Dois armazéns de grande capacidade para o operador logístico Qbox

As estantes de paletização convencional contam com uma capacidade de armazenamento que permite receber 29.568 paletes

Qbox
Mecalux forneceu o sistema de paletização convencional para os dois novos armazéns que a Qbox construiu em seu centro logístico da Argentina. A capacidade de armazenamento total obtida é superior a 29.500 paletes. Estas estantes podem armazenar produtos de várias medidas e características, sendo também muito apropriadas para fazer picking diretamente sobre os próprios paletes.
Dois armazéns de grande capacidade para o operador logístico Qbox

Quem é a Qbox: suas necessidades

É um operador logístico argentino que armazena e proporciona serviço de transporte personalizado a clientes de todo o país. Recentemente a empresa ampliou sua rede de distribuição e, atualmente, também está presente no Brasil e no Uruguai.

A Qbox solicitou o assessoramento da Mecalux a fim de encontrar uma solução de armazenamento para seus dois novos armazéns na localidade de Campana (província de Buenos Aires).

A empresa necessitava de um maior espaço para depositar os produtos de seus clientes – principalmente fabricantes de bens de consumo –, além de um sistema que agilizasse as tarefas de armazenamento.

 

Estantes de paletização convencional

A Mecalux equipou os dois armazéns com estantes convencionais de 11,5 m de altura e 83 m de comprimento. O acesso direto proporcionado à mercadoria ajuda a gerenciar e controlar o estoque com eficiência.

Trata-se de um sistema muito versátil que se adapta a qualquer tipo de unidade de carga. É adequado para a Qbox porque a empresa guarda em suas dependências uma grande variedade de paletes, de diferentes medidas e rotatividades, de seus clientes.

As referências são armazenadas nas localizações correspondentes tendo como base sua rotatividade (os produtos de maior consumo estão na parte da frente do armazém e os de menor demanda na parte de trás). Esta distribuição otimiza os movimentos dos operadores e aumenta o desempenho da instalação.

Em uma parte das estantes o picking é feito diretamente a partir dos paletes que estão localizados nos níveis inferiores. Nos níveis superiores são depositados os produtos de reserva, o que permite ter mercadoria disponível o tempo todo.

Os corredores foram dimensionados para facilitar as manobras das empilhadeiras. Para colocar e retirar os paletes de suas localizações são utilizadas empilhadeiras retráteis e transpaleteiras para fazer picking.

 

Recebimento e expedição

Em frente das docas de carga foi disponibilizada uma ampla área de pré-carga no solo. Ali são preparados os paletes prontos para sua expedição.

A mercadoria consolidada é acumulada nesta área, agrupada em função do pedido ou rota e, posteriormente, os operadores fazem sua transferência para os caminhões de transporte e distribuição.

 

Benefícios para a Qbox

  • Grande capacidade: as estantes de paletização convencional são capazes de armazenar um total de 29.500 paletes.
  • Alto desempenho: a distribuição da mercadoria de acordo com suas características e rotatividade aumenta a produtividade de ambos os armazéns.
  • Picking eficiente: o acesso direto à mercadoria agiliza a preparação dos pedidos diretamente dos paletes armazenados no nível inferior das estantes.

Produtos neste projeto

  • Mecalux forneceu o sistema de paletização convencional para os dois novos armazéns que a Qbox construiu em seu centro logístico da Argentina
    Mecalux forneceu o sistema de paletização convencional para os dois novos armazéns que a Qbox construiu em seu centro logístico da Argentina
  • A Mecalux equipou os dois armazéns com estantes convencionais de 11,5 m de altura e 83 m de comprimento
    A Mecalux equipou os dois armazéns com estantes convencionais de 11,5 m de altura e 83 m de comprimento

Ficha técnica

Armazéns da Qbox na Argentina
Capacidade de armazenamento: 29.568 paletes
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 1.500 kg
Altura da estante: 11,5 m
Comprimento estantes: 83 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870