Câmaras frigorificas autoportantes: a melhor opção de crescimento para um fabricante mexicano líder em produtos hortifrutícolas

Três câmaras de congelamento mantém em ótimas condições os produtos Fruvemex

Fruvemex
Fruvemex, um dos fabricantes de produtos hortifrutícolas refrigerados e congelados mais renomados do México, reforçou seu ritmo de crescimento com a construção de três câmaras frias autoportantes, obtendo uma capacidade de armazenamento de 5.728 paletes. Considerando as perspectivas de expansão, a empresa planeja construir futuramente uma quarta câmara.
Câmaras frigorificas autoportantes: a melhor opção de crescimento para um fabricante mexicano líder em produtos hortifrutícolas

A Fruvemex é uma empresa de produtores de frutas e verduras refrigeradas e congeladas, com uma ampla seleção de primeira qualidade. Desde sua fundação em 1986, não deixou de crescer e expandir seu mercado localizado principalmente nos Estados Unidos, Canadá e México.

Em janeiro de 2013, solicitou a colaboração da Mecalux com a finalidade de encontrar a melhor solução para armazenar todos os produtos em seu moderno centro de produção de Rosarito, uma região agrícola pertencente ao estado da Baixa Califórnia (México).

Após analisar minuciosamente as necessidades e características da empresa, optou-se pela construção de uma câmara autoportante de 13 m de altura com capacidade para mais de 1.900 paletes.

A Fruvemex, em agosto de 2013, voltou a contratar a Mecalux para construir uma nova câmara fria com características similares à primeira, e que compartilham as docas de carga e descarga. Posteriormente, o comprimento da segunda câmara foi ampliado (câmara 3) permitindo adicionar 1.888 paletes.

O primeiro armazém está preparado para ser ampliado quando for preciso. Este projeto permitirá enfrentar as perspectivas de crescimento da empresa e adaptar-se à evolução do mercado.

Construção autoportante

Os armazéns autoportantes são edifícios integrais formados por estantes em cuja estrutura são colocados os fechamentos verticais e a cobertura. A Mecalux escolheu esta solução para a Fruvemex por ser adequada para câmaras frias e de congelamento. O motivo é sua simplicidade construtiva, pois este tipo de armazém ocupa unicamente o espaço e volume rigorosamente necessários. Isso representa uma economia considerável em relação ao custo energético, uma vez que é necessário manter as instalações sob uma mesma temperatura permanentemente. Toda a estrutura foi montada em cima de uma laje de concreto resistente, que favorece o isolamento do piso em relação às laterais do edifício. Os painéis de fechamento e as portas do armazém contam com a espessura adequada para que a temperatura seja mantida no interior.

Equipamentos de frio
Nas três câmaras os equipamentos de frio foram localizados diretamente sobre a estrutura, evitando ter que perfurar os painéis (ao contrário dos armazéns de construção tradicional). A posição dos evaporadores coincide com o corredor principal.

As três câmaras da Fruvemex foram ligadas entre si. Nos armazéns 1 e 2 foi aberta uma passagem inferior que cruza transversalmente as estantes interligando-se a um edifício de construção tradicional onde estão localizadas as docas de carga e descarga.

Nas câmaras 2 e 3, também interligadas, foi retirada uma parte dos painéis em cada um dos corredores para facilitar a circulação das empilhadeiras.

As câmaras frias são compostas por três corredores com estantes de profundidade dupla de 11 m de altura em ambos os lados. Nesse sistema são depositados dois paletes – um atrás do outro – por um mesmo lado do corredor, o que permite aumentar a capacidade de armazenagem. É uma solução muito recomendável principalmente quando se dispõem de vários paletes para uma mesma referência.

Equipamentos de movimentação
As estantes convencionais de profundidade dupla exigem máquinas elevadoras específicas para manusear a mercadoria. Nestes armazéns são utilizadas empilhadeiras retráteis que incorporam um sistema de tesoura ou pantógrafo no porta-garfos. O mastro fica fixo e não se retrai, uma vez que é a extensão do pantógrafo que se desloca para alcançar o segundo palete de cada posição.

 

Benefícios para a Fruvemex

  • Máximo aproveitamento do espaço: as três câmaras frias da Fruvemex são de construção autoportante e ocupam apenas o espaço e volume indispensáveis, reduzindo o consumo de energia necessário para manter a temperatura constante.
  • Elevada capacidade: as estantes instaladas nas três câmaras oferecem, em conjunto, uma capacidade de armazenamento para 5.728 paletes de 1.020 x 1.220 mm, com um peso máximo de 1.000 kg.
  • Perspectivas futuras: a primeira câmara está preparada para ser ampliada com um novo armazém autoportante, em função das necessidades futuras da Fruvemex.
  • Fruvemex reforçou seu ritmo de crescimento com a construção de três câmaras frias autoportantes
    Fruvemex reforçou seu ritmo de crescimento com a construção de três câmaras frias autoportantes
  • Os armazéns autoportantes são edifícios integrais formados por estantes em cuja estrutura são colocados os fechamentos verticais
    Os armazéns autoportantes são edifícios integrais formados por estantes em cuja estrutura são colocados os fechamentos verticais

Ficha técnica

Câmaras frias autoportantes da Fruvemex, México
Capacidade de armazenamento: 5.728 paletes
Dimensões dos paletes: 1.020 x 1.220 mm
Peso máximo por palete: 1.000 kg
Altura do armazém: 13 m
Comprimento do armazém: 42.7 m
Largura do armazém: 25 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870