária para sua expedição. As caixas são agrupadas em paletes que são classificados tendo como base o pedido ao qual correspondem ou a rota de transporte com a finalidade de agilizar sua carga no caminhão de distribuição.

 

Benefícios para a Eurofirany

  • Elevada capacidade de armazenamento: as estantes com passarelas otimizam a superfície do armazém, aumentando a capacidade de armazenamento.
  • Organização da mercadoria: os produtos são organizados em função de suas dimensões e demanda. Por outro lado, os produtos de características similares são classificados em uma mesma área.
  • Serviço eficiente: o acesso direto à mercadoria agiliza a preparação de pedidos.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux fornece todos os sistemas de armazenamento do novo armazém da Eurofirany: estantes com passarelas e estantes cantilever para os artigos de grande comprimento
    A Mecalux fornece todos os sistemas de armazenamento do novo armazém da Eurofirany: estantes com passarelas e estantes cantilever para os artigos de grande comprimento
  • A Mecalux instalou estantes de 9,5 m de altura nas quais se apoiam passarelas ou corredores elevados que formam três pisos
    A Mecalux instalou estantes de 9,5 m de altura nas quais se apoiam passarelas ou corredores elevados que formam três pisos

Ficha técnica

Armazém da Eurofirany
Altura das estantes: 9,5 m
Nº de pisos: 3
Superfície por piso: 2.900 m2
Superfície total ocupada: 15.327 m2
Escadas de acesso: 6
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870