FIC: 60% das referências armazenadas em 5% da superfície

FIC: 60% das referências armazenadas em 5% da superfície

Easy WMS melhorou o gerenciamento de estoque e a qualidade do atendimento ao cliente final em apenas alguns meses

FIC: 60% das referências armazenadas em 5% da superfície

Concentrar grande parte das referências em um espaço mínimo agiliza os fluxos e reduz os custos de armazenamento. FIC, uma empresa francesa especializada em produtos para profissionais da construção, centralizou sua logística em um novo armazém perto de Nimes, equipado com três sistemas de armazenamento onde 12.000 referencias são gerenciadas. Por um lado, foi instalado um armazém automático para caixas e, por outro, estantes para paletes e cantilever adaptáveis a qualquer tipo de mercadoria. A automação, gerenciada pelo software Easy WMS da Mecalux, impulsionou o picking de pedidos e melhorou o gerenciamento de estoque e a qualidade do serviço ao cliente final em apenas alguns meses.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático para caixas
    Capacidade de armazenamento: 12.166 caixas
    Dimensões das caixas: 400 x 600 mm
    Peso máximo das caixas: 50 kg
    Altura das estantes: 10 m
    Comprimento de estante: 38 m
    Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 4.832 paletes
    Dimensões das paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo das paletes: 600 kg
    Altura máxima das estantes: 10 m
    Estantes cantilever
    Altura máxima das estantes: 10 m
  • Baixar PDF

Em constante expansão

Fundada em França em 1965, a FIC é uma empresa especializada em produtos para profissionais do setor da construção, tais como ar condicionado e ventilação, materiais hidráulicos, equipamentos de proteção individual, ferragens e eletricidade.

Graças a uma ampla rede de pontos de venda espalhados por toda a França (em cidades como Avignon, Montpellier ou Nimes, entre outras), os industriais podem encontrar mais de 40.000 referências com todo o material de que precisam para realizar seu trabalho.

Esta empresa familiar está em constante expansão graças ao trabalho e dedicação das 310 pessoas que integram o seu quadro. Desde a sua criação, FIC tem se adaptado constantemente às mudanças tecnológicas do mercado, preservando sua excelência e priorizando o atendimento rápido aos clientes. Prova disso é que em 2019 o seu volume de negócios ultrapassou os 80 milhões de euros.

Solução de logística centralizada

Após aumentar as vendas nos últimos anos, a empresa concluiu que precisava centralizar sua logística para continuar crescendo. “Antes tínhamos a nossa cadeia de abastecimento descentralizada, com toda a mercadoria distribuída em diferentes armazéns, o que dificultava muito o seu gerenciamento”, explica Yannick Taton, responsável de Logística e Transporte de FIC.

A empresa decidiu se mudar para um local de três hectares localizado no sul de Nîmes e construir um moderno centro de logística de 8.332 m² onde armazena todas a sua mercadoria (cerca de 12.000 referências). “Nossos produtos possuem diversos tamanhos: desde produtos volumosos em paletes até produtos pequenos em caixas. Precisávamos de uma solução logística que nos ajudasse a organizá-los da melhor maneira possível e facilitar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos”, diz Taton.

Com estes requisitos em mente, FIC contatou a Mecalux porque, segundo Taton, “já havíamos equipado outros armazéns com suas estantes e estamos satisfeitos com a sua boa relação qualidade / preço. Mais do que um fornecedor, Mecalux é um parceiro com quem podemos partilhar os nossos problemas e desejos de melhoria. Estamos satisfeitos com as diferentes soluções de armazenamento da Mecalux porque respondem às nossas necessidades”.

Depois de estudar os requisitos de FIC, Mecalux propôs uma solução logística abrangente e altamente personalizada, onde sistemas tradicionais com produtos volumosos coexistem com um armazém automático para caixas com referências de tamanho menor. Nas palavras da Taton, “visitamos vários armazéns de outras empresas e percebemos que com a automação obtinham ótimos resultados. Acreditamos que poderia ser positivo para o nosso negócio também porque impulsionaria a preparação de pedidos compostos por pequenos artigos”.

Por sua vez, o armazém automático teve que ser gerenciado por um software que controlasse todas as operações, reduzisse os erros e oferecesse o máximo de rastreabilidade dos artigos. De acordo com a Taton, “nosso centro de logística está equipado com tecnologia de ponta que nos ajuda a fornecer o serviço que desejamos para nossos clientes. Nossa prioridade é entregar o produto perfeito no momento certo e com o melhor preço”.

Características do armazém automático para caixas

Mecalux instalou um armazém automático de 10 m de altura e dois corredores de 38 m de comprimento com estantes de profundidade dupla de cada lado. Os 19 níveis de armazenamento das estantes foram personalizados para acomodar caixas de duas alturas diferentes: 240 e 420 mm.

Uma das particularidades desta solução é a utilização de espaço para maximizar a capacidade de armazenamento: em pouco mais de 330 m², FIC armazena 10.679 caixas. “No armazém automático para caixas gerenciamos 60% de todas as nossas referências, ocupando apenas 5% da superfície do centro logístico”, acrescenta o responsável pela Logística e Transporte.

Para a localização e extração das caixas nas estantes, foram instalados dois transelevadores miniload bicoluna equipados com garfos telescópicos para trabalhar com eficiência nas estantes de profundidade dupla. Seguindo as indicações do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, todas as mercadorias que chegam ao armazém devem passar por um posto de inspeção onde são verificados o seu peso e dimensões para cumprir os requisitos estabelecidos.

