Grande capacidade de armazenamento no centro de distribuição do Armazém Mateus no Brasil

Centro de distribuição do Armazém Mateus sobressai pela sua grande capacidade de armazenamento, superando os 91.300 paletes

Armazém Mateus
O Armazém Mateus equipou seu centro de distribuição da sua rede de supermercados, localizado na cidade de Davinópolis, estado do Maranhão, com as estantes de paletização convencional da Mecalux, que oferecem uma capacidade total de armazenamento superior a 91.300 paletes de diferentes rotatividades e medidas. O centro foi projetado para agilizar a preparação de pedidos e atender a crescente demanda dos clientes no país.
Grande capacidade de armazenamento no centro de distribuição do Armazém Mateus no Brasil

Acerca do Armazém Mateus

Em operação desde 1990, o Armazém Mateus é uma empresa brasileira dedicada ao armazenamento e distribuição da mercadoria que faz parte das várias empresas do Grupo Mateus. O grupo é composto por um conjunto de empresas especializadas no comércio atacadista, varejista, eletrônico e farmacêutico.

Estantes de paletização convencional

O Armazém Mateus possui um de seus maiores centros de distribuição na localidade de Davinópolis no Maranhão. Trata-se de um edifício que sobressai devido às suas grandes dimensões (130 m de comprimento e 585 m de largura).

Formado por 104 corredores com estantes convencionais de profundidade simples em ambos os lados de 11 m de altura, com sete níveis, e 89 m de comprimento.

É um sistema de armazenamento muito versátil onde são depositados paletes de peso e volume variáveis com uma grande diversidade de referências.

O acesso direto oferece muita agilidade para gerenciar esses paletes e preparar os pedidos. Além disso, cada localização se destina especificamente a uma mesma referência conseguindo, assim, um perfeito controle do estoque.

Nos níveis inferiores das estantes é realizada a preparação de pedidos diretamente a partir dos paletes e nos superiores é armazenada a reserva, dispondo portanto, dos produtos necessários o tempo todo.

As empilhadeiras retráteis são utilizadas para colocar e retirar os paletes de suas localizações correspondentes, enquanto os pedidos são preparados ao nível do solo através do picking realizado pelos ­operadores.

Os operadores percorrem o armazém localizando as referências de cada pedido que lhes é indicado, através de um terminal de radiofrequência, pelo software de gestão de armazéns (SGA).

Ao tratar-se de um armazém de grandes dimensões e com um número tão elevado de corredores o centro foi setorizado. Cada setor se destina a um tipo de produto determinado e tem atribuído um número de operadores fazendo picking.

Sistema contra incêndios

O centro de distribuição cumpre a normativa local de proteção contra incêndios. Nesse sentido, conta com um eficiente sistema de detecção e extinção de fogo que inclui detectores de fumaça, dispositivos de controle e sprinklers automáticos (fire sprinklers) colocados no teto do edifício.

Área de pré-cargas

As docas estão localizadas em duas laterais opostas ao armazém, o que minimiza os deslocamentos dos operadores e facilita o recebimento e expedição da mercadoria.

Em frente das docas foi disponibilizada uma ampla área de recebimento, expedição e pré-carga. Os paletes de um mesmo pedido ou rota são agrupados no piso com a finalidade de agilizar seu posterior carregamento nos caminhões de transporte.

Benefícios para o Armazém Mateus

  • Máxima capacidade de armazenamento: o centro de distribuição do Armazém Mateus sobressai pela sua grande capacidade de armazenamento, superando os 91.300 paletes.
  • Gestão eficiente: o acesso direto agiliza o trabalho de armazenamento e a preparação de pedidos.
  • Instalação segura: cumprindo a normativa local contra incêndios, o centro foi equipado com dispositivos de detecção e extinção do fogo.

Produtos neste projeto

  • O Armazém Mateus equipou seu centro de distribuição com as estantes de paletização convencional da Mecalux
    O Armazém Mateus equipou seu centro de distribuição com as estantes de paletização convencional da Mecalux
  • O centro de distribuição do Armazém Mateus destaca-se pelas suas enormes dimensões e por ter uma capacidade de armazenamento para receber mais de 91.300 paletes
    O centro de distribuição do Armazém Mateus destaca-se pelas suas enormes dimensões e por ter uma capacidade de armazenamento para receber mais de 91.300 paletes

Ficha técnica

Centro de distribuição do Armazém Mateus
Capacidade de armazenamento: 91.366 paletes
Dimensões dos paletes: 1.200 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.250 kg
Altura das estantes: 11 m
Comprimento das estantes: 89 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870