Um fabricante italiano de manteiga aumenta sua eficiência com a instalação de duas câmaras de congelamento com o sistema compacto Pallet Shuttle

Burro de Paoli armazena sua manteiga em câmaras de congelamento com Pallet Shuttle

Burro De Paoli
O fabricante de manteiga Burro De Paoli equipou suas duas câmaras de congelamento na Itália com o sistema Pallet Shuttle semiautomático. A solução de armazenamento instalada permite aumentar a produtividade, obter uma capacidade para 1.494 paletes e reduzir a mão de obra.
Um fabricante italiano de manteiga aumenta sua eficiência com a instalação de duas câmaras de congelamento com o sistema compacto Pallet Shuttle

Acerca da Burro De Paoli

É uma empresa italiana com mais de 50 anos de experiência na fabricação de manteiga. Seu catálogo de produtos oferece uma grande diversidade de formatos e tipos de manteiga. Para a elaboração da manteiga a Burro De Paoli combina as receitas tradicionais com a tecnologia mais avançada, além de efetuar rigorosos controles que garantem uma excelente qualidade.

 

Sistema compacto Pallet Shuttle

A Mecalux implementou o sistema Pallet Shuttle nas duas câmaras de congelamento que a Burro De Paoli possui em Vicenza (norte da Itália).

Na câmara 1, composta por dois blocos de 170 m², são localizados os produtos acabados e na câmara 2, formada por um bloco de 161 m², os semielaborados. Ambas trabalham a uma temperatura controlada de -25 ºC.

O sistema Pallet Shuttle é um sistema por compactação que aproveita ao máximo o espaço físico do armazém ao reduzir o número de corredores. Além disso, como o operador não tem que entrar nos corredores com a empilhadeira a colocação e extração de mercadoria é muito ágil.

Com um total de 174 canais, o armazém da Burro De Paoli tem capacidade para 1.494 paletes de 800 x 1.200 mm. O peso de cada um deles pode ser de 1.200 kg. As estantes medem 7,5 m de altura e seus pilares foram protegidos para absorver os possíveis impactos dos equipamentos de movimentação.

Para armazenar os paletes, o operador coloca o carro motorizado no canal correspondente através da empilhadeira retrátil. Posteriormente, deposita o palete sobre a primeira posição da estante para que o carro Pallet Shuttle, de forma autônoma, possa transferi-lo até a próxima localização livre. Para extrair os paletes o processo se repete à inversa.

Sistema FIFO por canais e lotes
A gestão da mercadoria é efetuada seguindo o critério FIFO por lotes ou canais. O primeiro canal que é preenchido com uma referência é o primeiro que é extraído, desta forma é possível garantir a rotatividade do produto.

O tablet: suas funções
O operador emite as ordens de movimento ao Pallet Shuttle através de um tablet conectado por Wi-Fi. Este possui uma interface muito intuitiva que proporciona informação ao operador acerca do número de paletes armazenado em um canal. O dispositivo também permite efetuar, entre outras, as seguintes funções:

  • Selecionar os carros em funcionamento e verificar seu estado.
  • Escolher os paletes com os quais se vai operar.
  • Carregar e descarregar a mercadoria nos canais de forma contínua.
  • Efetuar o inventário: os dados dos paletes armazenados chegam ao tablet.
  • Localizar carros a partir de um sinal acústico e luminoso.
  • Melhorar a segurança das operações. Através do tablet é ativado o sistema de bloqueio  que fixa o Pallet Shuttle com os garfos da empilhadeira e evita sua queda acidental.

Carga fácil da bateria
O carro conta com um indicador de bateria e com uma reserva de energia adicional. Além disso, foram fornecidas baterias de reposição com a finalidade de carregar o equipamento enquanto os dois Pallet Shuttle continuam trabalhando.

As baterias são extraídas dos carros e conectadas por um simples encaixe nas estações de carga situadas ao lado das docas.

Um cabo independente também permite carregar o carro diretamente, sem necessidade de extrair a bateria.

Benefícios para a Burro De Paoli

  • Grande capacidade de armazenamento: o sistema Pallet Shuttle desloca-se sobre estantes compactas, que aumentam ao máximo a capacidade do armazém.
  • Otimização da operação: o carro motorizado libera o operador de ter que se introduzir nas estantes com uma empilhadeira. Este sistema semiautomático permite alcançar diferentes níveis de profundidade em qualquer ponto da estante.
  • Eficiente gestão da mercadoria: os -25 ºC de ambas as câmaras e o critério de gestão FIFO por lotes ou canais permitem que a mercadoria chegue ao consumidor nas melhores condições.

Produtos neste projeto

  • A Mecalux implementou o sistema Pallet Shuttle nas duas câmaras de congelamento que a Burro De Paoli
    A Mecalux implementou o sistema Pallet Shuttle nas duas câmaras de congelamento que a Burro De Paoli
  • O armazém está capacitado para armazenar 1.494 paletes de 800 x 1.200 mm
    O armazém está capacitado para armazenar 1.494 paletes de 800 x 1.200 mm

Ficha técnica

Câmara de congelamento de Burro De Paoli
Capacidade de armazenamento: 1.494 paletes
Medidas do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máximo do palete: 1.200 kg
Altura das estantes: 7,5 m
Temperatura do armazém: -25 ºC
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870