O líder europeu de vendas online, Vente-Privee, aumenta sua eficiência do centro de distribuição de Rhône-Alpes (França)

Melhora a eficiência logística de Vente-Privee com o sistema compacto Pallet Shuttle

vente-privee
A Mecalux forneceu o sistema Pallet Shuttle ao centro de distribuição que a vente-privee possui na região de Rhône-Alpes (França). A empresa especializada na venda online de produtos de marcas renomadas, através desta solução, aproveitou ao máximo a superfície disponível e minimizou os movimentos internos dos operadores.
O líder europeu de vendas online, Vente-Privee, aumenta sua eficiência do centro de distribuição de Rhône-Alpes (França)

Acerca da vente-privee: suas necessidades

A vente-privee é um e-commerce francês com uma grande seleção de produtos de marcas renomadas em moda, brinquedos, relógios, decoração, lar, tecnologia, lazer, gastronomia, etc. Fundada em 2001, atualmente dispõe de mais de 30 milhões de usuários distribuídos na Europa e Estados Unidos.

A empresa tinha um armazém equipado com estantes convencionais onde realizava principalmente a preparação de pedidos de venda online. No entanto, nos últimos anos foi obrigada a ampliar a capacidade de armazenamento para enfrentar seu crescimento e a expansão de sua bem-sucedida oferta de vendas flash: promoções especiais com descontos que permanecem durante um tempo limitado e até esgotar o estoque. Este tipo de comercialização representa um enorme desafio do ponto de vista logístico e exige uma excelente organização para poder garantir o serviço desejado.

Para tal, e com a finalidade de reestruturar toda a operação de seu centro de distribuição, a vente-privee solicitou o assessoramento da Mecalux.

Solução da Mecalux

A Mecalux instalou dois blocos de estantes compactas que utilizam carros Pallet Shuttle.

Cada um dos dois blocos, de 23,5 m de comprimento e compostos por quatro níveis de altura que chegam a 10 m, gerencia a mercadoria de forma diferente de acordo com as necessidades logísticas da vente-privee:

  • Um bloco com um único corredor de acesso onde se aplica o critério LIFO (last in, first out), ou seja, o primeiro palete que entra é o último que sai. Nele é alojada a reserva dos produtos de maior consumo.
  • Um bloco que segue o critério FIFO (first in, first out) para os paletes de consumo massivo. Dispõe de um corredor de carga e outro de descarga para evitar interferências entre ambas as operações.

Para seu funcionamento os operadores colocam o carro motorizado no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes e o Pallet Shuttle os transfere até a primeira localização livre. Para retirar a mercadoria se executa a mesma operação, mas na ordem inversa.

Tablet de controle
A instalação está equipada com tablets de controle que se encarregam de transmitir as ordens para todos os carros Pallet Shuttle do armazém seguindo um protocolo de prioridades.

Os operadores, através do tablet, podem selecionar o carro com o qual vão trabalhar, a quantidade de paletes que devem inserir ou extrair, gerenciar as autorizações de pessoal autorizado ou fazer o inventário de forma automática.

Benefícios para a vente-privee

  • Máximo desempenho: o sistema Pallet Shuttle garante a máxima agilidade e segurança na gestão da mercadoria, minimizando as manobras dos operadores.
  • Otimização do espaço: as estantes aproveitam ao máximo o espaço disponível com a finalidade de obter uma capacidade de armazenamento superior a 1.200 paletes.
  • Agilidade operação: a excelente organização de toda a operação do armazém representa uma maior rapidez na preparação dos pedidos para venda online.
  • A Mecalux forneceu o sistema Pallet Shuttle ao centro de distribuição que a vente-privee
    A Mecalux forneceu o sistema Pallet Shuttle ao centro de distribuição que a vente-privee
  • A Mecalux instalou dois blocos de estantes compactas que utilizam carros Pallet Shuttle
    A Mecalux instalou dois blocos de estantes compactas que utilizam carros Pallet Shuttle

Ficha técnica

Centro de distribuição da vente-privee
Capacidade de armazenamento: 1.276 paletes
Medidas dos paletes: 800 x 1.200 x 2.000 mm
Peso máximo dos paletes: 500 kg
Número de canais: 116
Profundidade dos canais: 9,5 m
Altura das estantes: 10 m
Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800-770-6870