Duas opções para preparar pedidos de artigos de decoração no centro logístico de Côté Table na França

Canais dinâmicos combinados com estantes convencionais otimizam o picking de Côté Table

Côté Table
Em uma superfície de 8.500 m2, o centro logístico da empresa francesa Côté Table está setorizado em duas áreas diferentes. A Mecalux instalou estantes de paletização convencional em ambas as áreas, com uma capacidade de armazenamento superior a 19.600 paletes. O armazém foi desenhado especificamente para aumentar a velocidade de sua operação principal: a preparação de pedidos.
Duas opções para preparar pedidos de artigos de decoração no centro logístico de Côté Table na França

Acerca da Côté Table

A Côté Table, fundada em 1996 em Bordeaux (França), dedica-se ao designer e comercialização de uma extensa gama de artigos de decoração para a casa. Seu catálogo inclui produtos têxteis, abajures, vidraçaria, louça, talheres, móveis e objetos decorativos em geral.

A empresa conta com uma equipe de designers que se encarregam de desenvolver novas criações para cada temporada. Nos últimos anos reforçou sua presença internacional e suas coleções estão disponíveis em cerca de 2.000 centros de distribuição no mundo.

O centro logístico

Está setorizado em duas áreas separadas e em cada uma delas são depositados os produtos classificados em função de suas características e rotatividade. A organização correta da mercadoria permitiu à empresa agilizar as tarefas de armazenamento e aumentar o desempenho da ­instalação.

A Mecalux equipou ambos os setores com estantes de paletização convencional, que proporcionam acesso direto à mercadoria e incorporam complementos e acessórios que possibilitam o armazenamento de uma grande variedade de referências de diferentes tamanhos e volumes.

Um dos setores é formado por corredores estreitos, em virtude do qual se trabalha com empilhadeiras de tipo torre. Para fazer picking também são utilizadas preparadoras de pedidos em altura.

No outro setor do armazém o picking é feito nos três níveis inferiores das estantes, formados por canais dinâmicos. Os paletes com os produtos de reserva são armazenados nos níveis superiores.

Foi disponibilizada uma ampla área de consolidação, recebimento e expedição em frente das docas de carga. Ali são verificados os pedidos, agrupados em paletes e posteriormente classificados e preparados para sua posterior expedição.

Estantes com corredores estreitos

Este setor do armazém possui oito corredores de 1,9 m de largura com estantes de paletização convencional em ambos os lados. Os operadores manuseiam os paletes utilizando empilhadeiras trilaterais

Estas máquinas, destinadas principalmente à introdução e retirada dos paletes de suas localizações correspondentes, operam apenas no interior dos corredores. Para agilizar o trabalho outros operadores aproximam ou retiram a mercadoria das extremidades dos corredores.

As máquinas trilaterais são guiadas automaticamente no interior dos corredores para circularem com total segurança, evitando assim os possíveis danos acidentais às estruturas das estantes. Um fio enterrado no solo produz um campo magnético que a máquina detecta e utiliza como guia.

São utilizadas máquinas preparadoras de pedidos em altura para o picking. O operador situa-se em uma cabine que se eleva junto com a carga e, a partir dali, recolhe os artigos que formam cada pedido diretamente das prateleiras.

Estantes com canais dinâmicos

No outro setor do armazém também foram instaladas estantes de paletização convencional, neste caso com nove corredores de trabalho. Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para efetuar as tarefas de armazenamento e máquinas preparadoras de pedidos de baixa cota para fazer picking nos níveis inferiores das estantes.

Os níveis inferiores são formados por canais dinâmicos onde as caixas são depositadas com os produtos de maior consumo. Estas prateleiras, compostas por roldanas, têm uma leve inclinação para que as caixas se desloquem pela força da gravidade. O picking é feito recolhendo os artigos da primeira caixa.

As prateleiras dinâmicas admitem uma parte das caixas de reserva e os restantes produtos são armazenados paletizados nos níveis superiores. A reposição, neste caso, é realizada por empurre no mesmo corredor de picking, introduzindo uma caixa depois da outra.

Os operadores percorrem os corredores com um terminal de mão e o software de gestão do armazém (SGA) lhes indica os artigos que devem ser recolhidos.

O armazém foi desenhado para satisfazer todas as necessidades da Côté Table e, por isso, junto da área de expedição, se encontra um espaço apropriado onde são carregadas as baterias das empilhadeiras.

Benefícios para a Côté Table

  • Ágil sistema de picking: a distribuição das estantes e o uso de máquinas específicas dinamizam ao máximo a preparação de pedidos.
  • Acesso direto à mercadoria: as estantes de paletização convencional oferecem acesso direto às referências depositadas, o que facilita a gestão do estoque e do picking.
  • Grande capacidade: a instalação tem capacidade para 19.628 paletes de diferentes referências, tamanhos e rotatividades.

Produtos neste projeto

  • Mecalux instalou estantes de paletização convencional em o centro logístico Côté Table com uma capacidade de armazenamento superior a 19.600 paletes
    Mecalux instalou estantes de paletização convencional em o centro logístico Côté Table com uma capacidade de armazenamento superior a 19.600 paletes
  • As estantes com corredores estreitos otimizam a superfície disponível do armazém com a finalidade de obter uma maior capacidade de armazenamento
    As estantes com corredores estreitos otimizam a superfície disponível do armazém com a finalidade de obter uma maior capacidade de armazenamento

Ficha técnica

Centro logístico de Côté Table na França
Capacidade de armazenamento: 19.628 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 500 kg
Altura das estantes: 11,5 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870