O armazém do fabricante de rolhas de cortiça Belbo Sugheri

O armazém do fabricante de rolhas de cortiça Belbo Sugheri

Perfeita organização e capacidade de armazenamento na fábrica de rolhas de cortiça da Belbo Sugheri.

O armazém do fabricante de rolhas de cortiça Belbo Sugheri

O fabricante de rolhas de cortiça Belbo Sugheri instalou estantes push-back da Mecalux em seu armazém localizado em Calamandrana (Itália). Estas estantes, capazes de receber até 264 paletes, multiplicaram o número de paletes armazenados, além de acelerar seu processo de carga e descarga.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de Belbo Sugheri
    Unidade de carga: big-bag sobre paletes
    Capacidade de armazenamento: 264 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.050 x 1.200 mm
    Comprimento das estantes: 31 m
    Altura das estantes: 6 m
  • Baixar PDF

Quem é a Belbo Sugheri

Fundada na Itália em 1990, a Belbo Sugheri é uma empresa familiar que se dedica à fabricação de rolhas de cortiça destinadas à indústria vinícola. Fornece rolhas que se adaptam às necessidades específicas de seus clientes para conservar todos os tipos de vinhos, inclusive vinhos de grande qualidade.

Nos últimos anos a empresa destinou muitos recursos para melhorar sua fábrica em Calamandrana localizada ao norte da Itália.

A fábrica, equipada com maquinaria de vanguarda para tratar da cortiça, cumpre rigorosas padrões de higiene durante todo o ciclo de processamento.

Necessidades da empresa

A Belbo Sugheri utiliza sacos industriais (big-bag) para armazenar as rolhas de cortiça provenientes de sua fábrica.

Os sacos eram armazenados diretamente sobre o chão, ocupando uma enorme superfície. Em virtude do aumento da produção alcançada nos últimos anos, a empresa incorporou um sistema de armazenamento que lhe permitisse aumentar sua capacidade de armazenamento sem ter que ampliar a superfície. Sua produção atual atinge a cifra de 250 milhões de rolhas de cortiça por ano, proporcionando uma ideia do volume de produto que deve ser armazenado e manipulado. Após expor suas necessidades à equipe técnica da Mecalux, a proposta considerada mais adequada devido à sua excelente relação investimento-benefícios foi a instalação de estantes push-back.

Características do armazém

O armazém mede 7 m de altura, 35 m de comprimento e 40 m de largura. Para aproveitar ao máximo estas medidas, a Mecalux instalou um bloco de estantes push-back de 31,5 m de comprimento e 6 m de altura com três níveis.

A Belbo Sugheri utiliza big-bags para armazenar produtos a granel, neste caso rolhas. Estes sacos são colocados sobre os paletes para facilitar seu manuseio e armazenamento nas estantes.

As estantes são formadas por níveis levemente inclinados. Cada canal incorpora três pares de carros sobre os quais se desloca o produto, admitindo até quatro paletes em profundidade. Uma das vantagens das estantes push-back, relativamente a outros sistemas compactos, é que basta ter um corredor de trabalho para as operações de carga e descarga, pelo qual o bloco de estantes contorna toda a parede do armazém, ocupando um espaço não utilizado por outros sistemas.

Além disso, tendo em vista o futuro crescimento da empresa, esta característica também facilita sua combinação com outros sistemas de armazenamento. De fato, após verificar a eficiência dos sistemas compactos, a Belbo Sugheri planeja instalar nos próximos meses estantes dinâmicas para paletes da Mecalux visando aumentar ainda mais sua capacidade de armazenamento.

Benefícios para a Belbo Sugheri

  • Aumento da capacidade de armazenamento: as estantes aproveitam todo o comprimento do armazém e proporcionam uma capacidade para receber 264 paletes, inclusive ultrapassando a capacidade de armazenamento que a empresa necessitava para fazer frente ao seu crescimento.
  • Economia de tempo: as estantes push-back proporcionaram à Belbo Sugheri uma redução dos percursos das empilhadeiras para manusear os paletes, pois a carga e a descarga são realizadas no mesmo corredor de trabalho.
  • Classificação excelente: em cada canal está localizada a mesma referência, o que ajuda a localizar os produtos com maior rapidez a partir do mesmo corredor de trabalho.
Armazém de Belbo Sugheri
Unidade de carga: big-bag sobre paletes
Capacidade de armazenamento: 264 paletes
Dimensões dos paletes: 1.050 x 1.200 mm
Comprimento das estantes: 31 m
Altura das estantes: 6 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento