Armazém na França com elementos de fixação e matérias-primas da Faynot

Armazém na França com elementos de fixação e matérias-primas da Faynot

O Easy WMS identifica as 10.000 referências gerenciadas pela Faynot desde que chegam ao armazém

Faynot logo

A empresa de elementos de fixação Faynot está modernizando sua logística com a instalação do Sistema de Gerenciamento de Armazéns (SGA) Easy WMS da Mecalux em seus três armazéns na França. Com o auxílio desse software, a empresa pode gerenciar com eficiência as 10.000 referências que tem em estoque, enfrentar a preparação de 200 pedidos diários em cada armazém e abastecer a tempo a área de produção com matérias-primas.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

O cliente sempre em primeiro lugar

Fundada em 1912, em Thilay (ao norte da França), a Faynot é uma empresa especializada em elementos de fixação e revestimentos para coberturas, paredes e fachadas. Estabeleceu uma ampla rede de distribuidores autorizados que garantem a presença da marca em mais de 30 países.

O objetivo da empresa é oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Por isso, os representantes comerciais lhes oferecem uma assessoria contínua e personalizada. Da mesma forma, também tem como prioridade fazer uma boa gestão do inventário para garantir que a entrega dos pedidos seja efetuada no menor tempo possível.

Uma logística complexa

A empresa possui três armazéns na região de Champagne-Ardennes (no nordeste da França): dois deles junto às fábricas de Thilay e o terceiro na localidade de Glaire.

“Nos três armazéns administramos ao redor de 10.000 referências”,explica o diretor da Faynot, Jean-Edouard Gissinger. Essa cifra inclui, por um lado, produtos acabados prontos para serem distribuídos (parafusos e fixações para concreto) e, por outro, matérias-primas (bobinas de fios e lâminas metálicas). Os produtos são armazenados em paletes e em contêineres metálicos para facilitar seu manuseio e transferência.

Todos os armazéns têm uma estrutura e um desenho semelhantes para que proporcionem o mesmo serviço aos clientes, independentemente de sua localização. Os três foram equipados com estantes para paletes da Mecalux de 9 m de altura, divididas entre cinco e sete níveis. Também se reservou uma área para o armazenamento de produtos no solo (sobretudo bobinas e produtos volumosos).

Uma das vantagens das estantes para paletes é que oferece acesso direto a todos os paletes, o que proporciona uma grande agilidade no momento de gerenciar a mercadoria e preparar os pedidos. Além disso, as prateleiras podem ser modificadas e adaptadas às características e dimensões dos produtos (sejam caixas ou peças soltas).

Em geral, a logística da Faynot é muito complexa porque, segundo seu diretor, “é necessário fazer constantes transferências entre os armazéns, enviar as matérias-primas para os diferentes processos de produção para montar ou fazer a coloração e distribuição dos produtos acabados aos clientes”..

O controle da mercadoria torna-se imprescindível caso se queira evitar erros e garante que a fábrica tenha os materiais necessários no momento preciso. “A rastreabilidade é primordial para nós”, indica Gissinger.

Além disso, em cada armazém são preparados 200 pedidos diários. “O tamanho dos pedidos varia muito: desde um único saco de parafusos até um caminhão inteiro de paletes”, indica Jean-Edouard Gissinger.

Excelente gestão dos produtos

A empresa cogitava instalar um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) para tirar o máximo proveito de seus três armazéns. De acordo com o diretor da empresa, “depois de analisar múltiplas propostas, consideramos que o SGA da Mecalux era o que melhor se adequava às nossas expectativas para gerenciar o estoque”.

O Easy WMS da Mecalux controla todos os produtos e operações dos três armazéns da Faynot porque, tal como indica Gissinger, “queríamos utilizar o mesmo sistema para gerenciar nossos recursos em cada uma das instalações”. Embora os três armazéns sejam muito semelhantes, na prática, o SGA comanda cada um deles de forma independente.

O Easy WMS da Mecalux é um sistema muito flexível, que se ajustou às particularidades de cada instalação de modo completamente automático. “Nossa prioridade era controlar o envio das matérias-primas para a produção e preparar os pedidos de nossos clientes em um mesmo espaço”, afirma Jean-Edouard Gissinger.

O SGA dirige os operadores o tempo todo, indicando-lhes o que devem fazer com cada produto, o que reduz as possibilidades de erro. Os operadores utilizam terminais de radiofrequência para receber as ordens enviadas pelo Easy WMS que, uma vez executadas, confirma que foram cumpridas.

O Easy WMS também supervisiona o estado de todos os produtos em tempo real. Com essa informação, é possível comprovar se há matérias-primas suficientes para abastecer a área de produção, assim como os produtos necessários para preparar os pedidos solicitados pelos clientes.

Segundo Jean-Edouard Gissinger, “o SGA minimizou os erros de inventário”. Para obter esse resultado, o Easy WMS identifica os produtos conforme vão chegando ao armazém e lhes atribui uma localização de acordo com suas características e nível de demanda. Assim, por exemplo, as matérias-primas são agrupadas em uma área específica e os produtos acabados em outra.

Preparação de pedidos

É uma das principais operações dos três armazéns da Faynot. Os operadores percorrem diariamente cada instalação localizando as referências que compõem os 200 pedidos que devem preparar.

Para atingir tal cifra é necessário contar com um SGA que indique aos operadores os produtos que devem coletar das prateleiras e a quantidade. Uma das vantagens do Easy WMS é que também traça um percurso que minimiza as distâncias dos operadores no momento de localizar a mercadoria.

O trabalho dos operadores é importante, assim como dispor de mercadoria de reserva e evitar interrupções no serviço. Para tal, o SGA estabelece comunicação permanente com o ERP a fim de evitar quebras de estoque. “Dessa forma, podemos garantir a preparação e envio dos pedidos que nossos clientes nos solicitam”, expressa o diretor da empresa.

Crescimento consolidado

A Faynot tinha muito bem definido que para prestar um bom serviço aos seus clientes deveria lidar com suas perspectivas de crescimento e, para tal, seria necessário contar com uma logística flexível e avançada. A instalação do Easy WMS em seus três armazéns representou um salto qualitativo ao tratar-se de uma ferramenta que dirige e otimiza todos os processos para proporcionar um melhor desempenho.

O SGA da Mecalux aumentou consideravelmente a produtividade da Faynot graças à correta gestão de seu estoque e à diminuição de erros na preparação de pedidos. O software está integrado ao ERP da empresa visando coordenar todos os processos, ou seja, desde a produção até a entrega da mercadoria ao cliente final.

Jean-Edouard Gissinger - Diretor da Faynot
“Instalamos o Easy WMS da Mecalux em nossos três armazéns porque se adaptava completamente a todas as operações. Ele nos proporcionou inúmeras vantagens, tais como a rastreabilidade, a eficiência no picking e a redução de erros”.

Benefícios para a Faynot

  • Rastreabilidade dos produtos: o SGA identifica as 10.000 referências gerenciadas pela Faynot desde que chegam ao armazém e organiza sua distribuição baseando-se em suas características e nível de demanda. O SGA identifica o número de lote enviado ao cliente em tempo real.
  • Preparação de pedidos mais eficiente: o Easy WMS dirige os operadores de cada armazém na preparação de 200 pedidos diários. Vai mostrando aos operadores os produtos necessários e lhes indica onde localizá-los.
  • Gestão de três armazéns: o sistema da Mecalux intervém nas operações dos três armazéns da Faynot e abastece a área de produção com as matérias-primas.
Armazén da Faynot
Capacidade de armazenamento: 13.000 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 9 m

Fale com um especialista