Estantes convencionais com níveis para picking apoiam o método de produção just-in-time do principal fabricante francês de abajures

O fabricante francês Corep combina armazenamento e picking graças as estantes convencionais

Corep
A Corep, principal fabricante francês de abajures, conta com um armazém setorizado e equipado com estantes de paletização convencional em seu centro de produção de Bègles (França). A instalação, que oferece uma capacidade para mais de 14.200 paletes, dispõe de uma área reservada visando uma futura ampliação.
Estantes convencionais com níveis para picking apoiam o método de produção <em>just-in-time</em> do principal  fabricante francês de abajures

Acerca da Corep
Fundada em 1970, a Corep é atualmente o principal fabricante francês de abajures decorativos com cerca de 30% do mercado. A empresa oferece uma gama completa de abajures de mesa, de teto, apliques de parede, focos, ou seja, todos os tipos de iluminação em geral.

Ao longo dos últimos 40 anos, sua variada oferta de produtos, ampla rede de distribuição e a cuidadosa escolha das tendências levaram à empresa a liderar o mercado de iluminação decorativa na França.

Seu principal centro de produção, situado em Bègles (França), estende-se sobre 17.000 m2 e conta com uma fábrica totalmente automatizada capaz de produzir diariamente cerca de 10.000 cúpulas para abajur aplicando métodos de produção just-in-time.

Armazém setorizado, pronto para ser ampliado

O armazém da Corep é composto por duas células de armazenamento interligadas entre si através de uma porta de setorização que facilita a passagem dos equipamentos de movimentação utilizados para manusear a mercadoria.

Na célula 2 do armazém há um espaço de aproximadamente 2.400 m2 destinado a uma possível ampliação caso as necessidades logísticas da Corep assim o exigirem.

 

Estantes de paletização convencional

Ambas as células foram equipadas com estantes de paletização convencional de 9 m de altura e 55 m de comprimento. Em função do volume da mercadoria armazenada, as estantes possuem entre 5 e 6 níveis de carga.

A célula 1, com 15 estantes duplas e duas simples, tem uma capacidade para 9.314 paletes, enquanto a célula 2, com 8 estantes duplas e uma simples, pode armazenar 4.906 paletes.

As estantes convencionais oferecem acesso direto e adaptam-se a qualquer tipo de unidade de carga, independentemente de seu tamanho. Dessa forma, é possível gerenciar e controlar o estoque armazenado com maior agilidade. Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para depositar e extrair a mercadoria das estantes.

Picking dos artigos menores
Nos níveis inferiores das estantes o picking é feito diretamente sobre o palete, armazenando a reserva nos níveis superiores.

Também foi localizada uma estante específica para picking ao lado da área de consolidação. Os níveis de tal estante são formados por prateleiras aramadas que favorecem o armazenamento de produtos avulsos de pequenas dimensões.

Recebimento e expedição
Na frente das estantes foi disponibilizada uma ampla área de recebimento e expedição, que inclui um espaço destinado à pré-carga no solo onde se prepara a mercadoria para sua posterior distribuição.

Os paletes são agrupados conforme correspondam a um mesmo pedido, rota ou transporte externo. Os pedidos são consolidados antes de carregar o caminhão a fim de evitar tempos de espera nas saídas da mercadoria do armazém.

Área de pré-montagem
Nesta área os operadores efetuam a pré-montagem dos abajures utilizando os componentes necessários para tal. Os componentes requeridos chegam aos postos de montagem através dos transportadores.

 

Benefícios para a Corep

  • Grande capacidade: nas estantes instaladas é possível armazenar mais de 14.200 paletes, satisfazendo amplamente as necessidades logísticas da Corep.
  • Excelente gestão logística: a mercadoria é classificada e armazenada na área correspondente do centro logístico considerando suas dimensões, rotatividade e características.
  • Alto desempenho: o acesso direto à mercadoria dinamiza a gestão da mercadoria e facilita um fluxo massivo de entradas e saídas de produtos.
  • Possível ampliação: a instalação conta com um espaço reservado para colocar mais estantes em função das futuras necessidades da empresa.
  • A Corep conta com um armazém setorizado e equipado com estantes de paletização convencional em seu centro de produção de França
    A Corep conta com um armazém setorizado e equipado com estantes de paletização convencional em seu centro de produção de França
  • Nas duas células do armazém da Corep podem ser armazenados 14.220 paletes
    Nas duas células do armazém da Corep podem ser armazenados 14.220 paletes

Ficha técnica

Armazém setorizado da Corep
Capacidade de armazenamento: 14.220 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso dos paletes: 250 kg
Altura das estantes: 9 m
Comprimento das estantes: 55 m
Níveis de carga: 5 ou 6
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870