Uma solução eficiente para agilizar a preparação de pedidos da Company 4 Marketing Services

A Mecalux equipou o armazém da Company 4 Marketing Services (Alemanha) com o sistema de paletização convencional

Company 4 Marketing Services GmbH
A Mecalux equipou o armazém da Company 4 Marketing Services na cidade de Neufahrn bei Freising (Alemanha) com o sistema de paletização convencional. As estantes proporcionam uma capacidade de armazenamento para 2.253 paletes maximizando o desempenho da operação principal deste centro: a preparação de pedidos.
Uma solução eficiente para agilizar a preparação de pedidos da Company 4 Marketing Services

Quem é a Company 4 Marketing Services

Fundada em Ismaning (Alemanha) em 1995, a Company 4 Marketing Services GmbH (C4) oferece serviços de marketing, proporcionando aos seus clientes um valor agregado que vai desde o desenho e produção de materiais publicitários até a impressão e logística. Tudo através de um único fornecedor.

Sua oferta de serviços inclui o armazenamento e envio de materiais de marketing (catálogos, impressos, etc.), tanto de grandes empresas quanto de pequenas que querem promover seus negócios.

A Company 4 Marketing Services possui dois modernos armazéns ao norte de Munique, situados perto das principais rodovias do país e de seu aeroporto internacional.

Necessidades e solução

A empresa necessitava dispor da máxima capacidade de armazenamento, com os produtos classificados em função de suas características, rotatividade, dimensões e tipo de referência. Também precisava de uma solução que garantisse muita agilidade na preparação e consolidação dos pedidos.

Depois de analisar os requisitos apresentados pela Company 4 Marketing Services, a Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que proporcionam uma capacidade de armazenamento para 2.253 paletes.

Estantes convencionais

As estantes medem 7,5 m de altura e 42 m de comprimento. Trata-se de um sistema muito versátil que se adapta a qualquer tipo de carga, peso e volume.

O acesso direto proporciona muita rapidez para gerenciar a mercadoria e a preparação de pedidos. Também garante um perfeito controle do estoque, uma vez que cada localização se destina a uma mesma referência.

A distribuição da mercadoria no armazém permitiu organizar e otimizar os movimentos dos operadores que efetuam as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos.

Preparação de pedidos

Nos níveis inferiores das estantes é realizada a preparação de pedidos, que ocorre de duas formas diferentes: recolhendo caixas completas diretamente dos paletes ou artigos individuais de menores dimensões em prateleiras dinâmicas de picking. Por outro lado, nos níveis superiores são depositados os paletes de reserva.

As prateleiras dinâmicas de picking são compostas por plataformas de roletes com uma leve inclinação para que as caixas se desloquem pela força da gravidade. Os artigos são retirados do interior da primeira caixa e as reservas são acumuladas detrás desta.

A vantagem deste sistema é que tanto a reposição quanto a preparação de pedidos podem ser efetuadas ao mesmo tempo, sem interferências entre ambas as operações. Pelo corredor de carga os operadores colocam as caixas nos diferentes níveis e estas deslizam automaticamente para o lado contrário.

Junto a uma das estantes há um transportador com roletes livres (não motorizados) utilizado como mesa de preparação para que os operadores desloquem as caixas manualmente até a posição adequada. Os operadores recolhem os produtos das estantes que têm em ambos os lados para colocá-los dentro da caixa.

Uma vez que tenham finalizado o pedido, os operadores se encarregam de transferi-los para a área de consolidação. Nessa área é verificado o peso e se não há erros e, finalmente, as caixas são fechadas e preparada a embalagem, etiquetagem e emitidas as notas de entrega e a documentação necessária.

Recebimento e expedição

Na frente das docas de carga foi disponibilizada uma área de recebimento e expedição, incluindo a pré-carga no solo. Os paletes são agrupados de acordo com o pedido ou rota, antes de ser colocado no caminhão de distribuição.

Benefícios para a Company 4 Marketing Services

  • Acessibilidade à mercadoria: o acesso direto facilita as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
  • Otimização do espaço: toda a superfície do armazém foi aproveitada com a finalidade de obter uma grande capacidade de armazenamento para um número muito elevado de referências.
  • Flexibilidade no picking: a organização da mercadoria em função de suas medidas e rotatividade otimiza os movimentos dos operadores e agiliza o picking.
  • Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que proporcionam uma capacidade de armazenamento para 2.253 paletes
    Mecalux equipou o armazém com estantes de paletização convencional que proporcionam uma capacidade de armazenamento para 2.253 paletes
  • O acesso direto proporciona muita rapidez para gerenciar a mercadoria e a preparação de pedidos
    O acesso direto proporciona muita rapidez para gerenciar a mercadoria e a preparação de pedidos

Ficha técnica

Armazém da Company 4 Marketing Services
Capacidade de armazenamento: 2.253 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 7,5 m
Comprimento das estantes: 42 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870