“Easy WMS é um Sistema de Gerenciamento de Armazém que possui todas as funcionalidades necessárias para organizar a recepção, armazenamento, preparação e expedição de mercadoria. Além disso, o software foi integrado ao nosso ERP Evolubat com total facilidade", comemora Taton.

Preparação de pedidos duas vezes mais rápido

“Outra razão pela qual estamos felizes com o armazém automático para caixas é porque ele dobrou o desempenho das tarefas de preparação de pedidos e armazenamento em comparação com outros sistemas de armazenamento manual. Graças a ele, reduzimos os custos trabalhistas e melhoramos a qualidade do nosso serviço aos clientes" afirma Taton.

Na frente do armazém automático, duas estações de picking foram habilitadas, onde os pedidos são preparados de acordo com o critério "produto ao homem". Este método de trabalho permitiu uma considerável economia nos tempos de picking, uma vez que, anteriormente, os operadores de FIC tinham que passar pelo almoxarifado para localizar as referências que compõem os pedidos. Agora, transelevadores e transportadores transportam a mercadoria para as estações de picking automaticamente.

Em cada estação de picking, equipada com terminais de radiofrequência, são elaborados seis pedidos simultâneos. Para evitar erros, o Easy WMS indica aos operadores os produtos que devem extrair das caixas e classificar nos pedidos. Especificamente, eles são depositados em estantes de picking equipadas com dispositivos put-to-light. Localizados na frente das estantes, servem para mostrar a quantidade de referências a serem colocadas em cada caixa. Assim que o operador finaliza o produto, ele pressiona o botão de confirmação para informar ao WMS que a ação foi concluída e pode receber mais pedidos.

Os pedidos concluídos são colocados em um palete que é posteriormente enviado para a área de consolidação localizada em frente às docas de carga. Além disso, alguns desses pedidos acabam de ser preenchidos com artigos de estantes para paletes.

Diariamente são elaborados uma média de 125 pedidos, compostos por aproximadamente 17 linhas cada. No total, são expedidos entre 150 e 180 paletes.

Mercadoria volumosa

O armazém de FIC também está equipado com estantes de paletes com capacidade para 4.832 paletes. Com quatro níveis de armazenamento, as estantes medem 10 m de altura e o maior corredor possui 54 m de comprimento.

“Os porta paletes da Mecalux podem ser personalizados de acordo com as características dos produtos. Graças ao serviço pós-venda da Mecalux, também procedemos a alterações ou melhorias na estrutura das estantes à medida que a nossa atividade evoluiu”, reconhece o responsável de Logística e Transporte de FIC.

Nesta linha, foram colocadas estantes na maior parte dos níveis inferiores das estantes para permitir a colocação de caixas. Nos níveis inferiores é feito o picking e, nos níveis superiores, são depositados os produtos de reserva, para que a mercadoria necessária esteja sempre disponível.

Também foram instaladas estantes cantilever de 10 m de altura, especificamente projetadas para armazenar unidades de carga de grande comprimento e alto peso, como barras, perfis, tubos ou madeira. É uma solução que garante o acesso direto à mercadoria e que também se destaca pela versatilidade na adaptação de produtos de grandes dimensões.

Logística com presente e futuro

Taton explica que “os investimentos feitos em logística e transporte nos permitirão continuar nos desenvolvendo geográfica e estruturalmente, conquistando novos mercados e desenvolvendo mais atividades”.

A centralização logística que FIC realizou foi concluída com sucesso. A empresa possui um centro logístico eficiente e sustentável para prestar um serviço de qualidade, consolidando os seus planos de crescimento. “As diferentes soluções de armazenamento da Mecalux foram adaptadas aos diferentes tipos de produtos que administramos. Além disso, nos ajudaram a otimizar o trabalho dos operadores e a garantir total rastreabilidade e segurança em todos os processos”.

Estamos satisfeitos com as soluções de armazenamento da Mecalux porque atendem às nossas necessidades. O armazém automático miniload é um carro de Fórmula 1: só precisa prepará-lo e ajustá-lo para desempenho total. Os primeiros meses de uso são fundamentais para obter um bom desempenho. Agora contamos com um centro logístico equipado com tecnologia de ponta que nos ajuda a prestar o serviço que desejamos aos nossos clientes.

Yannick Taton Responsável de Logística e Transporte da FIC

Benefícios para FIC

  • Otimização de superfície: em apenas 5% da área do armazém (330 m²), FIC possui uma solução totalmente robotizada para 10.679 caixas, ou seja, para 60% de todos as referências de tamanho pequeno.
  • Poupança de custos: a centralização da logística reduziu os custos de FIC e, ao mesmo tempo, melhorou o gerenciamento de toda a sua cadeia de suprimentos.
  • Armazenamento de mercadorias muito variadas: a empresa possui um único armazém onde armazena 12.000 referências de tamanhos diferentes (desde caixas a tubos e perfis longos, passando por mercadoria paletizada).
Armazém automático para caixas
Capacidade de armazenamento: 12.166 caixas
Dimensões das caixas: 400 x 600 mm
Peso máximo das caixas: 50 kg
Altura das estantes: 10 m
Comprimento de estante: 38 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento