Estantes convencionais, compactas, móveis, para paletes e para picking convivem no armazém de Aviñón de Siciété Provençale de Boulonnerie (SPB), proporcionando uma ótima distribuição de sua grande variedade de produtos

Múltiplas combinações de sistemas para a armazenagem e picking de 20.000 referências de SPB

SPB
A SPB, empresa especializada na comercialização de parafusos e fixações, equipou seu armazém de Avignon (França) com diferentes soluções de armazenamento: estantes móveis Movirack, de paletização convencional, para picking e compactas drive-in.
Estantes convencionais, compactas, móveis, para paletes e para picking convivem no armazém de Aviñón de Siciété Provençale de Boulonnerie (SPB), proporcionando  uma ótima distribuição de sua grande variedade de produtos

Acerca da SPB

Criada em 1982, a SPB começou sua atividade com um pequeno estabelecimento próximo em Avignon. Seis anos mais tarde, a empresa mudou-se para uma área industrial da cidade francesa.

Em 1998, depois de ter registrado um notável crescimento, a empresa foi obrigada a mudar seu centro logístico ao centro dessa mesma região, onde atualmente dispõe de uma superfície de 7.000 m2. Mais da metade desta superfície foi destinada ao armazenamento.

Atualmente a presença internacional da SPB é cada vez mais destacável. Para poder abastecer sua grande carteira de clientes nos diferentes países, a SPB possui um armazém capaz de gerenciar mais de 20.000 referências.

 

Diferentes sistemas de estantes

O armazém da SPB é composto por várias zonas onde foram montadas diferentes soluções de armazenamento em função do produto armazenado. Desta forma, é possível reduzir notoriamente os movimentos internos e aproveitar ao máximo a superfície da instalação:

  1. Estantes móveis Movirack
  2. Estantes para picking de cargas médias
  3. Estantes de paletização e picking de cargas pesadas
  4. Estantes compactas drive-in
  5. Área de recebimento, preparação e expedição dos pedidos

Estantes de paletização convencional e para picking

Nas estantes convencionais para cargas pesadas, localizadas na parte central do armazém, o picking é realizado diretamente sobre o palete ou em cima das prateleiras. O nível superior da estante é utilizado para armazenar a reserva paletizada.

Nas estantes para picking de cargas médias, de 10 m de largura e 4 m de altura, são preparados os pedidos dos produtos de menor tamanho. São compostas por nove níveis com prateleiras.

A combinação de ambos os sistemas de armazenamento ajusta-se à grande variedade de produtos que possui a SPB. Estes foram distribuídos considerando sua demanda e rotatividade, o que permite agilizar a preparação de pedidos.

Estantes móveis Movirack

Foram fornecidas nove bases móveis Movirack e duas estantes fixas instaladas nas extremidades para armazenar um total de 2.400 paletes de 800 x 1.200 mm com um peso de até 1.000 kg. As estantes medem 8 m de altura e ocupam uma superfície aproximada de 420 m2.

Este sistema por compactação suprime os corredores, todos menos aqueles que forem necessários, oferecendo uma excelente capacidade de armazenamento. As estantes situadas sobre bases móveis deslocam-se lateralmente de forma autônoma.

Sistemas de segurança e controle

Com a finalidade de garantir o bom funcionamento do sistema, o bloco de estantes Movirack conta com seu próprio armário de controle, assim como de armários fixados em cada uma das estantes.

No armário de controle se encontra o PLC, que se encarrega de dirigir e processar as ordens de movimento. Os variadores de potência, por sua vez, sincronizam os três motores em cada base e suavizam o arranque e frenagem para prolongar a vida dos componentes que formam as estantes (rodas, motores, guias, etc.).

As estantes Movirack estão dotadas de barreiras externas e internas com fotocélulas que param qualquer atividade quando os operadores trabalham no interior do corredor, garantindo assim a máxima segurança da instalação.

Diferentes equipamentos de movimentação

Para manusear os paletes das estantes convencionais e das Movirack são utilizadas empilhadeiras contrabalançadas e empilhadeiras retráteis. Com estas últimas se alcança o nível mais alto das estantes móveis Movirack, por isso são adequadas para este tipo de solução.

As preparadoras de pedidos em altura permitem acessar a mercadoria depositada em qualquer nível das estantes para picking. O operador pode acessar aos controles da máquina por um lado e o palete pelo outro, agilizando assim as manobras de retirada de mercadoria. Além disso, também são utilizadas transpaleteiras para manusear de forma manual os paletes em distâncias curtas.

 

Benefícios para a SPB

  • Máxima capacidade de armazenamento: otimizou-se a superfície da instalação com a combinação de diferentes soluções, sendo possível armazenar mais de 20.000 referências.
  • Acesso direto aos paletes: os sistemas de armazenamento fornecidos pela Mecalux permitem acessar com facilidade qualquer um dos paletes armazenados.
  • Segurança na instalação: as estantes móveis Movirack dispõem dos elementos necessários para garantir a máxima segurança tanto dos operadores quanto da mercadoria.
  • A SPB equipou seu armazém com diferentes soluções de armazenamento: estantes móveis Movirack, de paletização convencional, para picking e compactas <em>drive-in</em>
    A SPB equipou seu armazém com diferentes soluções de armazenamento: estantes móveis Movirack, de paletização convencional, para picking e compactas drive-in
  • Nas estantes convencionais e de picking os pedidos são preparados diretamente do palete ou das caixas depositadas nas prateleiras
    Nas estantes convencionais e de picking os pedidos são preparados diretamente do palete ou das caixas depositadas nas prateleiras

Ficha técnica

Armazém de SPB: estantes móveis Movirack
Capacidade de armazenamento: 2.400 palets
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870