Reorganização do armazém de uma produtora vinícola para alcançar as melhores condições de armazenagem e conservação

Domaines Paul Mas reorganiza a armazenagem e picking de seus vinhos com Pallet Shuttle e estantes convencionais

Domaines-paul-mas
Mecalux reorganiza o armazém da produtora vinícola Domaines Paul Mas, dividindo-o em três setores e instalando diferentes soluções de armazenagem que se ajustam às características e operação de cada produto. A automatização chega através de estantes que utilizam carros Pallet Shuttle controlados por um tablet com conexão Wi-Fi e um armazém vertical automático.
Reorganização do armazém de uma produtora vinícola para alcançar as melhores condições de armazenagem e conservação

Domaines Paul Mas: as necessidades

Criada em 2000 por Jean-Claude Mas em Montagnac (Hérault), a empresa tornou-se, em apenas uma década, uma das empresas mais conceituadas da indústria do vinho no sul da França.

Devido a seu incessante crescimento a empresa precisava aumentar sua capacidade de armazenamento, porém se deparou com a impossibilidade de ampliar a superfície do armazém. A única solução possível – em virtude da qual solicitou o projeto à Mecalux – consistia em otimizar o espaço disponível e, ao mesmo tempo, automatizar os processos logísticos que lhe permitiriam melhorar a rentabilidade das ­instalações.
 

A solução

Após efetuar a análise das necessidades da Domaines Paul Mas, optou-se por dividir o centro logístico em três áreas instalando diferentes soluções de armazenagem em cada uma delas, mas sempre tendo em consideração as características de cada produto e suas respectivas operações. No setor reservado ao estoque de matérias secas (tampas, chapas, papelão para as caixas, etc.) foram instalados três sistemas de armazenagem. Em uma das extremidades há uma plataforma de dois níveis onde, exatamente em frente, foram disponibilizados três corredores com estantes de paletização convencional de profundidade simples. Nelas efetua-se o picking diretamente nos níveis inferiores depositando os paletes de reserva nos níveis superiores. Também foi construído um armazém automático vertical de 7,25 m de altura com 36 bandejas para os rótulos e os contrarrótulos das garrafas.

Na segunda e terceira célula do armazém da Domaines Paul Mas são alojados os produtos acabados provenientes da linha de engarrafamento. Para armazenar um grande número de paletes de uma mesma referência, foi instalado o sistema compacto Pallet Shuttle. As duas áreas estão interligadas através de duas portas que possibilitam a passagem das empilhadeiras.

Na célula 2, igualmente, há cinco corredores de estantes de paletização convencional de profundidade simples. As duas docas de carga executam tanto o recebimento da mercadoria proveniente do exterior quanto as saídas destinadas aos clientes.

Pallet Shuttle: automatização da armazenagem
A automatização oferecida pelo sistema Pallet Shuttle faz com que os operadores só tenham que levar os paletes até a entrada do canal mudando, quando necessário, o carro de posição.

Seu funcionamento é muito simples: com o palete já carregado, o carro automático desloca-se até chegar à primeira localização livre onde será depositado. Enquanto o Pallet Shuttle transfere e deposita o palete, o operador aproveita para colocar outro palete na primeira posição do mesmo canal. Dessa forma, quando o carro Shuttle volta ao início do corredor pode repetir sucessivamente o mesmo movimento.

O movimento do carro dentro das estantes é realizado de forma automática, seguindo as instruções que o operador lhe transmite através de um tablet com conexão Wi-Fi. Por meio de uma interface muito intuitiva de usuário, podem ser realizadas funções avançadas (seletor de paletes, inventário, carga e descarga contínua, etc.), sendo possível controlar até 18 carros através de um mesmo dispositivo.

Além disso, a Mecalux oferece a possibilidade de instalar um sensor de posicionamento no carro do Pallet Shuttle para que o operador possa visualizar no próprio tablet, a todo o momento, onde o carro está situado e o que está fazendo. Quando o carro fica sem bateria automaticamente é colocado na extremidade do canal e o tablet de controle encarrega-se de avisar o operador de que a bateria está em níveis mínimos.

Nesse momento é transferido para a estação de carregamento de baterias, a qual está preparada para carregar dois carros ao mesmo tempo.
 

Benefícios para a Domaines Paul Mas

  • Máxima capacidade em um espaço reduzido: o armazém da Domaines Paul Mas conta com uma capacidade total de armazenamento para 3.032 paletes de 800 x 1.200 mm distribuída em três áreas.
  • Maior produtividade: as diferentes soluções instaladas multiplicam as operações de entrada e saída de paletes, assim como a preparação de pedidos.
  • Aumento da segurança no trabalho: os sistemas automatizados propiciam uma notável melhoria nas condições de trabalho.
  • Mecalux reorganiza o armazém da Domaines Paul Mas, a automatização chega através de estantes que utilizam carros Pallet Shuttle
    Mecalux reorganiza o armazém da Domaines Paul Mas, a automatização chega através de estantes que utilizam carros Pallet Shuttle
  • Mais de 3.000 paletes de 800 x 1.200 mm distribuídos em três áreas são alojados no armazém da Domaines Paul Mas
    Mais de 3.000 paletes de 800 x 1.200 mm distribuídos em três áreas são alojados no armazém da Domaines Paul Mas

Ficha técnica

Armazém da Domaines Paul Mas da França
Capacidade de armazenamento: 3.032 paletes
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm y 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 1.000 kg
Altura das estantes: 8,5 m
Nº de carros Pallet Shuttle: 2
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870