Um completo circuito de transportadores multiplica a produtividade no picking do fabricantes francês de produtos para bricolagem Vynex

O centro de distribuição de Vynex aumenta suas expedições com um circuito de transportadores e estações de picking

Vynex
A Mecalux forneceu um circuito de transportadores no centro de distribuição que a Vynex possui na região de Ardennes (França). Esta solução interliga todas as áreas que compõem o armazém, agilizando e aumentando ao máximo o desempenho da preparação de pedidos, principal operação destas instalações.
Um completo circuito de transportadores multiplica a produtividade no picking do fabricantes francês de produtos para bricolagem Vynex

Quem é a Vynex

A Vynex é uma marca francesa reconhecida no setor das ferragens criada em 1920 na região de Ardennes. Nos anos 50 a empresa adiantou-se à expansão da bricolagem destinada ao público em geral, criando uma gama específica para usuários domésticos enquanto continuava desenvolvendo sua oferta para profissionais.

Esta visão impulsionou seu crescimento e, atualmente, os produtos da Vynex são comercializados em grande parte da Europa tendo em vista a expansão futura de seu mercado a novos países do continente.

 

Necessidades e solução

O centro da Vynex em Ardennes, dedicado principalmente ao picking, conta com mais de 20.000 referências de tamanhos, pesos e classificações diferentes que são armazenadas levando em consideração suas características.

A empresa queria que seus operadores pudessem preparar muitos pedidos mas da forma mais eficiente possível, assim como aumentar o número de expedições diárias.

Após analisar detalhadamente esses requisitos, a Mecalux optou por fornecer um circuito de transportadores que percorre pelo centro do armazém a uma velocidade de 25 m/min unindo todas as áreas. Ao longo do percurso há cinco estações de preparação de pedidos.

Esta solução confere grande agilidade na hora de fazer picking, uma vez que os operadores não devem percorrer todo o armazém para selecionar os produtos que formam cada pedido, trabalhando em uma área atribuída.

O ponto final do circuito culmina na área de expedição, onde os pedidos são classificados por rotas ou destinos antes de serem distribuídos.

Preparação de pedidos

O método de picking escolhido neste armazém baseia-se no critério do homem ao produto, ou seja, os operadores deslocam-se até as estantes utilizando carros para retirar manualmente as referências indicadas pelo software de gestão de armazéns (SGA). A preparação dos pedidos é realizada logo em breve, através de um sistema de voz que melhora ainda mais a qualidade do serviço.

Os paletes de reserva são armazenados nas estantes de paletização convencional localizadas no início do circuito de transportadores. A reposição da mercadoria é realizada nas horas mais tranquilas, ou seja, de menor volume de preparação. O processo de preparação de pedidos é iniciado com a configuração manual das caixas. O SGA indica o número e seu tamanho, levando em consideração a composição de cada onda de preparação. No armazém da Vynex são utilizados principalmente dois tipos de caixas: 570 x 370 x 235 mm e 400 x 285 x 235 mm, com um peso máximo de 25 kg.

Foram instaladas cinco estações de pic­king, quatro delas agrupadas – uma em frente da outra –, separadas pelo transportador principal que circula no centro; e uma simples, unida à parede. Cada uma delas tem um número determinado de estantes (setor). Os operadores que devem trabalhar em cada estação variam dependendo da quantidade de pedidos que tenham que ser preparados.

As estações são formadas por roletes que não são acionados por nenhum motor, de forma que os operadores podem deslocar as caixas manualmente até a posição mais confortável.

Quando os trabalhadores terminam sua parte do pedido, introduzem as caixas no transportador central que por sua vez se encarrega de transferi-las até a seguinte estação para dar continuidade ao processo. No caso de ter sido completado, são encaminhados diretamente para a área de verificação e embalagem.

Nessa área verifica-se o peso, além de confirmar se o pedido já está finalizado e não tem erros. Por último, as caixas são fechadas, embaladas, etiquetadas e finalmente emitidas as notas de entrega e a documentação correspondente.

Na área de expedição os pedidos são classificados automaticamente em cinco canais localizados diante das docas de carga. Os operadores distribuem a mercadoria nos diferentes paletes, classificados por clientes ou rotas de envio.

Em cada um dos canais foram instalados monitores que oferecem aos operadores toda a informação necessária para a correta classificação dos pedidos.

Os transportadores são adaptados às características e distribuição do armazém. O circuito incorpora linhas retas, curvas e, além disso, foram abertas três passagens que facilitam o acesso do pessoal através de transportadores rebatíveis. Uma vez que os operadores o tenham cruzado, recuperam sua posição para continuar transferindo a mercadoria.

SGA e controle unidos
O SGA encarrega-se de organizar toda a operação do armazém da Vynex e está em comunicação permanente com o módulo de controle Galileo da Mecalux. Este emite as ordens de movimento ao circuito de transportadores, dirige as caixas às estações ou áreas correspondentes e finalmente faz a classificação delas nos canais.

 

Benefícios para a Vynex

  • Flexibilidade na operação: a setorização do armazém oferece flexibilidade na hora de preparar pedidos, uma vez que a cada célula é atribuída um número de estantes e operadores, que varia em função da demanda.
  • Rápido sistema de preparação de pedidos: a incorporação do circuito de transportadores automático permite agilizar ao máximo toda a operação.
  • Armazém integrado: o circuito de transportadores une as diferentes áreas do armazém. Assim, os operadores não têm que percorrer as instalações de uma ponta a outra na hora de preparar os pedidos, conseguindo a máxima eficiência.
  • A Mecalux optou por fornecer um circuito de transportadores que percorre pelo centro do armazém a uma velocidade de 25 m/min unindo todas as áreas
    A Mecalux optou por fornecer um circuito de transportadores que percorre pelo centro do armazém a uma velocidade de 25 m/min unindo todas as áreas
  • O armazém está setorizado e é composto por cinco células independentes que permitem classificar os produtos em função de seu nível de demanda
    O armazém está setorizado e é composto por cinco células independentes que permitem classificar os produtos em função de seu nível de demanda

Ficha técnica

Armazém setorizado da Vynex em França
Capacidade de armazenagem: 6.334 paletes
Localizações de picking: 23.618 (6.334 para paletes)
Nº de pedidos ao dia: 5.000
Comprimento dos transportadores: 284 m
Velocidade dos transportadores: 25 m/min
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870